Como congelar salsa (sem erro)

Como congelar salsa (sem erro)

A salsa é um tempero essencial na cozinha, não só porque enriquece o sabor de um grande número de pratos, mas também porque é muito nutritiva.

De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, esta erva aromática contém vitamina C, vitamina A, zinco e também vitamina K, entre outros nutrientes. Por isso, adicionar uma ou duas colheres de salsa às suas refeições, aumenta incrivelmente os micronutrientes da comida.

Mas a salsa pode perder suas propriedades à medida que perde o frescor, e isso acontece, em geral, em cerca de três dias. Por isso mesmo - e para que esse tempero não estrague dentro da sua geladeira - aprenda como congelar salsa sem erro! E fique com essa erva à mão para quando precisar.

E não se preocupe, porque aqui neste artigo também te ensinamos a descongelar a sua salsinha. Confira!

Como manter a salsa fresca na geladeira

Pelo menos uma vez, todo amante da cozinha já se perguntou como manter a salsa fresca para tê-la sempre à mão. Embora o método que oferece o maior tempo de conservação seja o congelamento, a refrigeração funciona bem, desde que seja pouca salsa ou você pretenda consumi-la muito rapidamente. As indicações para o processo de resfriamento são muito simples.

A seguir, explicamos como fazê-lo para que você possa manter a salsa fresca:

  1. Certifique-se de obter uma boa salsinha: fresca e muito verde.
  2. Lave-a sob a torneira usando uma peneira e deixe-o escorrer ali mesmo. Depois de pronto, use panos de cozinha absorventes e certifique-se de que está completamente seca.
  3. Remova as hastes cortando-as, mantenha as folhas mais saudáveis.
  4. Pique o maço de folhas no tamanho que desejar.
  5. Deposite o produto final em um recipiente de vidro esterilizado e feche-o muito bem. A tampa deve facilitar o fechamento hermético.
  6. Reserve o frasco na geladeira, mas primeiro rotule-o com a data da embalagem. Agora, é muito importante deixar claro, nesses casos, quanto tempo a salsinha dura na geladeira, pois assim ela preservará melhor suas propriedades. Quando o refrigeramos, não demorará mais de 2 semanas até que comece a mostrar sinais de deterioração. Por esse motivo, recomendamos que você o consuma preferencialmente antes desse horário, para aproveitar ao máximo.

 

Como conservar a salsa fresca inteira

Conservar a salsa congelada é a melhor maneira de manter seus nutrientes, desde que seja feita corretamente. No entanto, inevitavelmente, as suas propriedades organolépticas (cheiro, sabor, textura, etc.) podem ser um pouco perdidas. Então, se você está interessado em saber como congelar salsa, vamos explicar essa técnica passo a passo:

  1. Compre salsa de qualidade. Ela deve estar fresca e em bom estado, caso contrário durará menos tempo em bom estado depois de descongelado.
  2. Lave a salsa e verifique se não há sujeira.
  3. Seque as folhas e o caule. Tome especial cuidado com as folhas e certifique-se de que estejam completamente secas. Esta etapa é muito importante, caso contrário sua vida útil será reduzida.
  4. Verifique o estado da salsa. Descarte as folhas danificadas, escurecidas ou amareladas.
  5. A salsa pode ser congelada de três maneiras: inteira, usando apenas as folhas inteiras, ou picada a gosto. Desta vez, vamos mantê-la inteira.
  6. Coloque o buquê em sacos zip, especiais para congelar alimentos. Aqui você também tem várias opções. Primeiramente, embrulhe previamente o buquê em papel absorvente ou papel alumínio. Em segundo lugar, adicione um segundo saco. Desta forma, o produto ficará mais protegido e haverá menos probabilidade de que os cristais sejam produzidos.
  7. Antes de fechar o saco, retire o máximo de ar possível. Depois vá achatando aos poucos até chegar na abertura, feche. Se utilizar dois sacos, aplique este procedimento no primeiro, ou seja, onde coloca a salsa, e depois, uma vez fechado, coloque o segundo seguindo o mesmo procedimento. Outra opção interessante são os seladores de alimentos para criar um bom vácuo.
  8. Rotule o pacote. A data é muito importante, pois uma vez expirada, esta erva aromática perderá seu sabor e textura.
  9. Sempre coloque os pacotes em cima de outros alimentos no freezer. Se você acomodá-los abaixo, eles serão esmagados. Desta forma, a salsa pode durar entre 3-6 meses, embora seja recomendável consumi-la nos primeiros 3 meses para aproveitar ao máximo as suas propriedades.

