10 receitas simples para aumentar a imunidade

10 receitas simples para aumentar a imunidade

Desde há milhares de anos que se fala da prevenção de doenças e cura através da alimentação. Mas o que isto significa? Na natureza encontramos diversos alimentos que são considerados remédios naturais ou superalimentos porque nos proporcionam muitos nutrientes e apresentam benefícios para melhorar nosso organismo. Alguns deles estão presentes no nosso cotidiano: alho, laranja, cenoura, limão, inhame, brócolis e mais!

O que é interessante é que, entre esses alimentos, muitos deles ajudam a reforçar nossa imunidade e, com isso, criar defesas e resistência a vírus e bactérias. Então, se você está buscando receitas saudáveis que ajudam a aumentar a imunidade, continue aqui no TudoReceitas para descobrir os principais alimentos para aumentar a imunidade e como preparar com eles diversas receitas caseiras para aumentar a imunidade! Abaixo compartilhamos várias dicas e receitas que apresentam efeito benéfico no nosso organismo, ajudando a melhorar nossa saúde de um jeito natural e muito gostoso. Confira!

Principais alimentos para aumentar a imunidade

Você sabia que vários dos alimentos e temperos que sempre temos em casa apresentam efeito benéfico para reforçar nossa imunidade? Isso significa que você não terá de sair para procurar ingredientes especiais, eles estão facilmente ao seu alcance na despensa, na geladeira ou no mercado! Conheça os principais alimentos para aumentar a imunidade:

  1. Alho e cebola
  2. Frutas cítricas (limão, laranja, toranja...)
  3. Gengibre
  4. Beterraba
  5. Inhame
  6. Batata yacon (batata japonesa)
  7. Spirulina (alga azul)
  8. Verduras de folha verde (couve, brócolis, espinafre...)
  9. Mel, própolis e cera de abelha
  10. Cúrcuma (açafrão da terra)

Mas como usar estes alimentos para aumentar a imunidade? Alguns deles podem ser consumidos ainda crus, de modo a obter o máximo das suas propriedades (é o caso da laranja, da beterraba, do mel e mais). Porém também poderá usá-los no preparo de receitas simples para aumentar a imunidade! Confira abaixo nossas sugestões.

1. Suco de laranja, cenoura e gengibre

A maior vantagem de consumir sucos naturais é que, desse modo, estaremos usufruindo de todos os benefícios e propriedades dos alimentos de um jeito bem prático! Pensando em sucos para reforçar a imunidade, sugerimos esta receita simples considerada um verdadeiro 'shot da imunidade': suco poderoso para aumentar a imunidade com laranja, cenoura e gengibre.

Esta receita de suco para aumentar a imunidade, além de muito benéfica e feita com apenas esses três ingredientes, é muito saborosa e pode ser consumida a qualquer momento do dia. Assista o vídeo para descobrir como preparar!

2. Suco verde para aumentar a imunidade

Se você é fã de sucos verdes, também separámos uma opção de suco verde para aumentar a imunidade que inclui em seu preparo laranja, banana, maçã, aipo, espinafre, gengibre e cúrcuma em pó (açafrão da terra). Todos esses ingredientes combinados resultam numa mistura saborosa e potente para aumentar as defesas do seu organismo face a gripes e resfriados originados por vírus e bactérias.

Confira logo como fazer o suco para aumentar a imunidade e usufrua dos benefícios!

3. Sopa de inhame para aumentar a imunidade

Quando os dias começam esfriando, que bom que é tomar um caldinho ou sopa caseira! Com foco em aumentar nossas defesas, podemos separar alguns alimentos que ajudam na imunidade para preparar uma sopa ou caldo gostoso e muito saudável para toda a família.

É o caso da nossa sopa de inhame e legumes feita principalmente com inhame, mas que inclui também outros alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade, como a cebola, a couve, o gengibre e o açafrão. Confira logo como fazer a sopa de inhame para aumentar a imunidade!

4. Sopa de batata yacon

Ainda no quesito dos legumes e das sopas, podemos usar a batata yacon para preparar uma sopa de legumes funcional. Este tipo de batata originária dos Andes, também conhecida como batata japonesa, ajuda a emagrecer, controla o diabetes, diminuiu o colesterol e também é uma excelente aliada para reforçar nosso sistema imunológico!

