Como conservar kefir

Como conservar kefir

Desde tempos remotos que o kefir está associado à saúde e longevidade, por isso hoje em dia muitas pessoas apostam em receitas com kefir de forma a melhorar sua alimentação. É possível preparar bebidas de kefir em casa, seja com kefir de leite ou kefir de água, porém nem todo o mundo sabe como conservar o kefir para ele durar mais tempo.

É possível conservar kefir por alguns dias, semanas ou meses, de modo a controlar o crescimento e para usar no futuro. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como conservar kefir na geladeira e no freezer do jeito certo para você não perder sua colônia de kefir. Confira abaixo todas as dicas!

O que é kefir?

Antes de avançar para o método de conservação de kefir vale a pena conhecer um pouco melhor este alimento e perceber porque ele é tão delicado.

O kefir é uma colônia de micro-organismos (lactobacilos, fungos e bactérias benéficas) produzida através do processo de fermentação do leite (kefir de leite) ou da água (kefir de água). Eles deixam a bebida mais nutritiva, rica em probióticos, com PH mais ácido que o iogurte e, por isso, é muito benéfico para o bom funcionamento do intestino.

O kefir não se encontra à venda, por tradição ele é doado para ser cultivado em casa. Para que se mantenha vivo, ele precisa ser cultivado no leite ou na água com açúcar mascavo e não pode ser aquecido. Desse modo, se você quer saber como conservar kefir quando não estiver usando, saiba que ele deve ser mantido no frio. Veja abaixo como fazer para:

  • Conservar kefir na geladeira
  • Conservar kefir congelado
  • Descongelar kefir

Conservar kefir na geladeira

Conservar o kefir na geladeira é bem simples e permite parar o crescimento da colônia durante alguns dias ou semanas. Neste método o kefir não vai "dormir", somente vai se reproduzir mais lentamente. Veja como fazer para conservar na geladeira (dicas válidas para kefir de leite e kefir de água):

  • Como conservar kefir durante 1 semana

Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.

  • Como conservar kefir durante 1 a 3 semanas

Se você precisa conservar o kefir por um período de tempo superior a 1 semana o modo de preparo é igual ao anterior. No entanto será necessário, ao fim de cada semana, adicionar um pouco mais de água e açúcar mascavo ou leite no recipiente, de forma a manter o kefir úmido. Para conservar o kefir por um período superior a 3 semanas, prefira guardá-lo no freezer de acordo com as dicas do método seguinte.

Conselhos: Para usar o kefir no fim do tempo de repouso retire-o da geladeira, coe o kefir (pode usar novamente os grãos) e consuma a bebida fria ou em temperatura ambiente.

Conservar kefir congelado

Se você quiser conservar o kefir por um período de tempo superior a 4 semanas, ou seja, por mais de um mês, o ideal é colocar o kefir no freezer. Desse jeito o seu kefir irá "dormir" pelo tempo desejado, que pode ir até 1 ano de conservação.

Como guardar kefir no freezer

No caso do congelamento do kefir, o método difere para o kefir de leite e para o kefir de água. Isto porque o kefir de água não se adapta tão bem ao frio quanto o de leite - a maioria dos cuidadores de kefir não aconselha congelar kefir de água, pois isso causa danos à estrutura biológica dos grãos, o que faz com que eles percam parte das suas propriedades.

Como congelar kefir de leite:

  1. Separe o tanto de grãos de kefir que você deseja congelar e lave com leite;
  2. scorra o leite e coloque os grãos de kefir dentro de um recipiente esterilizado (pode ser de vidro, de plástico ou até mesmo em saquinhos plásticos);
  3. Feche bem o recipiente e reserve no congelador pelo tempo que preferir - os grãos podem ficar em resfriamento por até 2 anos, mas o estoque deve ser renovado a cada ano.

Como congelar kefir de água:

Como referido acima, congelar kefir de água é arriscado e a colônia pode mesmo morrer. No entanto, se você precisar mesmo de congelar kefir de água, faça do seguinte jeito para melhor preservar os grãos:

  1. Lave os grãos de kefir, coe e espalhe-os uniformemente em 2-3 folhas de papel toalha sobrepostas;
  2. Deixe por 30 minutos, trocando o papel a cada 10 minutos para eliminar o máximo de água dos grãos;
  3. Coloque uma quantidade generosa de açúcar mascavo dentro de um saco plástico para alimentos, adicione os grãos de kefir de água e complete com mais açúcar mascavo, até à capacidade total do saco - isso impede que os grãos "queimem" com o frio do freezer;
  4. Coloque o saco plástico de um recipiente (pote de vidro ou de plástico) e reserve no freezer por, no máximo, 1 ano.

Conselhos: Escreva a data de congelamento no recipiente que você usar para congelar o kefir.

Descongelar kefir

Depois de congelar os grãos de kefir é possível descongelá-los para voltar a usar. Faça do seguinte modo de acordo com o tipo de grão de kefir que você congelou:

Como descongelar kefir de leite

  1. Coloque os grãos ainda congelados em um recipiente com leite e deixe em temperatura ambiente por 24 horas;
  2. Descarte o leite obtido através dessa fermentação e lave os grãos com leite;
  3. Retorne a fermentação de kefir de leite do jeito habitual - veja como fazer kefir de leite.

Como descongelar kefir de água

  1. Retire os grãos de kefir de água do freezer e deixe em temperatura ambiente por 24 horas, num recipiente com água e açúcar mascavo;
  2. Retorne a fermentação de kefir de água do jeito habitual - veja como fazer kefir de água;
  3. Despreze as 5 primeiras fermentações porque, devido ao congelamento, elas não apresentam as características ideais de consumo e o sabor demorará para aparecer, já que os grãos estarão voltando ao estado normal.

Como saber se o kefir morreu

O congelamento de kefir, se não for realizado do jeito certo, pode resultar em kefir morto que não fermenta e que não pode ser consumido. Por isso, depois de descongelar seus grãos de kefir de leite ou de água fique atento aos sinais de que seu o kefir morreu ou estragou:

  • Você saberá se os seus grãos de kefir estão ou não bons para usar através da textura: se, após a fermentação, eles esfarelarem numa consistência semelhante a areia, significa que não estão bons;
  • Outro sintoma de grãos de kefir mortos é a alteração da cor: os grãos de kefir de leite saudáveis devem ter uma cor branca e os grãos de kefir de água devem ser transparentes e com uma tonalidade marrom (devido ao uso de açúcar mascavo). Se os seus mudaram de cor e apresentam vestígios verdes, eles devem ser descartados;
  • Se o seu kefir apresentar um cheiro desagradável, azedo, provavelmente ele está estragado.

Receitas com kefir

Se sua colônia de kefir estiver crescendo muito rápido você pode usar a bebida obtida através da fermentação do kefir para preparar várias receitas benéficas para o seu organismo e diferentes do habitual. Confira estas sugestões de receitas com kefir:

  • Pudim gelado de kefir
  • Bolo de kefir de leite
  • Pudim de leite condensado com kefir

Se gostou do artigo Como conservar kefir, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Bibliografia
  • https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/2017/11/kefir-10-beneficios-desse-superalimento-1014106949.html