Como fazer manteiga de cupuaçu

Como fazer manteiga de cupuaçu
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

O cupuaçu é um alimento que vai ganhando cada vez mais protagonismo nos cuidados da pele e cabelo e também na cozinha. Mas o que é cupuaçu? O cupuaçu, também chamado de cacau-do-Peru é a fruta do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore tropical nativa da floresta amazônica. Essa frutinha se assemelha a cacau e faz parte da alimentação de quem vive na região norte do Brasil.

Do cupuaçu aproveitamos a polpa e as sementes, também chamadas de amêndoas de cupuaçu, ou nibs de cupuaçu. Com esses ingredientes podemos preparar várias receitas com cupuaçu e uma delas é manteiga de cupuaçu para cozinhar. Sim, você pode usar manteiga de cupuaçu na cozinha e aqui no TudoReceitas mostramos como fazer manteiga de cupuaçu comestível, confira!

O que é manteiga de cupuaçu?

A manteiga de cupuaçu, também chamada de gordura de cupuaçu, é uma manteiga vegetal de aspeto semelhante à manteiga de cacau. Esta manteiga é extraída das sementes de cupuaçu, que contêm 45-48% de óleo. A partir da prensagem das sementes de cupuaçu obtêm-se dois produtos: manteiga de cupuaçu pura e torta de cupuaçu que, após ser moída, pode ser utilizada para o preparo de chocolate de cupuaçu.

Dependendo de como é obtida e de que ingredientes são adicionados a ela, a manteiga de cupuaçu pode ser usada na indústria de cosméticos ou para cozinhar. Quando usada na cozinha a manteiga de cupuaçu confere um sabor delicioso às sobremesas, realçando o gosto de cupuaçu nas receitas.

Imagem: cruda.com.br

Manteiga de cupuaçu - para que serve?

A manteiga de cupuaçu tem dois usos muito distintos:

  • Na cosmética: rica em fitosteróis, muito hidratante e emoliente, é usada na fabricação de shampoo, condicionador, creme para cabelo, entre outros produtos. Pode também ser usada na pele, conferindo um toque agradável, maciez e suavidade à pele;
  • Na culinária: pode ser usada para preparar diversas receitas doces e salgadas, substituindo a manteiga comum ou margarina, ou até mesmo usada pura (como na foto) para espalhar no tão e torradinhas. Ela também é utilizada na fabricação de tabletes de chocolates, como substituta da manteiga de cacau.

Conselhos: A manteiga de cupuaçu usada para o cuidado da pele e dos cabelos não é comestível.

Imagem: comalaemcasa.com.br

Como fazer manteiga de cupuaçu

Antes de mais é importante indicar que, para fazer manteiga de cupuaçu pura e caseira, você precisa de uma máquina específica: uma prensa extratora de óleos vegetais. Isso porque não é possível obter gordura de cupuaçu manualmente.

Para obter o óleo de cupuaçu (que, após solidificar, dá dará origem à manteiga de cupuaçu), as sementes de cupuaçu precisam passar por um longo processo:

  1. Lavar a fruta do cupuaçuzeiro através de imersão em água;
  2. Quebrar os frutos para extração da polpa com sementes;
  3. Separar a polpa das sementes cotando a polpa com uma tesoura e retirando as sementes - a isso se chama despolpamento;
  4. Fermentar as sementes no mesmo dia em que foi feito o despolpamento. Para isso espalhe as sementes em caixas e deixe por 24 horas em temperatura ambiente ao abrigo da chuva. Após, adicione uma solução de açúcar a 30% na temperatura de aproximadamente 38ºC (a proporção é de 1% de solução em relação ao peso das sementes de cupuaçu). Mexa as sementes duas vezes ao dia. Após 48 h do início da fermentação, adicione nova solução de açúcar na mesma concentração, proporção e temperatura da primeira. A fermentação termina entre o 5º e o 7º dia;
  5. Lavar novamente as sementes e deixe secar ao sol;
  6. Torrar as sementes a 150ºC - pode utilizar um tacho de forno - e descasque;
  7. Prensar as sementes a frio para separar a gordura da torta - nome dado ao produto que posteriormente é moído para se obter cupulate em pó;
  8. Filtrar o óleo (manteiga de cupuaçu bruta) obtido através da prensa das sementes até obter um líquido transparente. Esse líquido solidifica em temperaturas baixas, dando origem à manteiga de cupuaçu.

Conselhos: O rendimento da manteiga de cupuaçu é de cerca de 45% em relação ao peso total das sementes. Por isso, com cerca de 1 kg de sementes de cupuaçu, é possível obter 400 a 450 gramas de manteiga de cupuaçu.

Receitas com cupuaçu

A partir da fruta cupuaçu podemos preparar várias receitas doces com cupuaçu. Sua polpa, por exemplo, é usada para preparar mousse e sorvete, as sementes de cupuaçu torradas e moídas (cupulate) podem ser usadas para preparar chocolate de cupuaçu, enquanto que a manteiga, que não assume protagonismo em nenhuma receita, pode ser usada como substituto da manteiga de cacau.

Confira estas receitas com cupuaçu que compartilhamos aqui no TudoReceitas:

  • Chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate)
  • Mousse de cupuaçu com gelatina
  • Torta gelada de cupuaçu
  • Bolo de cupuaçu
  • Sorvete de cupuaçu fácil
  • Suco de cupuaçu fácil
  • Brigadeiro de cupuaçu

Se gostou do artigo Como fazer manteiga de cupuaçu, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Bibliografia
  • https://www.ecycle.com.br/3140-manteiga-de-cupuacu
  • https://books.google.pt/books?isbn=8572550275
  • http://www.suframa.gov.br/publicacoes/proj_pot_regionais/cupuacu.pdf
  • https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/381906/1/BoletimPesquisa108CPATU.pdf