Partilhar

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal

 
Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 7 dezembro 2017
8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal

Uma das dores de cabeça que mais afetam as pessoas nessa datas é pensar em como poupar no jantar de Natal porque, embora se acredite que está tudo controlado, sempre se compra mais do que o planejado e as despesas aumentam.

O TudoReceitas vai dar 8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal, assim como muitas receitas e pratos que você pode fazer para evitar problemas e surpresas no último momento. Boas Festas!

Também lhe pode interessar: Como abrir o lombo para rechear

Planeje um menu fechado

Se deseja poupar no jantar de Natal, a melhor maneira de fazê-lo é criar um menu fechado com entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesas, incluindo as bebidas e outros extras que possa ter.

Para fazer isso, é preciso primeiro saber quantos convidados você tem. Você pode telefonar ou usar diferentes redes sociais que existem para saber quem marcará presença no jantar e evitar surpresas de última hora.

Assim que saiba quantas pessoas vão comparecer no jantar de Natal, faça um menu fechado com os pratos que cozinhará. Se você não fizer isso e começar a adicionar caprichos ou extras nos últimos dias antes do jantar, certamente você não vai controlar gastos totais e vai acabar gastando mais do que você planejou.

Seja realista e, se você tem 15 convidados em casa no dia de Natal, prepare um menu para 15 - 16 pessoas caso venha uma pessoa extra ou alguém falte. Um menu típico de Natal que você pode fazer é, por exemplo (por ordem de degustação):

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Planeje um menu fechado

Calcule o seu orçamento

O passo seguinte para saber como poupar na ceia de Natal é calcular um orçamento assim que decidir o menu que vai preparar. O objetivo é não sair do orçamento e não comprar coisas que você não precisa para o jantar, evite gastar mais dinheiro do que você tinha planejado.

Para saber o orçamento que você precisa, faça uma lista com todos os ingredientes e respetivas quantidades que você precisa para cozinhar o menu para o jantar de Natal, incluindo bebidas e os extras possíveis que são comidos após a sobremesa. Pode também considerar preparar os extras desejados em casa e poupar ainda mais!

Quando você tiver a lista com tudo o que precisa, calcule aproximadamente quanto custa cada produto/ingrediente, some tudo e obtenha um orçamento aproximado para saber quanto dinheiro você vai gastar. Assim, poupará dinheiro no Natal sem comprar extras de última hora!

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Calcule o seu orçamento

Compre antes de dezembro

Todo mundo sabe que os preços sobem em dezembro todas as datas que existem neste mês, não apenas em produtos alimentares, mas em todos os tipos de produtos comerciais. Uma boa forma de poupar na ceia de Natal é comprar com antecedência todos os produtos possíveis antes de subirem os preços (e só comprar os produtos frescos nos dias antes da festa, como as frutas e os legumes).

Com produtos secos tais como bebidas, latas de conserva, doces, etc... Não há problema porque podem ser conservados em sua despensa, até o dia designado. Contudo, com os peixes, mariscos e carnes que vai precisar para fazer o seu menu de Natal, a coisa muda, então o ideal é congelar os produtos inteiros até o momento de usar e assim, quando eles descongelarem, reterem todo o seu sabor. Você terá poupado mais dinheiro do que imagina comprando um ou dois meses antes.

Além disso, pode também comprar peixe e frutos do mar já congelados, ou até mesmo preparar alguns caldos ou sopas natalinos e congelá-los até o jantar de Natal, assim não só você poupa dinheiro, mas também tempo. Se quer saber como preparar algumas sopas e caldos de Natal você pode visitar estas receitas recomendadas:

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Compre antes de dezembro

Busque alternativas a produtos caros

Enquanto que alguns produtos tais como o peru ou frutos do mar já são caros em si e especialmente nessas datas, sempre pode optar por procurar alternativas para estes ingredientes para economizar na ceia de Natal ainda mais. Por exemplo, em vez de usar peru, pode fazer Tender de natal; e em vez de lombo de cordeiroou carne de vaca, pode preparar um pernil de porco assado com abacaxi ou um coelho assado no forno com batatas.

