O caqui é uma das frutas que conquistou milhões de paladares. Originária da Ásia, a fruta ultrapassou fronteiras, tornando-se uma iguaria de sabor doce e textura suave e, embora para alguns seja apenas mais uma fruta da estação, a verdade é que se trata de um verdadeiro tesouro nutricional repleto de vitaminas, fibras, antioxidantes e baixas calorias. Se você já se perguntou quais são os benefícios do caqui, vai se surpreender de saber que consumi-lo regularmente contribui para cuidar do coração, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e até ajudar a manter um peso saudável.
A seguir, no TudoReceitas, revelamos os benefícios do caqui, suas propriedades, suas possíveis contraindicações e como consumir esta deliciosa fruta para aproveitar ao máximo suas qualidades.
Benefícios e propriedades do caqui
O caqui tornou-se uma das frutas mais recomendadas para a saúde, não só pelo seu sabor doce e sua atraente cor laranja, perfeita para adicionar a uma infinidade de receitas sazonais, mas também por suas propriedades e seu grande valor nutricional. Esta fruta é uma fonte de vitaminas A, C e E, além de conter vários minerais como magnésio, manganês e potássio, essenciais para o bom desenvolvimento e funcionamento do nosso organismo. Além disso, seu alto teor de fibras e antioxidantes, como carotenóides ou taninos, ajuda a combater os radicais livres e a manter uma boa saúde celular. Mas se há algo que destaca essa fruta é o fato de que o aporte calórico dos caquis é muito baixo, o que os torna ideais para manter um peso equilibrado.
Para saber mais sobre os benefícios do caqui e responder a perguntas como: o caqui é bom para o colesterol?; o caqui causa prisão de ventre? ou o caqui engorda? Nós o incentivamos a descobrir os 10 benefícios essenciais do caqui para aproveitar ao máximo as vantagens antioxidantes, digestivas e cardiovasculares dessa fruta.
1. Rico em antioxidantes naturais
O caqui é uma fonte de antioxidantes naturais, como betacarotenos, licopeno e vitamina C. Uma combinação perfeita que permite proteger as células do nosso organismo contra o estresse oxidativo. Essas propriedades do caqui ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, melhorar a elasticidade celular e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e degenerativas. O caqui, portanto, é um grande aliado natural no combate aos radicais livres.
2. Fortalece o sistema imunológico
Seu alto teor de vitaminas, especialmente vitamina C, faz com que o caqui contribua para o fortalecimento do sistema imunológico. Consumir essa fruta regularmente, portanto, ajudará a prevenir resfriados, infecções ou outras doenças sazonais. Além disso, a combinação de antioxidantes e nutrientes essenciais ajuda a melhorar a capacidade e a resposta do corpo para se recuperar de esforços ou períodos de estresse físico.
3. Melhora a digestão
O caqui causa prisão de ventre? Esta é uma das perguntas mais frequentes quando falamos do caqui. Estamos falando de uma fruta com alto teor de fibras que ajuda a melhorar a digestão, regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação. No entanto, seus efeitos podem variar dependendo do tipo de caqui e do seu grau de maturação. Se o caqui estiver mole ou muito maduro, ele terá um efeito laxante, enquanto que se estiver firme ou do tipo persimão, poderá ter um leve efeito adstringente.
4. Propriedades depurativas e diuréticas
Outro dos grandes benefícios do caqui é a sua contribuição para a eliminação de toxinas, graças ao seu alto teor de água e às suas propriedades depurativas e diuréticas. Além disso, o seu teor de potássio ajuda a evitar a retenção de líquidos, pelo que, além de favorecer a função renal, torna-se uma fruta muito recomendada em dietas depurativas.
5. Saúde cardiovascular e colesterol
À pergunta: o caqui é bom para o coração? A resposta é simples: sim. Seu teor de fibra solúvel e taninos ajuda a reduzir o colesterol LDL ou mau e a aumentar o HDL ou colesterol bom, favorecendo significativamente a saúde cardiovascular.
6. Favorece a circulação e a pressão arterial
Em linha com os benefícios para o coração, o potássio que contém também ajuda a regular a pressão arterial, melhorar a circulação e reduzir o risco de hipertensão e outras doenças cardíacas. Isso se traduz em uma diminuição do risco de sofrer infartos ou acidentes vasculares cerebrais. Por outro lado, seu teor de flavonóides também ajuda a proteger os vasos sanguíneos, tornando-os mais elásticos e resistentes.
7. Ideal para controlar o peso
Outra das perguntas mais frequentes é: o caqui engorda? A resposta é não, desde que consumido com moderação. A verdade é que se trata de uma fruta com baixo teor calórico, cerca de 70 calorias por cada 100 gramas, o que, combinado com seu alto teor de fibras e água, a torna uma fruta ideal para controlar o peso, manter a saciedade e evitar o consumo excessivo de alimentos. Portanto, os benefícios do caqui para emagrecer são muito notáveis se esta fruta for consumida de forma equilibrada.
8. Acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso
Em linha com os benefícios do caqui para emagrecer, devemos destacar que esta fruta é perfeita, pois permite acelerar o metabolismo. Além de favorecer a digestão e controlar o apetite, o caqui tem um sabor doce natural que ajuda a substituir outros lanches ou sobremesas mais calóricos, promovendo uma alimentação saudável e a perda de peso controlada.