Conselhos: Dica: quando você descongelar a salsa inteira, você pode cortá-la com uma tesoura.

Como conservar salsa picada

Quando temos que armazenar este alimento, a pergunta que fica é se seria melhor congelar a salsinha inteira ou picada. Na realidade, depende muito do gosto de cada pessoa, mas é sempre mais prático congelar salsinha picada. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Adquira um produto de qualidade. Será impossível obter um bom resultado final se começar com uma salsa que já começou a deteriorar-se visivelmente.
  2. Lave o buquê com cuidado e seque-o muito bem, mas evite maltratar as folhas. Você pode enxaguá-lo com um pouco de água da torneira e depois submergir por 2 minutos em uma tigela com água e um pouco de vinagre ou alvejante (nunca use alvejante de limpeza para desinfetar alimentos, pois é tóxico). Retire o buquê e lave-o novamente sob a torneira. Em seguida, deixe escorrer muito bem e depois passe por papel absorvente até ficar livre de umidade.
  3. Selecione a salsa, descartando as folhas que não estiverem verdes.
  4. Em uma tábua de cozinha, pique as folhas na espessura que desejar. Outra alternativa muito interessante seria deixá-los inteiros.
  5. Deposite a porção que você usa diariamente dentro de papel absorvente ou papel alumínio até embrulhar como um envelope, para que você possa tirar apenas o que precisa. Lembre-se, uma vez descongelado, não é recomendado devolvê-lo ao freezer, por isso o ideal é usar porções.
  6. Coloque os envelopes dentro de um saco zip. Dependendo da quantidade de salsa e do tamanho da embalagem, você pode colocar entre um e três envelopes. Pressione o ar para fora do saco, achatando-o do fundo até a abertura, e feche-o. Isso evitará a formação de cristais nas folhas picadas quando o processo de congelamento começar.
  7. Rotule a embalagem com a data em que foi feito o congelamento. Dessa forma, quando você comprar mais salsa e embalar, poderá identificar a mais antiga e usá-la primeiro.
  8. Coloque no congelador em cima de outros alimentos. Evite colocar qualquer coisa em cima ou eles vão deformar se você deixar as folhas inteiras. O produto obtido expirará entre 3-6 meses, se todo o procedimento estiver correto. Uma vez atingido o prazo de validade, a salsa se transformará em um alimento sem sabor e seco.

Como armazenar salsa em cubos de gelo

Outra maneira muito popular de conservar a salsa fresca é congelá-la em cubos de gelo. Embora este método seja o que menos gostamos, porque a salsa fica totalmente exposta ao frio do freezer e isso reduz suas propriedades, nunca é demais conhecê-lo. Esse processo rende 4 porções.

  1. Compre salsa fresca. Exclua-o se tiver folhas escurecidas, amassadas ou amareladas.
  2. Lave muito bem a salsinha. Certifique-se de que não há sujeira nele.
  3. Seque as folhas e o caule. Escorra bem o buquê primeiro e, em seguida, use papel absorvente para remover qualquer umidade restante.
  4. Verifique o estado da salsa. Descarte as folhas danificadas, escurecidas ou amareladas.
  5. Corte o caule e guarde apenas as folhas.
  6. Pique as folhas com a espessura que lhe parecer melhor
  7. Deposite as folhas já picadas em uma forminha de gelo tradicional. Distribua-os uniformemente por todo o recipiente, eles devem ficar um pouco acima da metade.
  8. Despeje água ou óleo até que as caixas estejam completamente cheias.
  9. Depois de congelados, retire-os da geladeira e desenforme.
  10. Imediatamente, deposite o gelo em sacos zip especiais para congelar. Rotule as embalagens com a data de fabricação.
  11. Mantenha os sacos no congelador. Lembre-se, o sabor varia um pouco dependendo se você usa água ou óleo. A salsa conservada assim pode durar entre 3-6 meses.

