Creme de alho

Receita de Molho de alho árabe

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 15 julho 2020
Receita de Molho de alho árabe

O molho de alho árabe, também chamado de molho de alho libanês ou simplesmente molho toum, é o complemento perfeito para o seu quibe, shawarma, michui (espetinho grelhado), shish taouk (espetinho de frango) e tantas outras especialidades do Médio Oriente.

Fazer esta pasta de alho árabe é bem simples! O resultado deverá ser um molho ou pasta com uma textura branca e cremosa, semelhante a maionese, e aroma pungente de alho. Hoje em dia o preparo mais comum da pasta de alho árabe é feito usando um processador de alimentos, mixer ou liquidificador e óleo vegetal no lugar do azeite, que deixa o molho com sabor mais suave e ainda mais branco.

Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer este molho árabe para comer com pão sírio e mais. Confira abaixo todos os detalhes da receita de molho de alho árabe.

4 convidados 10m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Líbano
Ingredientes para fazer Molho de alho árabe:
Também lhe pode interessar: Molho de alho
Como fazer Molho de alho árabe:
1

Para preparar o creme de alho árabe comece por descascar os dentes de alho. Para saber como descascar alho rapidamente, assista o vídeo abaixo.

2

Bata os dentes de alho e o sal no liquidificador ou processador de alimentos até que virem uma pasta. Adicione o suco de 1 limão e bata novamente, somente para misturar.

Dica: Opcionalmente, e para garantir que o molho dá certo, você pode colocar também 2 claras de ovo e 3 colheres de sopa de vinagre branco.

Receita de Molho de alho árabe - Passo 2
3

Enquanto bate, adicione o óleo em um fluxo muito fino, cerca de meia xícara de cada vez. Depois de adicionar a primeira meia xícara de óleo, você começará a ver o alho emulsionar e se transformar em uma pasta. Continue adicionando o óleo do mesmo jeito, lentamente, para permitir uma boa emulsão.

Dica: Ser paciente na hora de adicionar o óleo é muito importante para garantir que o molho de alho árabe fica na consistência ideal!

Receita de Molho de alho árabe - Passo 3
4

No final, se necessário, acerte o sabor da pasta árabe de alho com um pouco de sal. Sirva em seguida, com shawarma, kebab, quibe ou outra opção da sua preferência e bom apetite!

Procurando mais receitas do médio oriente? Veja estas sugestões:

Dica: Esta pasta de alho árabe pode ser reservada na geladeira por até 5 dias. Para isso coloque dentro de um pote bem tampado.

Receita de Molho de alho árabe - Passo 4

Se você gostou da receita de Molho de alho árabe, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Creme de alho. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas libanesas.

Molho de alho árabe: receita tradicional

Tradicionalmente, o molho de alho libanês era feito pelas mães libanesas usando um pilão. Nele adicionavam primeiro os dentes de alho, recém descascados, e o sal. Martelavam esses dois ingredientes até ficarem completamente esmagados, virando uma pasta. Em seguida adicionavam um pouquinho de azeite e martelavam por mais 1 minuto e assim sucessivamente, adicionando azeite aos poucos e algumas gotas de suco de limão.

Quando preparado com azeite de oliva, o molho de alho árabe tradicional apresenta um sabor mais forte e é menos branco que o molho de alho árabe feito com óleo.

Suba a sua foto de Receita de Molho de alho árabe

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
12 comentários
A sua avaliação:
Eloi Lobo
Excelente.
A sua avaliação:
Kelly
Fiz adicionando as duas claras de ovo sugeridas e deu super certo. Na próxima vez vou antes assar o alho para atenuar o sabor.
A sua avaliação:
Marlene
Gostaria de saber qual a diferença desse molho de alho árabe para um comum... Pois os ingredientes sao os mesmos
A sua avaliação:
Marcio Rogerio
adoro esse molho de alho para kebab, sempre faço do jeito indicado e fica perfeito!
malu
voce poderia me dizer como conseguiu fazer? os tres dentes de alho nem atingem a lamina do processador e seguindo a receita a risca fica aguado
A sua avaliação:
Luiza
Oiiii gostaria de saber se dá para substituir o alho para a cebola... fui fazer e não tinha alho🤷‍♀️
Sara Silva
Oi Luiza, não será a mesma coisa por isso não aconselhamos. Prepare a receita quando tiver alho aí em casa!
A sua avaliação:
Luíza
Posso substituir o oleo por azeite?
Sara Silva
Oi Luíza, pode sim! Faça e conte para nós o que você achou.
A sua avaliação:
Renata
Por quanto tempo posso guardar a pasta de alho?
Sara Silva
Oi Renata, guarde a pasta de alho na geladeira e ela poderá ser usada ao longo de várias semanas!
A sua avaliação:
Maria
Muito bom !!!
A sua avaliação:
Raissa
Eu fiz e ficou meio apimentado no fundo. Ficou bem forte. As pastas de alho que já comi em restaurante não são assim. Alguma dica para não ficar assim?
Sara Silva
Oi Raissa, é natural o molho de alho ficar ligeiramente apimentado. Se você quiser um molho menos apimentado adicione um pouco de leite na mistura e consuma após repousar por algumas horas na geladeira, assim o sabor ficará mais suave 🙂
Tiago
Acabei de fazer aqui e também ficou MUITO apimentado, to até suando kkk. Eu deveria ter lido os comentários antes de ter feito :(
Paulo
Costumo colocar na hora de bater, duas colheres de iogurte natural ou talhada, deixa mais suave.
A talhada faço com 2 xícaras de leite quente, algumas gotas de limão. Descanse uma hora e coe o soro. Deve ficar na consistência do iogurte
Sara Silva
Oi Paulo, obrigada por compartilhar essa dica útil! Continue conferindo nossas receitas e dizendo o que você achou 🙂
Eliane
Quero aprender faz molho de alho árabe.
A sua avaliação:
neusa aparecida de sousa silva
Fiz e provei e aprovei, maravilhoso
A sua avaliação:
paloma
fiz e achei muito bom, adoro alho!
1 de 4
Receita de Molho de alho árabe