Benefícios da azeitona e receitas fáceis para fazer em casa

Benefícios da azeitona e receitas fáceis para fazer em casa
Imagem: Unsplash)

A azeitona dá um sabor a mais para o prato e serve de complemento ou tempero de muitas receitas, sendo um ótimo ingrediente para saladas, patês, tortas, pastéis, carnes...

O paladar da azeitona é marcante e um tanto acentuado. Além disso, a azeitona faz bem para a saúde, sabia? Consumi-la com regularidade significa ingerir um alimento com antioxidantes, que garantem longevidade.

Você costuma colocar esse alimento em suas receitas? Bem, aqui no Tudo Receitas, entenda um poucos mais dos benefícios da azeitona e aprenda deliciosos pratos com azeitona!

A origem da azeitona

A azeitona é fruto oleaginoso, proveniente da oliveira, um tipo de árvore que pode viver até mil anos. Ela tem diversas formas de cultivo, mas nasce verde e adquire um tom arroxeado e preto à medida que amadurece. A azeitona pode ser consumida como fruto (a polpa em volta de sua única semente), que hoje em dia costuma ser encontrado em conserva, ou usada para a fabricação de azeite.

Tudo indica que a azeitona surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na Ilha de Creta, no sul da Grécia. Isso explica porque muitos povos da região tiveram uma vida longa na Antiguidade, mesmo sendo uma época em que a medicina era precária.

No Brasil, a azeitona chegou através dos imigrantes, no século 16, na época do colonialismo. No entanto, para evitar a concorrência com a fabricação portuguesa, a coroa ordenou o corte das oliveiras nas cidades brasileiras.

Atualmente, o estado de maior produção de azeitonas no país é o Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Brasileiro de Olivicultura, com quase 7 mil hectares de oliveiras plantadas.

Imagem: Unsplash)

Benefícios da azeitona

A azeitona possui gorduras benéficas que ajudam reduzir o colesterol, propriedades antioxidantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, como também tem uma boa quantidade de sódio, a Organização recomenda consumir até 4 unidades por dia, e não mais do que isso, para obter os seus nutrientes. Para quem tem hipertensão arterial, o indicado é ingerir de 2 por dia.

Entre os benefícios da azeitona estão:

  • Redução do colesterol ruim;
  • Redução da inflamação do organismo e melhoria do sistema imunológico;
  • Prevenção do envelhecimento precoce e melhoria na aparência da pele;
  • Proteção à saúde dos olhos e da retina, porque possui vitamina A;
  • Redução da pressão arterial;
  • Benefício à memória, porque combate os radicais livres;
  • Prevenção do câncer de mama, por reduzir as chances de mutação das células;
  • Fortalecimento dos ossos, o que pode diminuir as chances de ter osteoporose;
  • Ajuda a regular o intestino, porque tem fibras e gorduras monoinsaturadas;
  • Dá sensação de mais saciedade, controlando a fome.

São muitos benefícios da azeitona, não é mesmo? Mas para integrá-la na alimentação, que tal algumas receitas?


(Foto: Unsplash)

Imagem: Unsplash)

12 Receitas fáceis com azeitona

  1. Receita de Molho de azeitona: Diferente da pasta de azeitonas, que costuma ser mais espesso, este molho com azeitonas verdes tem uma textura mais leve e pode ser usada para macarrão, torradas e outras comidas.
  2. Receita de Patê de azeitonas pretas: também conhecido como tapenade, é uma pasta de azeitonas pretas amassadas com outros ingredientes. Saudável e com poucas calorias, além de delicioso!
  3. Receita de patê de azeitonas pretas e anchovas: segunda versão de tapenade, inspirada num preparo típico da culinária francesa. Essa receita também leva anchovas e limão siciliano para dar um sabor extra.
  4. Receita de Salada de azeitonas: bem prática e fácil de fazer, esta receita leva apenas 15 minutos para ficar pronta, podendo servir de petisco ou entrada.
  5. Receita de Empada de atum e azeitona: feito com massa folhada, esse salgado fica pronto em apenas 30 minutos. Muito saboroso e ideal para o lanche da tarde ou reuniões com amigos e família.
  6. Receita de Patê de atum com azeitona: Um patê bem gostoso e cremoso para torradas, pães, bolachas e até legumes. Confira o preparo.
  7. Receita de Salada de batatas e azeitonas: uma entrada perfeita para o almoço e jantar. Veja como é o passo a passo.
  8. Receita de Macarrão com atum e azeitona: um prato bem elegante e leve, que ressalta o sabor marcante da azeitona.
  9. Receita de Pesto de azeitona preta para pizza: esta receita italiana precisa de apenas 5 ingredientes e pode ser aproveita em pizza, sanduíches, carnes, bruschettas, saladas, e vários outros pratos!
  10. Receita de Scones de queijo e azeitona: scone é similar ao pão de queijo, mas com uma textura um pouco mais consistente e firme. Pode servir de entrada ou aperitivo.
  11. Receita de Salada de chicória e azeitona: Para quem está em uma dieta de baixa caloria, mas precisa de alimentos nutritivos, essa salada é ideal para você!
  12. Receita de Requeijão caseiro com azeitona: com apenas 5 ingredientes e um liquidificador, você prepara este requeijão delicioso de azeitona! Bem fácil de fazer!

Se gostou do artigo Benefícios da azeitona e receitas fáceis para fazer em casa, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.