Veja como fazer sopa de batata yacon poderosa para a subir a imunidade e reconfortar nos dias frios de outono e inverno.

5. Chá de gengibre, limão e própolis

Os chás e infusões são um tipo de remédio caseiro que nos permite usufruir de forma fácil e prática dos benefícios de vários alimentos. No caso de quem procura aumentar a imunidade, vale a pena preparar esta receita de chá de gengibre, limão e própolis que, tal como o nome indica, reúne numa só bebida 3 superalimentos que ajudam a reforçar o sistema imunológico!

O ideal é tomar este chá fortalecedor do sistema imunológico no café da manhã, para começar o dia com saúde! Porém também pode tomá-lo ao longo do dia, porque ajuda na digestão, e inclusivamente à noite antes de dormir, pois melhora a qualidade do sono.

6. Chá de kombucha

O chá de kombucha é um tipo de chá fermentado com gostinho doce que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Preparado a partir de uma cultura de bactérias benéficas chamada 'scooby', este chá é considerado probiótico porque ajuda a repor a flora intestinal e a equilibrar o metabolismo, sendo indicado para quem apresenta imunidade baixa e problemas de digestão!

Confira como fazer chá de kombucha caseiro e tome regularmente como um elixir para subir a imunidade!

7. Alho confitado para a imunidade

Outra receita caseira para aumentar a imunidade consiste em cozinhar alho em baixa temperatura com alguns temperos e azeite de oliva. O preparo é bem simples e o resultado é um alho macio, com gostinho adocicado, contendo todas as propriedades nutricionais!

Confira a receita de alho confitado para a imunidade e ingira-o simples assim ou use no preparo de inúmeras receitas com alho.

8. Kefir

São muitas as pessoas que reconhecem os benefícios do kefir e que cultivam esse alimento para usufruir das suas poderosas propriedades probióticas. Entre elas destacam-se, por exemplo, ajudar a subir a imunidade! O kefir não deve ser comercializado, mas sim doado por quem tem colônias de kefir sobrando. Pode ser cultivado facilmente em casa usando apenas água ou em leite. Saiba mais sobre:

  • Kefir de água
  • Kefir de leite

9. Leite dourado (leite com açafrão)

O leite dourado, também conhecido como leite com açafrão e golden milk, é uma bebida tradicional indiana com grandes benefícios para o nosso sistema imunitário e para o bom funcionamento do metabolismo. É bem simples de preparar e tem como principal ingrediente o açafrão-da-terra (cúrcuma), ao qual juntamos também cardamomo, gengibre, mel, pimenta do reino e canela.

Confira a receita de leite com açafrão ou assista o vídeo para saber como fazer leite dourado para a imunidade!

10. Espinafre refogado com alho

O espinafre, a par da couve e do brócolis, por exemplo, é uma das verduras de folha verde que ajudam a melhorar a imunidade. Este alimento é rico em fibras, vitaminas do grupo A, B, C, E e F, cálcio e propriedades antioxidantes e pode ser consumido cru ou preparado de diversas maneiras!

Quando o assunto é receita para aumentar a imunidade, vale a pena preparar nossa receita de espinafre refogado com alho que é bem simples, gostosa e perfeita para acompanhar qualquer refeição. Além disso, como vimos acima, o alho também é um alimento muito interessante para subir a imunidade por isso experimente, por exemplo, adicionar o alho confitado no preparo deste espinafre refogado!

Combinações poderosas para aumentar a imunidade

Além dos alimentos que aumentam a imunidade e das receitas funcionais que indicamos acima, existem algumas combinações poderosas para aumentar a imunidade que vale a pena conhecer! Falamos, por exemplo, do açafrão com mel, que pode ser aplicada a vários preparos, e também ao própolis com limão. Estas são combinações poderosas porque, juntando esses duos de alimentos, conseguimos potenciar os efeitos benéficos de cada um deles!

Saiba mais sobre:

  • Açafrão com mel
  • Própolis com limão

Se gostou do artigo 10 receitas simples para aumentar a imunidade, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.