Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar

Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar

Aprender a cozinhar é essencial se quiser se alimentar bem, principalmente, se você mora sozinho! Além de ser mais econômico preparar a própria comida, você também tem noção de quais ingredientes estão sendo ingeridos, o que permite ter maior atenção com o corpo e nutrição alimentar.

Mais do que talento, a cozinha exige algumas noções básicas no manuseio dos utensílios, panelas e alimentos.

Vale lembrar que muitas vezes cozinhar é como uma atividade terapêutica, que ajuda a relaxar ao se concentrar nessa atividade. Ao finalizar um prato, ainda existe a satisfação de provar algo delicioso feito por você mesmo!

Vamos às dicas do Tudo Receitas?

Como aprender a cozinhar do zero

Cozinhar pode ser para todos sim! Com algumas dicas e treino diário fica muito mais fácil de aprender, mas na cozinha é importante saber:

  1. Leia com atenção a receita: Antes de colocar a mão na massa, é importante entender todas as etapas de uma receita para ter um bom resultado no final. Se surgir alguma dúvida, peça ajuda a alguém com mais experiência de cozinha para você entender melhor a receita ou pesquise na internet.
  2. Cheque tudo o que precisa para a receita: os ingredientes e os utensílios estão todos à mão? Antes de iniciar, confira se você tem o que precisa para não ter uma surpresa ruim no meio da receita!
  3. Lave as mãos e prepare os alimentos: deixe tudo lavado, picado ou cortado para facilitar o processo. Para picar cebola, alho e legumes, por exemplo, é importante ter uma tábua - de plástico, silicone ou madeira.
  4. Mantenha a organização para não se atrapalhar: dica de ouro para quem está iniciando! Mantenha o mínimo de organização e limpeza durante o processo para não se perder ou ter muito trabalho depois.
  5. Não se distraia com outras coisas: quando estiver cozinhando, não se distraia com celular ou televisão, porque as chances de queimar são muito grandes! Tenha atenção quando estiver com as panelas no fogo e coloque um cronômetro ou alarme para deixar algo assando ou cozinhando por determinado tempo.

Erros para se evitar na cozinha

Aqui vão alguns dos principais erros que podem ser evitados na cozinha - ainda mais se você está em um momento de como aprender a cozinhar do zero. Siga essas dicas para sua receita ter muito mais sabor e qualidade.

  1. Virar muitas vezes a carne ao fritar: quando se mexe muitas vezes a carne ou o frango, ele acaba ficando sem sabor. O ideal é deixar primeiro a frigideira aquecer, com um fio de óleo ou azeite, e esperar ele fritar sem mudar de lado até que as bordas comecem a cozinhar..
  2. Guardar a comida ainda quente na geladeira: este é um erro muito comum e que pode ser prejudicial à sua saúde. Colocar a comida quente tampada na geladeira pode fazer com que bactérias se desenvolvam. Além disso, recipientes quentes na geladeira forçam o esfriamento, prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico.
  3. Lavar a carne antes de cozinhar: apesar de a intenção ser higienizar o alimento, isso faz com que a carne perca suas proteínas. O próprio cozimento já faz essa função de matar os microorganismos.
  4. Guardar ervas e folhas na embalagem dentro da geladeira: esse erro faz com que as folhas murchem e estraguem rapidamente dentro d geladeira. Para mantê-las frescas por mais tempo, higienize-as, seque-as e depois guarde-as fechadas em uma tupperware ou numa caixa dentre folhas de papel toalha.
  5. Usar óleo ao cozinhar o macarrão: o óleo na água faz com que o macarrão não absorve depois o molho, porque o impermeabiliza. Apenas ferva a água e jogue sal durante o cozimento.
  6. Descongelar alimentos fora da geladeira: sabia que deixar o alimento descongelando na bancada da pia ou da mesa pode facilitar a contaminação do alimento? É aconselhável fazer isso no refrigerador ou no micro-ondas se tiver maior urgência.
  7. Congelar o que já foi descongelado: além dos riscos de contaminação com bactérias, o alimento perde totalmente suas propriedades nutricionais e ficam sem cor e nem sabor quando cozinhado.
  8. Reutilizar o óleo: isso pode ser altamente nocivo à saúde. O óleo vegetal deve ser usado somente uma única vez e depois descartado do modo correto.
  9. Cozinhar vegetais que se saem melhor crus: alguns vegetais quando cozidos demais perdem suas vitaminas, como é o caso da rúcula e do brócolis.

Receitas fáceis de fazer: 10 sugestões imperdíveis

Selecionamos aqui receitas bem fáceis, que todo iniciante na cozinha precisa saber para tornar os seus dias muito mais saborosos!

  1. Como fazer arroz branco soltinho: lição número 1 na cozinha, com certeza, é aprender fazer bem o arroz, item diário nas refeições.
  2. Receita de Purê de batata: fazer purê de batata é mais simples do que você imagina! Confira o passo a passo.
  3. Receita de Salada de legumes no vapor: legumes são essenciais em nossa alimentação, e aqui você vai ver como é fácil preparar essa salada.
  4. Receita de Salmão no forno com limão fácil: é que tal um salmão para acompanhar um arroz ou um purê? É bem simples e rápido!
  5. Receita de Farofa simples: a clássica farofa, que deixa qualquer prato mais gostoso!
  6. Receita de Salada de feijão fradinho: esta receita dispensa panela de pressão e leva apenas 15 minutos de preparo!
  7. Como temperar bife: tudo o que você precisa saber para preparar o seu bife está aqui!
  8. Receita de Omelete de frigideira: é provável que o omelete esteja entre as receitas mais básicas quando se está aprendendo a cozinhar, então, é claro que não poderíamos deixar de colocar nesta lista!
  9. Receita de Espaguete simples: fazer uma massa é indispensável! Aqui vai o básico do macarrão para você aprender.

Receitas fáceis de doces: 5 sugestões para iniciantes

Agora que você já aprendeu algumas receitas de salgados, vamos aos doces? Aprenda a fazer essas sobremesas - elas são mais fáceis do que você imagina!

  1. Receita de Bolo de chocolate de microondas: mais fácil do que um bolo de microondas impossível! Em apenas 30 minutos fica pronto.
  2. Receita de Pudim fácil de liquidificador: um delicioso pudim de doce de leite para você aprender!
  3. Receita de Brigadeiro de colher: quando a vontade de comer doce bate, esta receita de brigadeiro é imbatível!
  4. Receita de Mousse de morango simples: você vai se surpreender com a facilidade dessa receita, em apenas 10 minutos fica pronta!
  5. Receita de Sorvete caseiro fácil de liquidificador: com apenas 3 ingredientes, você consegue fazer um delicioso sorvete de fruta.

Se gostou do artigo Como aprender a cozinhar: dicas básicas para começar, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.