Como congelar arroz cozido

Como congelar arroz cozido

O arroz está presente no dia a dia da maioria das famílias brasileiras. Seu preparo é simples, mas em momentos que precisamos de uma refeição rápida é muito prático ter arroz congelado.

Além disso, saber como congelar arroz cozido é uma ótima opção para armazenar esse alimento quando preparado em grande quantidade, pois a durabilidade é muito maior do que na geladeira. Siga acompanhando as dicas para congelar corretamente e consumir um arroz descongelado com sabor de comida fresquinha! Confira tudo aqui no TudoReceitas.

Cozimento do arroz

Na hora de cozinhar arroz para congelar utilize menos sal que o habitual, pois o congelamento intensifica o sabor dos temperos. Cozinhe o arroz do jeito tradicional mas deixe ele "al dente", assim o arroz estará no ponto certo ao ser reaquecido.

Congelamento do arroz

Espere o arroz esfriar totalmente antes de congelar, isso evita a formação de cristais de gelo que deixam o arroz aguado. Divida a quantidade de arroz em pequenas porções e distribua em potes ou sacos plásticos, sem encher completamente, pois a água presente nos alimentos expande ao congelar.

  • Por quanto tempo posso congelar arroz cozido? O arroz cozido tem validade de até 3 meses no freezer. Para melhor controle desse tempo, anote a data em que o arroz foi congelado.

Descongelar arroz cozido

Para descongelar o arroz cozido, coloque o arroz na geladeira horas antes do consumo, para que descongele gradualmente. Para reaquecer, umedeça com 1 colher de sopa de água e leve ao fogo ou microondas por poucos minutos. Assim você terá seu arroz pronto para servir, tal como se fosse arroz acabado de fazer!

Mais conselhos de congelamento

Agora que você conhece as dicas para congelar arroz e descongelar, veja mais conselhos culinários para congelar alimentos nas minhas redes sociais em @diariodacozinheiraamadora e também aqui no TudoReceitas:

  • Como congelar brócolis e couve flor
  • Como congelar espinafre
  • Como congelar bolo
  • Molho de tomate caseiro para congelar
  • Hambúrguer de frango caseiro para congelar

Se gostou do artigo Como congelar arroz cozido, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.