Como fazer caramelo para pudim

Como fazer caramelo para pudim

O pudim é uma das sobremesas mais populares do mundo e também uma das mais econômicas, já que em seu preparo vão ingredientes que todos temos em casa. A receita de pudim tradicional é feita somente com leite, ovos e açúcar, mas hoje em dia existem receitas de pudins e flans de todos os sabores, com e sem ovo, com bebidas vegetais, etc. Ao fazer um pudim não podemos deixar de preparar uma calda de caramelo para pudim, um extra delicioso que faz toda a diferença no sabor final! Se você está procurando como fazer o caramelo do pudim, confira estas nossas 6 sugestões de receitas de caramelo para pudim simples e fáceis que com certeza vão agradar aí em casa!

Como fazer calda de caramelo para pudim (receita tradicional)

Para preparar a receita de caramelo para pudim tradicional você precisa apenas de açúcar e água, ainda que algumas pessoas adicionem também um pouco de suco de limão. Esta é também a receita de caramelo mais fácil, ótima para iniciantes na cozinha. Veja como fazer este caramelo simples para um pudim grande ou 4-6 pudins pequenos:

Ingredientes

  • 200 gramas de açúcar refinado
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar em uma panela ou frigideira funda;
  2. Adicione a água e ligue o fogo alto. Opcionalmente, neste momento você pode adicionar também 1 colher de sopa de suco de limão;
  3. Quando a calda começar a borbulhar, baixe o fogo para médio-baixo e mexa com uma colher de pau, para não queimar;
  4. Quando o caramelo ficar espesso e dourado, retire do fogo e use para untar a forma de pudim.

Calda de caramelo sem água

Se você prefere um caramelo mais espesso e mais doce, esta receita de caramelo sem água é perfeita! Este tipo de caramelo combina especialmente com pudins menos doces, como o pudim de queijo ou o pudim de café, mas pode ser usado em qualquer receita de pudim que gostamos. Anote!

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou de laranja (opcional)

Modo de preparo

  1. Se você estiver usando uma forma de pudim de alumínio, coloque o açúcar diretamente nela e coloque para derreter em banho-maria. Se a sua forma de pudim não é metálica, coloque o açúcar em uma panela junto com o suco de limão ou de laranja;
  2. Deixe o açúcar derreter em fogo médio-baixo mexendo para acelerar o processo;
  3. Quando o açúcar dissolver por completo e adquirir uma cor dourada, desligue o fogo.

Tal como na receita anterior, estas quantidades rendem caramelo suficiente para um pudim grande ou cerca de 6 pudins pequenos.

Conselhos: O ideal é fazer este caramelo de pudim sem água no banho-maria, para que ele derreta a uma temperatura mais amena e não queime tão facilmente.

Calda de caramelo sem açúcar (caramelo diet)

Sim, embora possa parecer impossível, você pode fazer caramelo sem açúcar para conseguir uma calda de caramelo diet para pudim. Como? Muito simples: usando xarope de agave, um adoçante mais saudável do que o açúcar comum, porque tem um índice glicêmico mais baixo. Além disso este caramelo para pudim sem açúcar é muito mais rápido de preparar do que o tradicional, porque é feito no microondas! Vamos conferir a receita:

Ingredientes

  • 60 gramas de xarope de agave
  • 25 ml de água
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Pegue um recipiente para microondas e coloque nele os ingredientes indicados;
  2. Misture e coloque no microondas por 30 segundos na potência máxima;
  3. Retire, mexa com uma colher e coloque no microondas por mais 30 segundos;
  4. Repita o processo anterior até que o caramelo esteja consistente, esquentando em ciclos de 30 segundos até, no máximo, um total de 3 minutos.

Sabemos que o caramelo está pronto quando borbulhar e adquirir uma cor dourada, como o caramelo tradicional. Nesse momento use-o para untar uma forma de pudim.

Esta receita de caramelo sem açúcar é adequada para diabéticos, por isso recomendamos que você prepare também nossa deliciosa receita de pudim-flan sem açúcar.

Conselhos: Dependendo do microondas, o tempo para conseguir um caramelo mais consistente poderá variar. Preste atenção para não deixar queimar.

Caramelo para pudim no microondas

Como fazer caramelo no microondas? A receita de caramelo anterior é preparada no microondas, no entanto queremos partilhar com você outra opção bem simples também. Esta receita de caramelo no microondas é preparada com açúcar, que pode ser açúcar refinado ou mascavo. Veja abaixo o modo de preparo!

