Bacalhau

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 dezembro 2021
Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

O bacalhau ao Zé do Pipo é uma receita de bacalhau típica de Portugal, geralmente reservada para dias especiais como Natal, Ano Novo e Páscoa. Porém é tão gostosa que vale a pena preparar noutras ocasiões ao longo do ano, como aniversários, Dia das Mães e mais!

As principais ingredientes do bacalhau à zé do pipo tradicional são o bacalhau, as batatas amassadas em purê, a maionese e as azeitonas pretas. Por isso você já está imaginando: não tem como essa receita não agradar a todo o mundo!

Se não sabe como fazer bacalhau ao Zé do Pipo, continue aqui no TudoReceitas porque abaixo compartilhamos o modo de preparo passo a passo em fotos. Veja como é fácil fazer esta receita de bacalhau com purê tradicional portuguesa que vai deixar todos com água na boca e vontade de repetir.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas de Portugal

Ingredientes para fazer Bacalhau ao Zé do Pipo:

Também lhe pode interessar: Bacalhau à espanhola

Como fazer Bacalhau ao Zé do Pipo:

1

Para fazer esta receita de bacalhau o primeiro passo é dessalgar o bacalhau - confira como preparar bacalhau e dessalgar do jeito certo. Coloque o bacalhau numa panela, cubra com o leite e deixe cozinhar no fogo médio por 10-15 minutos, ou até as lascas de bacalhau começarem a se separar.

Dica: Adicione um pouco de pimenta do reino no leite para conferir mais sabor no bacalhau.

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 1
2

Depois de cozinhar o bacalhau retire-o da panela e reserve o leite. Enquanto o bacalhau ainda está quente, retire as peles e espinhos e desfie grosseiramente. Se preferir, também pode deixar em pedaços inteiros. Reserve para continuar preparando esta receita de bacalhau à Zé do Pipo português.

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 2
3

O passo seguinte é descascar as batatas e cortar em pedaços, para que cozinhem mais depressa. Coloque as batatas numa panela, cubra com água e adicione um pouco de sal. Deixe ferver no fogo médio por uns 10-15 minutos ou até que as batatas fiquem macias o suficiente para desfazer em purê.

Dica: Corte as batatas em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual.

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 3
4

Enquanto isso, pique os alhos e corte as cebolas em rodelas. Coloque o azeite numa panela ou frigideira funda e leve ao fogo médio-baixo. Quando esquentar, adicione a folha de louro, os alhos e as cebolas e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até dourar. Desligue o fogo.

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 4
5

Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra-as e adicione-lhes 1 xícara do leite da cozedura do bacalhau, previamente coado para evitar os espinhos. Amasse até obter um purê de batata lisinho e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Dica: Se o purê estiver muito consistente, adicione mais leite e, se quiser, também um pouco de manteiga.

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 5
6

Para montar esta receita de bacalhau para o Natal ou para a Páscoa faça do seguinte jeito:

  1. Unte uma assadeira grande e coloque o bacalhau nela, cobrindo com o refogado de alho, cebola e azeite (descarte a folha de louro);
  2. Coloque colheradas de maionese sobre o bacalhau;
  3. Em redor do bacalhau adicione o purê de batatas e alise rusticamente com um garfo. Outra opção é adicionar o purê usando um saco de confeiteiro com bico pitanga.
Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 6
7

Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar. Depois de dourado, decore com azeitonas e salsinha e o seu bacalhau ao Zé do Pipo está pronto a servir! Não hesite em preparar esta receita portuguesa para uma ocasião especial e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau portuguesas? Veja estas sugestões:

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo - Passo 7

Se você gostou da receita de Bacalhau ao Zé do Pipo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Qual a diferença entre Bacalhau à Zé do Pipo e Bacalhau à Brás?

Na gastronomia portuguesa encontramos várias receitas de bacalhau, algumas bem simples e perfeitas para o dia a dia e outras mais elaboradas, ideais para ocasiões especiais. Geralmente o bacalhau é sempre acompanhado de batata e cebola, por isso, quem não conhece a cultura portuguesa, pode ter dificuldade em distinguir as diferentes receitas de bacalhau.

No caso do bacalhau à Zé do Pipo e do bacalhau à Brás, ambas as receitas são preparadas com bacalhau desfiado e batata. A diferença é que no bacalhau à Zé do Pipo a batata é cozida, amassada em purê e a preparação vai no forno até dourar, enquanto que o bacalhau à Brás é feito com batata palha (batata frita em palitinhos finos) e ovo batido e todo o preparo é feito na panela ou frigideira, sem ir no forno depois.

Por isso, se você quiser preparar um "bacalhau à Zé do Pipo com batatas fritas" saiba que, na verdade, você estará preparando bacalhau à Brás, também chamado de bacalhau dourado.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
Maria Elsa Rodrigues lourenço da silva
Parabèns esta receita è devinal gosto muito de fazer ,vai ser o bacalhau a zé do pipo para esta noite de natal .nota de 1 a 10 para mim è 10 sem duvida⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️👍
A sua avaliação:
Gomes de Sá
O Bacalhau à Zé do Pipo, NÃO É FEITO COM BACALHAU DESFIADO.
É FEITO COM POSTAS DE BACALHAU, servindo-se uma posta por pessoa.
POR FAVOR, NÃO CHAMEM NOMES INCORRETOS AOS PRATOS QUE CONFECCIONEM...
FAÇAM AS ALTERAÇÕES QUE QUISEREM, MAS CHAMEM-LHE OUTROS NOMES, MESMO SOMENTE... BACALHAU À MINHA MODA.
Cumprimentos
A sua avaliação:
joana limão
adorei essa receita de bacalhau portugues, com certeza vou fazer para a minha família nessa páscoa
Andréa
Não tá faltando ingrediente? Bacalhau a Zé do Pipo leva maionese e azeite no purê o que lhe confere um sabor único e o difere de uma Madalena de bacalhau. Coloco em torno de 1 xícara de maionese, 1 xícara do leite que cozinhou o bacalhau e 1/2 xícara de azeite português, levar ao fogo mexendo sempre até dar o ponto de purê cremoso( não deixar muito grosso, pois ainda vai ao forno para gratinar). Fica delicioso! .
Sara Silva
Oi Andréa, obrigada pela sua dica de como fazer bacalhau ao Zé do Pipo! De facto nossa receita é um pouco diferente da sua, é sempre legal esta troca de conhecimento acerca de como preparar estas receitas tradicionais 🙂
A sua avaliação:
Valéria Pinheiro Assunção
Fácil de fazer e muito delicioso. Obrigada
Nélia Oliveira
Oi Valéria! Que bom que gostou. Da próxima compartilhe a foto do seu resultado ;)
A sua avaliação:
Dorival
Essa receita tem que fazer com o bacalhau dessalgado antes de ferve-lo no leite?
Pode-se usar o bacalhau do porto, dessalgado e congelado? 2 litros de leite, ferve-se o bacalhau se for congelado coloca-se o sal no leite? E no pure, vai todo leite que sobrar após a fervura, ou só parte dele para estabilizar o pure?
Grato
Nídia Figueira
Oi Dorival!

Pode usar bacalhau dessalgado congelado, mas deve descongelar em temperatura ambiente antes de o cozinhar no leite. O sal deve ser adicionado a gosto ao bacalhau. Quanto ao purê, recomendo que vá adicionando o leite até o purê dar o ponto.

Feliz Natal!
1 de 8
Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo