Bolos de chocolate

Receita de Bolo de Ovomaltine

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 24 agosto 2023
Receita de Bolo de Ovomaltine
Imagem: receitas360.com.br

Se você gosta de Ovomaltine e de bolo de chocolate com certeza vai amar esta sugestão que compartilhamos aqui no TudoReceitas! Veja como fazer um delicioso bolo com Ovomaltine na massa e na cobertura, perfeito para celebrar um aniversário, para servir em um almoço de família e até para vender no pote!

Esta receita de bolo com Ovomaltine é bem simples de preparar e dá muito certo. A massa do bolo pode ficar fofinha ou úmida, dependendo do tempo que você deixa ele no forno. A cobertura é semelhante a um brigadeiro mole e pode ser usada também como recheio do bolo.

E aí, já ficou com água na boca só de ler sobre esse bolo de chocolate Ovomaltine? Confira abaixo o passo a passo em fotos para descobrir como fazer bolo de Ovomaltine fácil!

8 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, No forno
Ingredientes para fazer Bolo de Ovomaltine:
  • Para o bolo de Ovomaltine:
  • Para a cobertura de Ovomaltine:
Também lhe pode interessar: Bolo de Ovomaltine no liquidificador
Como fazer Bolo de Ovomaltine:
1

Numa tigela misture os ingredientes secos do bolo de Ovomaltine: a farinha, o açúcar, o Ovomaltine, o fermento, o bicarbonato e o sal. Noutro recipiente (pode ser o liquidificador) bata os ovos com o leite, o óleo e a essência de baunilha.

Receita de Bolo de Ovomaltine - Passo 1
2

Pouco a pouco coloque os ingredientes secos peneirados na mistura dos ingredientes líquidos e mexa ou bata muito bem, até eliminar os grumos. O resultado será uma massa de bolo de chocolate cremosa e macia.

Dica: Para intensificar o sabor de Ovomaltine você pode colocar meia xícara de café morno na massa, após misturar todos os ingredientes.

Receita de Bolo de Ovomaltine - Passo 2
3

Unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 24 cm e coloque nela a massa de bolo. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Se você quiser pode polvilhar a forma de bolo com cacau ou Ovomaltine em vez de farinha. Esse bolo também ficará muito gostoso se não assar completamente, para isso retire-o do forno após 30 minutos ou quando ainda estiver úmido no centro.

Receita de Bolo de Ovomaltine - Passo 3
4

Enquanto isso prepare a cobertura de bolo de Ovomaltine: coloque o leite condensado e o Ovomaltine numa panela e mexa até misturar bem. Coloque o leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até virar um brigadeiro mole. Por fim coloque a manteiga, misture e desligue.

Receita de Bolo de Ovomaltine - Passo 4
5

Quando o bolo estiver assado deixe esfriar completamente antes de desenformar. Depois cubra com o brigadeiro mole de Ovomaltine e, se quiser, polvilhe um pouco de Ovomaltine. Prontinho para deliciar todos! Diga nos comentários o que você achou desta receita de bolo de Ovomaltine fofinho e confira também estas receitas com Ovomaltine:

Dica: Para conseguir um bolo gelado de Ovomaltine use o brigadeiro mole como recheio também e reserve o bolo pronto na geladeira por 2 horas.

Receita de Bolo de Ovomaltine - Passo 5
Imagem: receitas360.com.br

Se você gostou da receita de Bolo de Ovomaltine, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Como fazer bolo de Ovomaltine no pote?

O bolo de Ovomaltine é um grande sucesso no negócio de bolos de pote, você sabia? Por isso compartilhamos com você algumas dicas de como fazer bolo de Ovomaltine no pote. Você pode seguir o preparo da massa e da cobertura do jeito indicado acima, porém existem algumas diferenças na hora de assar e montar o bolo: Confira:

  1. Prepare a massa do bolo de Ovomaltine do jeito indicado acima e coloque numa forma para bolo retangular de aproximadamente 20x30 cm;
  2. Leve para assar nos 180ºC e também por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito;
  3. Prepare a cobertura de Ovomaltine do mesmo jeito e ainda uma calda de açúcar, simplesmente dissolvendo 1-2 colheres de sopa num copo com água:
  4. Depois de assar o bolo deixe esfriar completamente, desenforme e corte em discos do tamanho dos seus potes;
  5. Em cada pote coloque uma camada de bolo, umedeça com a calda, cubra com um pouco do brigadeiro de Ovolmaltine e cubra com outro disco de bolo, umedecendo com a calda. Repita até chegar ao topo;
  6. Decore seu bolo de pote de Ovomaltine do jeito que preferir e reserve na geladeira tampado por até 5 dias.

Confira também nossas dicas de como vender bolo de pote e como conservar um bolo de pote.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de Ovomaltine

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
elisa
delicioso esse bolo ovo maltine fiz e deu muito certo ficou úmido no interior quanta delícia!!!!
Sara Silva
Oi Elisa, que bom que você gostou desta receita de bolo de ovo maltine! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
Felipe Canuto Miranda
Eu fiz a receita e ficou bom, mas o bolo levou uma hora e meia pra assar em 200 graus.
Sara Silva
Oi Felipe, obrigada pelo seu comentário! O tempo de forno pode variar sim, por isso fique de olho 🙂
Mariane
Não deu certo, quando desliguei o forno ele solou
Sara Silva
Oi Mariane, esta receita dá certo, que pena que isso aconteceu com você! Confira esta matéria para entender o porquê: https://www.tudoreceitas.com/artigo-porque-o-bolo-murcha-depois-de-assado-7514.html
Ana
E o óleo é para massa ou somente para untar a forma?
Sara Silva
Oi Ana! O óleo é para o preparo da massa, confira o passo 1 🙂
A sua avaliação:
Antônia
Quero saber quantos ovos na receita não fala a quantidade.
Sara Silva
Oi Antônia, já corrigimos. São 2 ovos :)
A sua avaliação:
eliane
Muito bom esse bolo
Imagem: receitas360.com.br
Imagem: receitas360.com.br
1 de 6
Receita de Bolo de Ovomaltine