Ingredientes

  • 200 gramas de açúcar refinado ou 150 gramas de açúcar mascavo
  • 30-40 ml de água

Modo de preparo

  1. Misture o açúcar com a água em um recipiente seguro para microondas. Neste caso a água não deve cobrir o açúcar, deve apenas umedecê-lo;
  2. Esquente o açúcar no microondas em potência máxima em ciclos de 20 a 30 segundos, retirando para mexer entre cada ciclo;
  3. Esquente o açúcar no máximo por 3 minutos, respeitando os ciclos de 20 a 30 segundos. Se você observar que o caramelo está escurecendo muito, não esquente mais para evitar queimar.

No caso de querer usar açúcar mascavo é necessário reduzir um pouco a quantidade de açúcar indicada, para que o caramelo não fique demasiado doce. Desta forma a quantidade ideal seria de 150 gramas de açúcar mascavo e cerca de 30 ml de água, apesar de recomendarmos adicionar a água pouco a pouco para não umedecer demasiado o açúcar.

Se você gosta de receitas de microondas, não perca nossa receita de pudim no microondas bem prática.

Calda com essência de baunilha

Se você quer experimentar uma calda de caramelo diferente, confira esta receita de calda de baunilha que combina especialmente bem com pudim de leite condensado! O caramelo de baunilha confere um sabor inigualável aos pudins, por isso não deixe de experimentar:

Ingredientes

  • 100 gramas de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha ou 1 colher de sopa de água e 1 vagem de baunilha

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar e a essência de baunilha diretamente na forma de pudim (apenas se for uma forma metálica);
  2. Coloque em banho-maria no fogo e fique mexendo até o açúcar derreter por completo;
  3. Quando conseguir um caramelo espesso e dourado, retire do fogo.

Calda de caramelo com manteiga

Esta sugestão de caramelo com manteiga fica bem cremosa e gostosa, perfeita não só para pudim mas também para outras sobremesas, como pavê. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo de como fazer caramelo com manteiga para turbinar suas receitas de pudim caseiro:

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • ½ xícara de água
  • 120 ml creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga (colheres rasas)

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar e a a água numa panela e deixe no fogo médio até começar a borbulhar;
  2. Quando a calda ficar douradinha, adicione a manteiga e mexa até dissolver;
  3. Retire do fogo, deixe esfriar por 1 minuto e adicione o creme de leite, mexendo até a calda dobrar de volume;
  4. Despeje sobre o pudim já pronto e desenformado.

Dicas para uma calda de caramelo para pudim perfeita

Como você viu nas receitas de caramelo para pudim acima, é bem fácil fazer este extra delicioso. No entanto algumas distrações poderão arruinar sua calda de caramelo em menos de nada. Para evitar errar na hora de fazer caramelo caseiro, confira nossas dicas para uma calda de caramelo para pudim perfeita:

  • Use uma panela de fundo grosso, assim o açúcar derreterá na temperatura certa e não queimará tão facilmente;
  • Mexa com uma colher de pau, as colheres metálicas, de plástico ou espátulas de silicone não são as mais aconselhadas neste caso;
  • Se você estiver na dúvida em relação às proporções, use meia xícara de água para uma xícara de açúcar;
  • Deixe o açúcar derreter em fogo médio-baixo e fique de olho, tirando do fogo assim que escurecer demasiado;
  • Quando o caramelo estiver pronto, coloque-o direto na forma de pudim e espalhe. Se você deixar o caramelo na panela, ele poderá queimar com o calor residual da própria panela;
  • Você pode aromatizar sua calda de caramelo adicionando na panela uma raspa de laranja ou de limão, um pau de canela, um anis estrelado ou alguns cravinhos.

Receitas de pudim deliciosas

Agora que você sabe como fazer caramelo para pudim no microondas, tradicional, sem açúcar, sem água, com baunilha e com manteiga, vamos para a cozinha preparar um pudim delicioso? Confira estas nossas receitas de pudim caseiro que certamente se tornarão nas suas favoritas:

  • Pudim gelado de leite condensado;
  • Pudim gelado de leite Ninho;
  • Pudim de padaria assado;
  • Pudim de pão caseiro.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou das nossas receitas e dicas!

Se gostou do artigo Como fazer caramelo para pudim, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.