Açafrão com mel

Açafrão com mel

O açafrão está ganhando cada vez mais popularidade e muito se fala da importância do uso de açafrão na cozinha. Mas você sabe para que serve açafrão? Neste caso estamos nos referindo ao açafrão da terra, também chamado de cúrcuma, uma raiz semelhante a gengibre. Os benefícios do açafrão são vários e muito semelhantes aos benefícios do mel, sobretudo devido às suas ações anti inflamatória, desintoxicante do organismo e fortalecedora do sistema imunológico. Aqui no TudoReceitas mostramos para você os benefícios de açafrão com mel, uma combinação poderosa para fortalecer nosso organismo, e como preparar receitas de açafrão com mel. Não deixe de experimentar!

Açafrão com mel - benefícios

As propriedades medicinais do açafrão e do mel são muito semelhantes. Por isso, quando usados em conjunto, os benefícios do açafrão ficam potenciados e resultam num excelente aliado para melhorar a saúde do nosso corpo! Confira mais em detalhe quais os benefícios do açafrão e mel:

  • Anti-inflamatório: o açafrão e o mel são indicados para prevenir, controlar e tratar doenças inflamatórias. Por isso esta combinação é benéfica para quem sofre de doenças inflamatórias intestinais ou digestivas (Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, entre outras), doenças inflamatórias da pele (Dermatite, Eczema, Psoríase...) e também doenças inflamatórias crônicas, como a Artrite Reumatoide;
  • Antioxidante: graças à presença das vitaminas C e E no açafrão e no mel, estes alimentos ajudam a retardar o envelhecimento das células, a controlar os radicais livres e a regenerar os tecidos da pele, auxiliando também à cicatrização e prevenção do câncer;
  • Desintoxicante: o açafrão e o mel são indicados para desintoxicar o fígado e o organismo em geral, eliminando as toxinas e prevenindo cálculos biliares;
  • Fortalecedor do sistema imunológico: a combinação de açafrão + mel funciona como um antibiótico natural, ajudando a melhorar as defesas do sistema imunológico e a prevenir ou tratar doenças que enfraquecem nossa imunidade.

Chá de açafrão com mel

Uma das maneiras de usufruir dos benefícios do açafrão e do mel é preparando um simples chá de açafrão com mel. Para potenciar os benefícios, aconselhamos adicionar também uma pitada de pimenta do reino. Confira como fazer chá de açafrão com mel:

  • Coloque no fogo 1/2 litro de água e, quando estiver quase a ferver, desligue e dissolva nela 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de açafrão e 1 pitada de pimenta do reino. Beba de manhã em jejum ou após as refeições, para melhorar a digestão.

Conselhos: Este chá não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, pessoas com pedra na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes.

Antibiótico natural de mel e açafrão

Se você está sentindo sintomas de resfriado ou de gripe, prepare logo esta receita de antibiótico natural: o xarope de mel e açafrão. Além de ser anti inflamatória, você pode usar também esta mistura de mel com açafrão para tosse e dor de garganta.

  • Em um pote de vidro coloque 100 gramas de mel e 15 gramas de açafrão da terra em pó, misture bem e tome meia colher de chá ao longo do dia, no máximo 3 ou 4 vezes. Se o sabor for muito forte, dilua o xarope em um pouco de água morna ou quente.

Máscara de açafrão com mel

Esta é uma receita de açafrão com mel para a pele, nomeadamente para usar na pele do rosto como se fosse uma máscara purificante. Os benefícios da máscara de açafrão com mel são interessantes sobretudo para atenuar a rosácea (doença de pele que deixa o rosto vermelho e inflamado), eliminar espinhas, controlar acne e a oleosidade da pele (graças ao seu efeito anti bacteriano).

Você também pode aplicar esta máscara em feridas abertas ou em cicatrização e usufruir os benefícios cicatrizantes e regeneradores.

Anote a receita de máscara de açafrão com mel:

  • Misture 1 colher de sopa de mel com 1 colher de sobremesa de açafrão da terra em pó e espalhe no rosto com os dedos ou com um pincel. Deixe atuar por 20 minutos e lave com um sabão neutro. Se no final a pele ficar ligeiramente amarelada, passe nela um algodão embebido em leite.

Conselhos: Retire de imediato a máscara de açafrão e mel se começar sentindo ardor ou outro efeito degradável.

Imagem: morlife.com

Receitas de açafrão com mel

O açafrão com mel é também uma combinação muito saborosa para testar em vários pratos! Vai bem sobretudo com carne de frango, mas existem muitas outras receitas de açafrão com mel que você pode testar. Inspire-se nestas nossas sugestões:

  • Filé de frango com cúrcuma;
  • Leite dourado para emagrecer;
  • Chá de açafrão;
  • Arroz com açafrão;
  • Ovo pochê ao molho de açafrão.

Confira ainda várias dicas e sugestões de como usar a cúrcuma na cozinha e bom apetite!

Se gostou do artigo Açafrão com mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.