9. Protege a visão e a pele
A vitamina A e o betacaroteno presentes no caqui atuam como protetores da saúde ocular, ajudando a prevenir problemas de visão, como a degeneração, e melhorando a lubrificação dos olhos. Além disso, esses nutrientes também ajudam na regeneração da pele, mantendo-a mais jovem, firme e luminosa.
10. Fonte de energia natural
O caqui é, sem dúvida, uma excelente opção para quem precisa obter energia de forma rápida e saudável. Seu teor de açúcares naturais, como frutose e glicose, proporciona vitalidade sem causar picos bruscos de insulina. Por isso, por ser uma fonte de energia natural, é muito benéfico tanto para atletas quanto para pessoas que precisam de um aporte extra de energia no dia a dia.
Contraindicações do caqui
Mas, além de seus múltiplos benefícios, é necessário levar em consideração algumas das principais contraindicações do caqui para poder consumi-lo de forma adequada e saudável. Nesse sentido, o consumo elevado de caqui pode causar constipação severa e ser incompatível com pessoas com diabetes ou resistência à insulina devido ao seu alto teor de açúcares naturais. Em ambos os casos, quer tenha problemas de prisão de ventre ou trânsito intestinal lento, quer sofra de diabetes, o melhor é consultar o médico sobre o consumo ideal de caqui.
Por outro lado, embora o caqui seja baixo em gordura e tenha poucas calorias, abusar dele pode aportar demasiados açúcares à dieta, o que pode acabar por contrariar os benefícios do caqui para emagrecer. Nesse sentido, o recomendável é consumir entre um e dois caquis por dia.
E em casos mais excepcionais, se você apresentar intolerâncias ou alergias a esta fruta, algo que pode se manifestar através de desconfortos digestivos, picos ou inflamação bucal, o recomendável é suspender o consumo de caqui e consultar diretamente um especialista.
Cómo consumir el caqui, variedades y curiosidades
O caqui é uma fruta versátil e deliciosa, por isso, para aproveitar ao máximo os benefícios e propriedades do caqui, é muito importante saber como consumi-lo corretamente e conhecer as variedades de caqui disponíveis, pois sua textura e sabor podem mudar dependendo do seu ponto de maturação.
Variedades de caqui
Embora existam milhares de variedades de caquis em todo o mundo, vamos nos concentrar nos dois principais tipos que encontramos no supermercado: o caqui clássico ou mole e o caqui persimão ou sharon.
- Caqui clássico ou mole: é a variedade mais conhecida. Este caqui é mole e adstringente, pelo que deve ser consumido muito maduro, quando a casca está translúcida e a polpa tem uma textura gelatinosa. É um caqui perfeito para comer com colher, preparar purés, sobremesas ou compotas e até mesmo adicionar aos seus batidos.
- Caqui persimão ou sharon: esta variedade é mais moderna e foi tratada para se tornar não adstringente, pelo que costuma ser consumida dura ou ligeiramente madura. Dada a sua forma e consistência, este caqui é geralmente consumido em saladas, tortas, torradas ou como snack natural, pois mantém uma textura crocante e menos enjoativa do que o caqui mole.
Formas de consumir o caqui
Como vimos, existem diferentes variedades e formas de consumir o caqui. Na verdade, muitas pessoas costumam se perguntar: para que servem as folhas do caqui? Além de comer a fruta em si, também é possível aproveitar os benefícios e propriedades do caqui. Estas são as melhores formas de consumir o caqui:
- Muito maduro: se o caqui estiver muito maduro e macio, pode ser consumido diretamente com uma colher ou adicionado a iogurtes, sorvetes ou smoothies. Quando muito maduro, seu sabor é muito doce.
- Firme ou semi-maduro: quando o caqui está firme, pode ser cortado em fatias e adicionado a saladas ou como acompanhamento de pratos salgados. Na verdade, combina muito bem com queijo, frutos secos ou presunto.
- Desidratado: o caqui também pode ser consumido desidratado em formato de chips, uma opção crocante e um lanche saudável para comer entre as refeições.
- Folhas de caqui: têm uso medicinal e são usadas para preparar infusões com efeito diurético, antioxidante e relaxante.
- Em confeitaria: a polpa do caqui pode ser usada para preparar sobremesas mais saudáveis, pois atua como substituto do açúcar e do óleo em bolos, muffins ou pães. O caqui atuará como um adoçante natural.
- Em geleia ou compota: por último, esta fruta pode ser consumida como geléia ou compota, pois ao ser cozida você obterá um sabor muito mais intenso, ideal para preparar conservas e apreciá-la por mais tempo.
Curiosidades sobre o caqui
Agora que você já conhece as variedades existentes e como consumir o caqui, queremos contar algumas curiosidades sobre essa fruta.
- O caqui é originário da Ásia e muito consumido na China e no Japão. Em ambos os países, é considerado um símbolo de prosperidade, serenidade e longevidade.
- Na cultura asiática em geral, o caqui simboliza boa sorte.
- No Japão, especificamente, as folhas de caqui são muito utilizadas tanto para envolver outros alimentos quanto para preparar infusões, pois possuem propriedades antioxidantes e antibacterianas.
- Na Coreia, o caqui seco é usado para elaborar bebidas fermentadas.
- Na Espanha, são produzidos caquis com denominação de origem, como o Kaki Ribera del Xúquer.
- A árvore do caqui, além de ser frutífera, é muito valorizada como planta ornamental por sua beleza, especialmente no outono, época em que perde as folhas, mas conserva os frutos de cor muito intensa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do caqui: propriedades e como consumir, recomendamos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.