Como conservar alho descascado

Como conservar alho descascado

O alho é sempre garantia de sabor em uma receita! É um ingrediente indispensável para deixar qualquer prato mais gostoso, e combina muito bem com cebola! Além de seu sabor especial, o alho tem propriedades medicinais, sendo muito benéfico para a saúde: fortalece a imunidade, reduz a pressão arterial, melhora o nível de colesterol e contribui no processo de envelhecimento, entre outros.

Nas receitas, você pode usar o alho triturado, socado, picado, em pequenas lascas ou inteiro. Mas se você deseja economizar tempo no seu dia a dia para o preparo dos alimentos, o ideal é guardar o alho descascado e triturado, já prontinho para o uso!

Mas, afinal, como conservar alho descascado e triturado? Pode conservar alho descascado? E o triturado, como faz? O TudoReceitas vai esclarecer para você e te explicar direitinho como conservar esse tempero super especial, e deixar a sua rotina muito mais prática.

Como conservar alho descascado

Quando o alho é mantido com casca e seus dentes não são retirados do bulbo, ele pode durar por várias semanas, mas após descascá-lo, são necessários alguns cuidados para sua conservação.

Quer saber como conservar alho descascado, nós te contamos:

  • Como conservar alho descascado na geladeira:

  1. Envolva o alho em um plástico ou papel filme, e guarde-o;

  2. Coloque em um pote de vidro com azeite e o mantenha fechado;

  3. Outra opção de conserva para o alho é usar vinho branco ou vinagre e mantê-lo fechado em um pote de vidro;

Quanto tempo dura o alho descascado na geladeira?

Se o alho descascado for mantido em potes com uma boa vedação, isso o ajuda a durar por mais tempo. Lembre-se também de cobri-lo completamente no vinagre, vinho branco ou azeite. O tempo de conservação máxima em conserva é de 4 meses.

Como conservar alho triturado

O alho triturado é perfeito para preparar o arroz, e deixar frangos, carnes e peixes com um gostinho a mais! Conservando-o do jeito certo, você vai economizar um bom tempo no preparo de suas receitas, apenas o adicionando, sem ter a necessidade de picar sempre.

Como conservar alho triturado na geladeira?

Após triturar o alho em um processador, adicione um pouco de sal para ajudar na conservação. Em seguida, guarde o alho triturado em um recipiente coberto com azeite ou vinagre. Preencha com o líquido até a borda do pote. É muito importante que o alho esteja completamente imerso e, caso seja necessário, complete com azeite ou vinagre se for diminuindo a quantidade conforme o uso. O azeite e o vinagre também ajudam a controlar o cheiro do alho dentro da geladeira.

A conserva de alho triturado dura cerca de 30 dias na geladeira.

Pode congelar alho triturado?

Sim! Você pode congelar ele em formas de gelo e coloca-lo direto na panela quando for cozinhar, nem precisa esperar o gelo derreter, basta jogá-lo diretamente na panela.

Receitas com alho

O alho tem um gosto forte e marcante, por isso, a quantidade ideal de alho numa receita pode variar, conforme o gosto pessoal de cada um. Refogá-lo com outros alimentos cortados e temperos é bem comum, pois o seu sabor vai se misturando ao da comida. Aqui vamos dar algumas sugestões de receitas bem gostosas com alho!

1. Receita de Alho assado: até quem diz não gostar de alho vai se surpreender com essa receita! O resultado é um alho macio e com sabor adocicado, sendo uma ótima opção de aperitivo ou servido com carnes, legumes ou frango.

2. Receita de Farofa de Alho-poró: esta receita de farofa de alho é o complemento perfeito para seu almoço, dando um sabor a mais na refeição. É bem fácil de fazer.

3. Receita de Pasta de alho: a pasta de alho é perfeita para acompanhar torradas, pães, carnes, frangos e legumes. Em apenas 15 minutos, você faz essa receita bem simples.

4. Receita de Molho de alho: com maionese, suco de limão, pimenta e sal, esse molho de alho deixa o seu prato muito mais saboroso, sendo bem versátil em diversas refeições.

5. Receita de Alho confitado para a imunidade: como dissemos, o alho tem propriedades medicinais, e aqui vamos ensinar como você conservá-lo de uma forma que seu sabor fique bem gostoso e seja perfeito para complementar suas receitas.

6. Receita de Tempero caseiro de alho e sal no liquidificador: uma forma bem prática para você fazer seu alho triturado, e ainda junto com cebola, deixando o preparo de suas refeições mais rápido e prático.

7. Receita de Molho de alho para churrasco: se você está planejando um churrasco tem um acompanhamento que não pode faltar: o molho de alho! Perfeito para servir com legumes e com carne, esse extra faz toda a diferença na refeição!

8. Receita de Creme de alho com creme de leite: o creme de alho é um tempero muito democrático: que vai bem com carne de churrasco, com torradinhas e ainda pode ser usado como tempero de carnes e aves assadas no forno! Em apenas 15 minutos, você consegue preparar.

9. Receita de Alho em conserva: que tal uma receita de alho descascado em conserva bem especial e cheia de sabor? Confira aqui como fazer.

10. Receita de Pasta de alho para pão: bem cremoso e gostoso, esse molho é perfeito para acompanhar pão e também grelhados, batatas e salgados.

Se gostou do artigo Como conservar alho descascado, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.