Benefícios da cúrcuma

Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz, usada como tempero, principalmente, na culinária da Índia, além de ser notória por suas propriedades medicinais. Também é conhecida como açafrão-da-terra, caso você encontre essa especiaria por aí.

Proveniente de uma planta com folhas longas, com cerca de 60 centímetros, e raízes de cor laranja, a coloração amarela-alaranjada da cúrcuma é bem característica, dando uma cor especial aos alimentos, tanto que na Ásia ela também é usada como corante de tecidos.

Quer saber como usar esse tempero, conhecer receitas com cúrcuma e saber benefícios da cúrcuma aqui no TudoReceitas. Confira!

Benefícios da cúrcuma longa

Quando falamos de cúrcuma, vale dizer que no Brasil, a espécie cúrcuma longa, que é da mesma família do gengibre, é a mais consumida.

Apesar de seu uso milenar, especialmente na medicina Ayurveda, a cúrcuma tem ganhado um destaque nos últimos tempos no Ocidente devido aos seus benefícios antioxidantes, além de ser um remédio natura e prevenir contra diversas doenças, inclusive, o câncer.

Entre os benefícios da cúrcuma estão: prevenção contra resfriados, redução de febre, anti-inflamatório, aumento da imunidade, melhoria da digestão, aceleração do metabolismo e redução do colesterol. Tanto que você pode encontrá-la facilmente em farmácias, vendida para o consumo em cápsulas. A praticidade é um dos benefícios da cúrcuma em cápsulas.

Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

A cúrcuma combinada com a pimenta preta é uma mistura-chave, porque potencializa a absorção da cúrcuma pelo organismo. Sozinha, a cúrcuma é pouco absorvida pelo organismo, mas com a pimenta preta, que possui uma substância chamada piperina, essa função aumenta em até duas mil vezes!

Para isso, basta adicionar 5% da pimenta na quantidade total de cúrcuma. Os benefícios dessa combinação de cúrcuma com pimenta preta são: perda de peso, ação anti-inflamatória, prevenção contra o câncer, saúde digestiva, redução da artrite e melhoria nas articulações, entre outros.

Receitas com cúrcuma

Agora que já sabemos sobre a origem e os benefícios da cúrcuma, vamos colocar a mão na massa para inserir esse ingrediente na nossa alimentação? Separamos algumas receitas bem fáceis para você fazer em casa:

  1. Receita de arroz com cúrcuma: o seu arroz vai ficar amarelinho e super saboroso com esse poderoso tempero. Veja como preparar.
  2. Receita de couve-flor com cúrcuma: para dar um sabor extra e deixar a couve-flor ainda mais nutritiva, uma receita rápida e simples.
  3. Receita de filé de frango com cúrcuma: para deixar o frango ainda mais saudável, e com um sabor levemente indiano, veja o passo a passo.
  4. Receita de Pão de Cúrcuma: pão caseiro é sempre uma delícia, com a cúrcuma, além de macio, vai ficar bem aromático.
  5. Leite Dourado para emagrecer com cúrcuma: conhecido como golden milk, é uma bebida indiana e uma ótima opção para substituir o café com leite. Com um cheiro delicioso e muito reconfortante para os dias mais frios, veja como preparar.
  6. Chá de cúrcuma (açafrão): um poderoso chá anti inflamatório, antioxidante, desintoxicante, além de ajudar a emagrecer é o chá com cúrcuma.
  7. Receita de Guisado de legumes vegano com cúrcuma: esse guisado de inspiração indiana usa especiarias como coentro, gengibre e cúrcuma - que deixa um cor inconfundível na comida! - para dar um sabor bem especial ao prato.
  8. Receita de Barra de Sementes com Cúrcuma: saudável e ótima para levar na bolsa e servir como um snack entre uma refeição e outra, essa barra leve sementes de girassol, abóbora e de gergelim, que são bem nutritivas, e a cúrcuma e a canela para contribuir com o paladar.
  9. Receita de cuscuz com cúrcuma: também conhecido como cuscuz com açafrão, a cor amarela é notável nesse prato, que pode ser preparado em apenas 30 minutos, veja o passo a passo.
  10. Receita de Risoto de cúrcuma: apesar de ter um aspecto bem gourmet, é bem fácil de fazer! O toque especial da cúrcuma combina bem o sabor do bacon nesta receita.
  11. Receita de Galinhada com Cúrcuma: A galinhada é bem típica em várias regiões do Brasil, mas aqui, além dos tradicionais ingredientes, acrescentamos a cúrcuma, que mescla bem com pimentão, tomate, cebola e pimenta.
  12. Receita de ovo pochê ao molho de cúrcuma: O ovo pochê é um meio termo entre o ovo cozido e frito, aqui vamos ensinar como fazer e ainda com o delicioso molho a base de cúrcuma (ou açafrão).

Se gostou do artigo Benefícios da cúrcuma, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.