Maionese

Receita de Molho holandês original

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 20 janeiro 2016
Receita de Molho holandês original

O molho holandês é um dos mais importantes na culinária francesa, onde recebe o nome de sauce hollandaise. Tal como a maionese caseira, é um molho que exige alguma paciência em seu preparo, caso contrário pode desandar e ficar líquido. Prepare esta receita de molho holandês original passo a passo do TudoReceitas.com e sirva com ovos beneditinos, aspargos e muito mais. Apostamos que, depois de provar, quererá repetir esse molho mais vezes!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas de França

Ingredientes para fazer Molho holandês original:

Também lhe pode interessar: Molho de alho com ovo

Como fazer Molho holandês original:

1

Comece por reunir os ingredientes do molho holandês. O melhor tipo de manteiga para preparar este molho é a manteiga clarificada mas, seguindo os passos seguintes atentamente, a receita resultará com a manteiga comum sem sal.

Receita de Molho holandês original - Passo 1
2

Coloque a manteiga derretendo em fogo médio-baixo, para não ferver. Desligue quando estiver completamente derretida, e deixe esfriar até ficar morna.

Receita de Molho holandês original - Passo 2
3

Depois coloque as gemas em uma tigela em banho-maria no fogo baixo, tentando que a temperatura da tigela não ultrapasse os 50ºC, ou seja, que se mantenha apenas morna e não quente (caso contrário as gemas iriam coagular). Bata as gemas com um batedor de arames, para começar a emulsionar.

Receita de Molho holandês original - Passo 3
4

À medida que bate vigorosamente, adicione a manteiga às gemas muito lentamente e num fio fino e contínuo, para incorporar sem desandar.

Dica: Se a mistura ficar muito brilhante ou começar parecendo ovos mexidos, adicione algumas gotas de água fria, retire do fogo e bata vigorosamente até ficar lisa (poderá ser necessário passar por uma peneira).

Receita de Molho holandês original - Passo 4
5

Depois de adicionar a manteiga às gemas e a mistura ficar cremosa e homogênea, tempere com sal, pimenta e algumas gotas de limão, que ajudam a estabilizar.

Sirva o molho holandês original como acompanhamento de receitas de ovos, aspargos, saladas e frutos do mar. Também fica perfeito com batata frita!

Dica: Reserve o molho holandês na geladeira e consuma até 3 dias depois do preparo.

Receita de Molho holandês original - Passo 5

Se você gostou da receita de Molho holandês original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Maionese. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Molho holandês original

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Molho holandês original