Quanto ao peixe, os que encarecem mais no Natal são robalo, a dourada e a pescada, prefira fazer uma sardinha fresca no forno; por outro lado, frutos do mar são sempre sempre caro. Então pense bem no que vai fazer para o jantar de Natal, e se não conseguir fazer um menu típico, sempre pode usar estas alternativas.

Outra maneira de economizar em Natal é comprar produtos de marca branca e tirar proveito dos produtos sazonais. Quase sempre os produtos com as marcas brancas são fabricados no mesmo local e com os mesmos ingredientes que as marcas conhecidas, pelo que terá a mesma qualidade a um preço mais baixo. E quanto a produtos sazonais, que são muito mais baratos na altura, também podemos fazer grandes refeições e acompanhamentos com eles.

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Busque alternativas a produtos caros

Aproveite as ofertas

Outra boa maneira de economizar na ceia de Natal é gastar algum tempo para procurar promoções e comparar preços em vários supermercados ou desde casa, na Internet. Muitos estabelecimentos alimentares, supermercados e grandes superfícies têm grandes ofertas em produtos já a partir do mês de novembro, então procure os 2 por 1, 3 por 1, os preços por unidade ou por quilo, os preços a seguir e, se a loja tem tem, compre diretamente tudo isso o que pode preservar ou congelar até o jantar de Natal.

Se você é da velha escola e tem que visitar várias lojas para comparar antes de comprar as melhores ofertas e produtos existentes, confira sites na Internet que comparam preços em milhares de estabelecimentos e produtos. Além disso, também pode aproveitar as pechinchas de última hora que alguns estabelecimentos de alimentos oferecem, mas tome cuidado, porque às vezes pode ser arriscado.

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Aproveite as ofertas

Gaste pouco a pouco

Para evitar que gaste dinheiro a mais comprando tudo na última da hora (se não gosta de você gastar mais dinheiro do que deveria) procure gastar seu dinheiro gradualmente, ou seja, lentamente e mês a mês até a data designada.

Você pode comprar numa semana as bebidas, outra preserva semana os enlatados, mais uma semana os ingredientes da sobremesa, outra semana os frutos do mar e assim por diante até que você tenha tudo para o jantar de Natal. Desta forma, o seu bolso não será afetado por uma grande queda em dezembro e pode distribuir melhor suas economias para as festas.

Com os frutos do mar congelados comprados com antecedência, você pode desenvolver algumas dessas receitas fáceis que recomendamos:

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Gaste pouco a pouco

Todos envolvidos trazendo algo

Se você não pode pagar toda a comida, você sempre tem a opção de dizer a sua família ou amigos para trazerem algo cada um. Por exemplo, enquanto alguns trazem algumas garrafas, outros podem trazer sobremesa e alguns outros aperitivos. Assim, não tem de gastar tanto dinheiro, pode poupar no jantar de Natal e haverá comida para todos os gostos. Tem que ser algo que possa ser facilmente transportado e que possa ser conservado até você começar a comer.

Aqui estão algumas ideias para aperitivos e sobremesas fáceis que podem trazer seus convidados para o jantar de Natal sem problemas:

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Todos envolvidos trazendo algo

Aproveite as sobras

Depois de ter investido tempo e dinheiro em pensar, comprar e fazer o seu jantar de Natal, o mínimo que pode fazer, depois desse dia, é aproveitar todas as sobras para fazer outras receitas ou pratos com os ingredientes restantes.

Então o último conselho para poupar na ceia de Natal é que não descarte nada do que já está cozinhado, assim terá comida que pode congelar e comer nos dias seguintes. Por exemplo, se você cozinhou um peru recheado de Natal você pode usar as sobras para fazer um saboroso sanduíche de peru e queijo; ou se preparou um Bife Wellington pode cozinhar para o dia seguinte um prato de canelones de carne. Desfrute!

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal - Aproveite as sobras

Se gostou do artigo 8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre 8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal

O que lhe pareceu o artigo?

8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal
1 de 9
8 dicas para poupar dinheiro na ceia de Natal

Voltar ao topo da página