Benefícios da couve-flor

Benefícios da couve-flor

Crua, cozida, frita, empanada, assada ou gratinada, a couve-flor pode ser preparada de inúmeras formas! Qual você prefere? Além da sua versatilidade na culinária, ela é bem nutritiva e faz muito bem para a saúde. Aqui vamos mostrar quais os benefícios da couve-flor na sua dieta e também como fazer receitas surpreendentes para os mais diferentes paladares!

O que é a couve-flor

Mas, afinal, o que é a couve-flor?! A parte da couve-flor que consumimos é uma inflorescência (conjunto de flores), de estrutura bem delicada, composta de caule e folhas em volta. Pertencente à espécie Brassica oleracea (couves), ela faz parte da mesma família do repolho e do brócolis. Apesar de originária na região do Mediterrâneo, a couve-flor se adapta bem em diversos tipos de solo, sendo fácil de ser plantada. Quer conhecer os benefícios da couve-flor?! Continue lendo!

Couve-flor benefícios

Couve flor é bom pra que? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a couve-flor tem vitaminas e nutrientes minerais que beneficiam as funções digestivas, principalmente, para quem sofre de prisão de ventre, diarreia ou outras disfunções. Essa hortaliça possui uma quantia considerável e vitamina B6, B, K, e manganês. O que chama atenção também é quantidade de vitamina C presente na couve-flor, que consumido apenas três floretes fornece mais da metade da quantia diária necessária para um adulto. A couve-flor também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, previne contra doenças cardiovasculares e câncer, além de fazer uma limpeza de toxinas no organismo.

Outro benefício do couve-flor é sua baixa quantidade de calorias, sendo um alimento ideal para quem está numa dieta de perda de gordura ou de peso.

Como congelar couve-flor

A couve-flor estraga rapidamente, por isso, se você não for consumi-la imediatamente, é necessário guardá-la. Aqui vamos ensinar como congelar essa hortaliça.

Primeiro, indicamos que a lave e higiene bem, para não congelá-la com bactérias. Em seguida, separe os floretes e espalhe-os em um recipiente de plástico aberto, sem fechá-lo, e deixe no congelador por 2 horas. Após esse tempo, retire e guarde os pedaços congelados da couve-flor em um pote de plástico ou de vidro ou em saco plástico.

Para aproveitar todos os benefícios da couve-flor o prazo máximo que podemos manter ela congelada é de 6 meses.

Receitas com couve-flor

Agora que você já sabe os benefícios da couve-flor que tal experimentá-la em receitas diferentes?! Afinal, é um ingrediente bem versátil. Veja só o que selecionamos para você:

1. Receita de Cuscuz de couve-flor: recomendado para veganos e aqueles que não dispensam uma refeição leve e saudável! Baseada em vegetais e especiarias, essa receita é sem glúten e low carb.

2. Receita de Panqueca de couve-flor: nesta receita, você vai aprender a aproveitar os talos cheios de vitaminas da couve-flor, que normalmente são jogados fora. Eles dão crocância e um sabor fantástico para essas panquequinhas!

3. Receita de Almôndega de couve-flor: preparada da maneira correta, a couve-flor fica muito parecida com a carne moída, e pode surpreender quem gosta de carne, assim como ser uma receita ótima para vegetarianos. Nessa receita, vamos fazer almôndega de couve-flor com molho picante de leite de coco.

4.Receita de Ceviche de couve-flor: aqui vamos substituir o peixe, ingrediente tradicional do ceviche, pela couve-flor, para um prato leve e vegano.

5 .Receita de Couve-flor empanada vegana: bem crocante e feita de modo frito, a couve-flor empanada é uma delícia, sendo ótima para acompanhar molhos, e ainda preparada com ingredientes veganos.

6. Receita de Salada de couve-flor crua: aqui você vai aprender a fazer uma salada bem refrescante e crocante, que serve perfeitamente de entrada no almoço. Você vai se surpreender com a couve-flor crua!

7. Receita de Bolinho de couve-flor frito: se você quiser um acompanhamento leve e saudável para seu almoço ou jantar, o bolinho de couve-flor é uma ótima opção, além de ser bem simples de preparar.

8. Receita de Couve-flor refogada simples: essa é uma maneira muito rápida e fácil para aproveitar todos os benefícios da couve-flor, fica uma delicia refogada. Em apenas 10 minutos, você faz essa receita!

9. Receita de Sopa de couve-flor light: uma sopa para quem quer uma refeição de baixa caloria, mas sem perder o sabor e a qualidade nutritiva, é essa de couve-flor com alho poró.

10. Receita de Purê de couve-flor light: para acompanhar uma salada e um peixe, além de outras combinações, esse purê é um coringa para o dia a dia, porque é nutritivo, leve e tem baixas calorias. Experimente!

11. Receita de Couve-flor ao pesto: extremamente saboroso, a couve-flor com pesto de manjericão é perfeita para as refeições diárias e complemento para diferentes tipos de pratos!

12. Receita de Couve-flor ao molho curry: nesta receita, a couve-flor vem acompanhada de um molho cremoso com sabor a curry (caril), ideal para aquelas pessoas que não consomem muitas verduras, uma vez que o molho lhe dá um sabor incrível.

13. Receita de Sopa creme de couve-flor: com batata e creme de leite, essa é uma sopa leve e saborosa, que pode ser como entrada ou prato no final do dia, já que possui baixa caloria.

14. Receita de nuggets de couve-flor: ideal para a criança consumir mais couve-flor ou ainda para veganos, esse nuggets é bem prático e funciona como um delicioso petisco!

15. Receita de Fritada de couve-flor no forno: com uma textura e aparência semelhante a um omelete, esse prato é perfeito para um almoço ou jantar em família. Para dar uma incrementada nessa fritada tipo omelete de couve-flor, vamos acrescentar champignon e queijo provolone, que deixa o sabor uma delícia!

Como fazer couve-flor gratinada

A Couve-flor gratinada talvez seja o prato de maior sucesso, porque realmente é uma maravilha! Pensando nisso, separamos algumas receitas para você aproveitar os benefícios da couve-flor de uma maneira ainda mais deliciosa!

1. Receita de Couve-flor gratinada simples: em apenas 30 minutos, você prepara a couve-flor gratinada com creme de leite, queijo ralado e ovo.

2. Receita de Couve-flor gratinada inteira: nessa receita, você vai assar a couve-flor inteira, sem precisar separar os floretes, e gratiná-la num molho delicioso!

3. Receita de Couve-flor gratinada vegana: você vai aprender a fazer um gratinado delicioso, mas sem ingredientes de origem animal. Vamos ensinar como fazer molho branco vegano para acompanhar a couve-flor.

4. Receita de Couve-flor gratinada low carb: simples, deliciosa e com baixa caloria! Usamos nessa receita cogumelos, queijo parmesão e farinha de amêndoa, para deixar sua couve-flor crocante e gratinada!

5. Receita de Couve-flor gratinada ao molho bechamel: bem cremoso e saboroso, este prato é perfeito para um almoço de domingo em família, e leva apenas 30 minutos de preparo!

Se gostou do artigo Benefícios da couve-flor, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.