15 receitas de massa para almoço de domingo

15 receitas de massa para almoço de domingo

Macarrão, nhoque, ravioli, penne... Cozinhar massa é, quase sempre, garantia de sucesso no almoço de domingo com a família e os amigos, tamanha a variedade de molhos e complementos que essas massas frescas permitem de combinação.

Se você está sem tempo ou sem ideias para fazer pratos muito elaborados para os próximos fins de semana em grupo, acompanhe essa curadoria com 15 receitas de massa de fazer para almoço de domingo.

Separamos sugestões para quem prefere molho de tomate, não dispensa uma carne acompanhando o prato e há opções até para vegetarianos. Todas com um ponto em comum: massas que ficam prontas em no máximo 45 minutos. Confira!

Receitas de massa com carnes

Receita de Macarrão à carbonara simples: um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana, o macarrão à carbonara é muito rápido de fazer e leva apenas 4 ingredientes-chave. São eles parmesão, bacon, ovos e, claro, uma boa massa (que pode ser espaguete ou talharim). Nossa receita fica pronta em 15 minutos.

Receita de Macarrão parisiense: pode ser feita com massa espaguete ou talharim e fica pronta em até 30 minutos. Leva alguns ingredientes a mais que um macarrão à carbonara simples, mas essa versão parisiense ainda é super fácil de fazer. Separe ervilha, bacon, cebola e creme de leite. A massa fica bonita na hora de servir e deliciosa.


Receita de Macarrão à bolonhesa simples: não pode faltar a opção de massa à bolonhesa. O segredo dessa receita é comprar uma carne moída de boa qualidade e caprichar na hora de temperá-la. Para completar, use molho de tomate italiano, que você pode comprar pronto para reduzir o tempo de preparo desse prato - máximo de 30 minutos.

Receita de Macarrão de abobrinha com frango: pronto em 30 minutos, este prato combina o saudável da abobrinha com o sabor coringa do frango. A receita tem gostinho asiático e é complementada com sementes de gergelim, mel e shoyu na preparação. E é bem fácil de fazer!

Receita de Macarrão cremoso com calabresa: quem gosta de linguiça calabresa não dispensa ver esse ingrediente misturado com uma boa massa. Cremoso e saboroso, esse prato é feito na panela de pressão e pode ser feito tanto com macarrão fusilli como com o penne. O prato leva ainda mussarela em cubos e creme de leite. Prove!

Está curtindo nossas sugestões de receitas de massa para almoço de domingo? Elas são fáceis de fazer e agradam a toda a família!

Receitas de massa com molho de tomate

Receita de Macarrão penne de panela de pressão: essa receita é a campeã para quem não tem muito tempo. Pronta em apenas 10 minutos, ela é feita com penne e molho de tomate, ingredientes básicos para a culinária italiana. O segredo do tempero aqui: use páprica! Receita para o almoço de domingo prática e rápida.

Receita de Macarrão arrabiata com frango: o molho arrebiata é conhecido por seu sabor mais ardido, picante, perfeito para quem gosta de comida condimentada. Combinado com frango, esse molho de tomate originário da Itália pode ser feito anteriormente e guardado pronto. Sendo assim, na hora de cozinhar o macarrão e o frango, você ganha tempo na cozinha! Nesta receita também ensinamos a fazer o molho arrabiata.

Receita de Espaguete com molho de tomate rústico: corte o tomate em pedaços e aproveite o sabor desse ingrediente de outra forma com a sua massa. Prática, essa receita pede um bom quejo (aqui recomendamos o de cabra), além de azeitonas e manjericão fresco. O resultado é de encher os olhos - e agradar ao paladar de todo mundo, bem ao estilo italiano.

Receita de Macarrão ao molho napolitano: a grande estrela dessa receita é o tomate, e o milho que você vai aprender a fazer desde a base. Combine o molho napolitano com o macarrão à sua escolha e não se esqueça de complementar essa receita com manjericão fresco e um ótimo queijo parmesão a ser ralado sobre a massa.

Receita de Macarrão à matriciana: tradicional prato da culinária italiana, esse macarrão combina bem com vinho tinto e garante a alegria da mesa no almoço de domingo. Fica pronto em 30 minutos e exige somente um pouco mais de cuidado na hora de buscar o bacon italiano, que é combinado com o tomate. Ele é chamado de guanciale. Se você não encontrá-lo, pode usar bacon ou toucinho comum mesmo.

Nossa lista ainda não acabou! Veja abaixo mais receitas de massa para almoço de domingo!

Receitas de massa com legumes

Receita de Salada de macarrão simples: nada é mais perfeito para as tardes quentes de domingo do que uma salada de macarrão. Esse prato fica pronto em 10 minutos. Combine o macarrão estilo farfalle (que é o gravatinha) com rúcula, azeitona e queijo feta (ou minas). O segredo desse prato facinho? Temperar tudo com um excelente azeite de oliva!

Receita de Macarrão penne na manteiga com sálvia (sem glúten): na pegada dos pratos mais leves, essa receita feita com penne, manteiga, sálvia e cebola roxa vai te conquistar. O detalhe aqui é comprar uma massa já sem glúten e picar a sálvia grosseiramente para dar mais sabor.

Receita de Macarrão integral com legumes: quem disser que a combinação de massa apenas com legumes pode ficar sem graça não conhece esse prato. O macarrão integral (pode ser espaguete, penne ou talharim) é mais consistente e é perfeito para ser gratinado ao forno, como pede essa receita. Combine com vegetais como alho-poró, pimentão verde, tomate, brócolis e vagem - tudo bem temperadinho.

Receita de Macarrão com shitake fresco: fácil, rápida e saborosa para o seu almoço de domingo, essa combinação de massa com cogumelo shitake e brócolis é rica em proteínas e fica pronta em 15 minutos. Usamos macarrão fusilli, mas você pode substituir por penne ou farfalle (macarrão gravatinha ou borboleta).

Receita de Macarrão com shimeji: outro coringa no mundo dos cogumelos, o shimeji vai superbem com as massas. Vale ficar de olho para escolher um ingrediente bem fresco e combiná-lo com azeite de oliva, alho e manteiga. É ela que vai ajudar a dar liga no macarrão, que pode ser aquele da sua preferência. Prato pronto em 15 minutos!

Quer saber mais receitas de massa para almoço de domingo? Comente aqui se faltou algum tipo de massa que você gostaria de cozinhar no dia mais tranquilo da semana!

Gostou dessas 15 receitas de massa de fazer para o almoço de domingo? Faça o teste e depois comente aqui como ficou o prato! Bom apetite!

  • Aprenda a fazer a Receita de Molho de tomate napolitano
  • Gosta de molhos para carnes? Veja Receita de Molho de tomate para almôndegas

Se gostou do artigo 15 receitas de massa para almoço de domingo, sugerimos que entre na nossa categoria de Massas frescas.