Benefícios da farinha de linhaça

Benefícios da farinha de linhaça

Você sabe para que serve a farinha de linhaça? ela é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo e você pode usá-la na preparação de bolos, tortas, panquecas e biscoitos. Além de altamente nutritiva, a farinha de linhaça não tem glúten, estimula a saciedade e é muita boa para quem deseja perder peso!

Aqui no Tudo Receitas, você vai descobrir mais dos benefícios da farinha de linhaça, e como inseri-lo no seu dia a dia. Mas, antes, vamos entender mais sobre a linhaça?

O que é a farinha de linhaça?

Linhaça é a semente da planta do linho, muito utilizada na culinária - de preferência, deve ser consumida sem casca e triturada para aproveitar o seu valor nutritivo - e considerada um alimento funcional, por ser rica em fibras, ácidos graxos e proteínas. Cerca de 39% de sua composição é de óleos, ricos em ômega 3 e ômega 6.

No Brasil, podemos encontrar suas variedades: a linhaça marrom e a dourada. A diferença é que a linhaça dourada possui mais nutrientes – como ômega 3 e ômega 6 – do que a marrom. Quanto à produção nacional, o principal estado produtor dessa semente é o Rio Grande do Sul.

Imagem: reprodução/lifepressmagazin.com

Benefícios da farinha de linhaça

Vamos saber mais sobre os benefícios do consumo da farinha de linhaça?

  • Por causa da sua baixa porcentagem de gordura, a farinha de linhaça ajuda na perda de peso, acelerando metabolismo e provocando sensação de saciedade por maior tempo.
  • A presença de ácidos graxos faz com que a farinha de linhaça tenha propriedades anti-inflamatórias.
  • Previne doenças cardíacas e ajuda a controlar o colesterol (diminuir os níveis de LDL e aumentar os de HDL), e a pressão arterial, por causa do alto teor de Ômega 3.
  • Tem propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce, além de aumenta a imunidade.
  • Colabora na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), porque tem substâncias que ajudam a controlar os hormônios.
  • Ajuda no melhor funcionamento do intestino e da digestão, porque tem grande quantidade de fibras alimentares.
  • É rica em proteínas do complexo B, sendo um alimento muito benéfico para quem não consome proteína animal.

Receitas com farinha de linhaça

Agora que você já sabe dos benefícios da farinha de linhaça, deve estar se perguntando como usar a farinha de linhaça no seu dia dia! Nos te ajudamos! Selecionamos algumas receitas bem práticas e fáceis, para você descobrir o quanto você vai se sentir mais leve, inserindo esse ingrediente nas suas receitas, e também como ela deixa o resultado final do prato incrível!

  • Receita de Bolo de farinha de linhaça e aveia: que tal um bolo com farinha de linhaça low carb para garantir um café da manhã ou lanche saudável? Além de ser sem glúten, esta receita também é sem lactose e sem açúcar, e o resultado é incrível!
  • Receita de Bolo de banana com farinha de linhaça: aqui vai a receita de um bolo bem fofinho e gostoso: tanto para quem apenas deseja um bolo gostoso e fácil para comer à tarde, quanto para quem segue uma alimentação sem trigo/sem glúten e sem lactose.
  • Receita de Bolo de cenoura com farinha de linhaça: quem resiste a um bolo de cenoura?! Tão bom! A boa notícia é que você pode deixá-lo mais saudável, fazendo com a farinha de linhaça!
  • Receita de Pão com farinha de linhaça low carb: com esta receita de pão com farinha de linhaça low carb você aprende a preparar um pão caseiro semelhante a pão de forma, perfeito para o café da amanhã ou para o lanche. O melhor é que você vai consumir um pão mais saudável e com fibras.
  • Receita de Pão com farinha de linhaça dourada: mais uma receita de pão para você preparar quando quiser e ter uma opção saudável e sem glúten em casa!
  • Receita de Biscoito de linhaça: que tal preparar um biscoitinho super crocante, para qualquer hora do dia, e ainda sem glúten? Ah, e o melhor: dá para fazer no microondas!
  • Suco detox com linhaça: esse suco detox, ótimo para perder peso, pode ser feito com semente ou farinha de linhaça! É bem fácil e rápido de preparar.
  • Receita de Pão low carb de microondas com farinha de linhaça: mais fácil de fazer impossível! Você vai aprender a fazer em 10 minutos um pão com baixa caloria e sem glúten no microondas.

Se gostou do artigo Benefícios da farinha de linhaça, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.