Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Alimentos que se podem comer depois de vencidos
Imagem: slimmingthai.com

A maioria das pessoas joga a comida fora assim que vence a sua data de validade. Contudo, alguns alimentos mantêm sua conservação por mais tempo do que imaginamos, podendo ser consumidos caso o seu cheiro, textura e sabor continuem dentro da norma. Apesar desse artigo revelar quais os alimentos que podem ser consumidos após o seu prazo, sempre apele ao seu bom senso e tente perceber se o alimento está em condição de ser ingerido antes de comer. Para saber conhecer os alimentos que se podem comer depois de vencidos, continue lendo esse artigo do TudoReceitas!

Alimentos em lata de conserva

Desde que a lata não apresente ferrugem, golpes ou outras deformações, o seu conteúdo possui uma grande duração. A sua duração é indefinida, pelo que o ideal é abrir a lata e conferir o olor e a textura do alimento antes do seu consumo.

Imagem: yurielkaim.com

Batatas fritas

As batatas fritas embaladas possuem uma validade prolongada devido à quantidade de sal que apresentam. Dessa forma, um pacote selado e conservado em um local seco e fresco pode durar bem mais tempo do que o indicado.

Imagem: o.aolcdn.com

Chocolate

Alguns chocolates podem ser conservados até um ano. O seu sabor pode perder a intensidade, o que faz com que seja preferível usá-lo em sobremesas. Prove o chocolate vencido e, se tiver gosto de óleo, descarte de imediato.

Imagem: weekendnotes.com

Iogurte

O iogurte dura, em média, 6 semanas a mais do que o seu prazo de validade. Assim, remova a tampa do iogurte e confira se o seu cheiro e textura são regulares. Caso sim, o iogurte está bom para ser consumido.

Imagem: yourcoastalbend.com

Ketchup

Se o ketchup for guardado em um local fresco e seco, a sua duração será prolongada. Uma garrafa de ketchup selada dura um ano após a sua data de validade.

Imagem: erinnudi.com

Pão

Muitas pessoas optam por descartar o pão amanhecido. Contudo, ignoram o facto de poderem consumir esse pão, aquecendo no forno, ou preparando receitas como rabanadas, pudins e outras. Confira algumas:

  • Pudim de pão velho
Imagem: whats4eats.com

Arroz

O arroz, quando é conservado em local seco e fresco, pode ser preservado até um ano após o seu prazo de validade. Procure notar se a sua aparência é a mesma. Caso seja, está bom para consumo!

Imagem: fajarservices.com

Frios, salgados e defumados

Estes alimentos podem durar até dois meses após a sua data de validade, caso sejam mantidos em locais secos e escuros. É o caso do presunto defumado, por exemplo!

Imagem: smqueijosefrios.com.br

Grãos

Os grãos secos como o feijão e o grão podem ser conservados até um ano, caso sejam guardados em recipientes de vidro com fecho hermético.

Imagem: domtotal.com

Produtos liofilizados

Os produtos liofilizados, como os purês, os cafés, e as sopas em pó, podem ser consumidos algum tempo após a data de vencimento se ainda estiverem selados. Contudo, o seu sabor pode perder intensidade.

Imagem: mochileiros.com

Se gostou do artigo Alimentos que se podem comer depois de vencidos, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.