Como congelar alho e salsa picados

Esta combinação valoriza muito os pratos, deixando um sabor marcante e é um clássico da cozinha! Este tempero é espetacular em receitas com tomate cereja, anchova, peixe ou frango grelhados - ou assados, camarão salteado e polvo com batata.

A seguir, explicamos como congelar alho e salsa picados da maneira fácil.

Ingredientes

  • 1 maço de salsa fresca.
  • 2 cabeças de alho fresco.
  • azeite de oliva.

Passo a passo:

  1. Lave a salsa até ver que não há vestígios de sujeira. Retire o excesso de água deixando escorrer, por 10-20 minutos. Depois de pronto, termine o trabalho secando-o com papel de cozinha absorvente, mas faça-o com muito cuidado e reserve. Lembre-se, essa parte é muito importante, pois a água acelera o processo de decomposição dos alimentos.
  2. Por outro lado, descasque os dentes de alho e esmague cada um com uma faca chata. Execute todo o procedimento em uma tábua de corte.
  3. Verifique o estado da salsa. Primeiro, retire os talos da salsa cortando-os e guarde as folhas. Em seguida, selecione as melhores folhas e descarte aquelas em mau estado.
  4. Pique as folhas na espessura que desejar.
  5. Pique o alho a gosto. Usando um utensílio de cozinha ou uma faca.
  6. Coloque os dois ingredientes em um recipiente. Se você pretende colocá-lo na geladeira, use um frasco de vidro bem limpo ou de preferência esterilizado (com tampa). Por outro lado, se o seu destino for o freezer, você precisa de um recipiente especial para congelar os alimentos.
  7. Cubra com azeite. Encha o recipiente quase até a borda, deixando apenas 1-2 milímetros descobertos, e mexa a mistura com um novo palito, assim você garantirá que não restem bolhas de ar que possam acelerar a deterioração da mistura.
  8. Feche bem o recipiente e etiquete-o. Coloque a data da embalagem e guarde-a imediatamente.
  9. A salsa pode ser congelada por 8 a 10 dias ou refrigerada por 2 a 3 dias no máximo.

Como descongelar salsa

Não basta realizar um bom processo de congelamento para obter um produto ótimo. Também é necessário ter clareza sobre as técnicas de como descongelar a salsa, caso contrário, o processo de decomposição e a perda de propriedades uma vez descongeladas serão acelerados.

Felizmente, existem bons métodos para fazê-lo corretamente:

  • Descongele sem aviso prévio. Simplesmente retire a salsa e use-a. Caso tenha congelado inteiro, separe o tronco das folhas e corte-as na espessura que desejar. Será muito fácil porque as folhas ficarão mais frágeis devido ao congelamento. Pelo contrário, se já estiver picado, basta adicionar o produto diretamente à receita no momento em que estiver cozinhando.
  • Desembrulhe na geladeira da noite anterior. Alguns especialistas dizem que assim você obterá um resultado melhor, pois preserva mais o sabor original da salsa. Depois de descongelado, basta usá-lo em sua receita. Este método é melhor aplicado à salsa embalada em partes, pois uma vez descongelada, não é recomendável devolvê-la ao freezer.
  • Descongele os cubos de salsa na geladeira. Coloque um coador em um prato fundo e em cima do coador, coloque o gelo ou gelo para derreter uma vez removido do molde. Coloque tudo na geladeira na noite anterior e uma vez descongelado, está pronto para usar.

Além disso, deixamos aqui deliciosas receitas com salsa: não perca estas preparações:

  • Receita de Molho de salsa verde
  • Receita de Manteiga de alho e salsa
  • Receita de Bacalhau ao molho de salsa

Conselhos: Dica: o sabor brilhante da salsa fresca está mais presente em sua versão congelada do que na versão seca.

Se gostou do artigo Como congelar salsa (sem erro), sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.