Como fazer pão caseiro fácil

Como fazer pão caseiro fácil

Se você gosta de pão, com certeza já se perguntou como se faz pão em casa. É difícil? Qualquer pessoa pode fazer? A verdade é que sim, você pode fazer pão caseiro sem grande dificuldade, mas ficará ainda melhor se conhecer algumas dicas e truques!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você tudo sobre como fazer pão caseiro fácil: tipos de farinha, tipos de fermento, como amassar, como sovar, como assar e muito mais. Revelamos todos os detalhes de como fazer um bom pão caseiro que com certeza vai deixar você surpreendido. Continue lendo para descobrir...

Tipos de farinha para pão

Os profissionais da panificação costumam dizer que "a farinha é a alma do pão", porque a farinha tem grande importância no resultado final. Por isso:

  • Escolha o tipo de farinha de acordo com o pão que quer preparar. Há opções no mercado para todos os gostos: farinha de arroz, farinha de centeio, farinha de espelta, farinha de trigo, farinha de trigo sarraceno (trigo mourisco), entre outras. Inclusivamente é possível misturar várias farinhas
  • Selecione uma farinha de boa qualidade e conserve-a da maneira adequada. Deve proteger sempre a farinha da luz, da umidade e dos odores;
  • Ao escolher uma farinha de trigo (a ideal para os iniciantes), opte por uma que contenha cerca de 10-11% de proteína vegetal ou, melhor ainda, 12%. Esta proteína vegetal, ou seja, o glúten, é necessário para conseguir um pão mais fofinho, mas firme na hora de cortar. Esta farinha com maior porcentagem de glúten é chamada de farinha tipo 1, ou farinha para pão.

No caso de preparar uma receita de pão sem glúten, como o pão com farinha de arroz, lembre que a consistência não será a mesma que preparar um pão comum, com farinha de trigo.

Como preparar um bom pão

No momento de fazer pão, tudo se resume a escolher ingredientes de boa qualidade e a ter paciência. Ter paciência implica também prestar atenção e ser disciplinado para seguir os passos certos, fundamentais para a preparação de qualquer tipo de pão.

A sova do pão

Quando amassamos e sovamos um pão de farinha de trigo, estamos desenvolvendo o glúten, de modo a conseguir uma massa mais elástica, ao mesmo tempo que incorporamos ar nela. Um pão bem amassado determina a estrutura da massa com a produção dos gases da fermentação. Por outras palavras, sovar o pão é como construir uma casa: se as bases não estão seguras, em algum momento ela cairá. Os pães feitos com outros tipos de farinhas (que não contêm tanto glúten quanto a de trigo) não necessitam ser tão sovados.

A fermentação

O que acontece com o vinho acontece de forma semelhante com o pão. Existem diferenças entre fermentação longa e fermentação curta. Quando a massa tem longos períodos de repouso (como na receita de pão levain), o resultado é um pão perfeito, com crosta crocante, miolo macio saboroso e com maior durabilidade; uma fermentação curta (como esta receita de pão batido na batedeira) resulta num pão com menos sabor e que fica duro em pouco tempo (por vezes até no próprio dia). Dependendo se você usa fermento biológico fresco seco, a fermentação deverá durar entre 3-4 horas ou 1-2 horas, respectivamente.

O levain

O levain, também chamado de fermento caseiro e masa madre, é um fermento natural que pode ser feito em casa facilmente. Mas, para quê usar fermento caseiro se podemos usar fermento biológico? A resposta é simples: porque este tipo de fermento proporciona mais características sensoriais no pão, difíceis de conseguir com o fermento que se vende no mercado, e faz com que se consigam pães mais particulares (sobretudo em sabor).

  • Se você quer saber mais sobre fermento natural para pão, confira nossa matéria.

O cozimento

A importância do cozimento do pão é fundamental, porque é através deste processo que o pão deixe de crescer(obtém a sua estrutura definitiva) e se desenvolvem por completo suas propriedades organolépticas (aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato). No momento de cozer o pão existem dois pontos chave: temperatura e umidade (calor e vapor).

Como sovar o pão - passos e técnicas

A sova tradicional do pão facilita a incorporação dos ingredientes, desenvolvendo a estrutura da massa, retirando o excesso de gás (originado pela fermentação), origina a consistência macia do pão e influencia o seu formato final. O processo de sovar o pão divide-se em duas etapas:

  • Primeira sova: incorporação de ingredientes, formação de consistência e primeira modelação;
  • Segunda sova: desgaseificação, segunda modelação (criação do formato final) e esticar a massa.

Processo da primeira sova

  1. Incorpore os ingredientes secos e os líquidos lentamente. Lembre que, independentemente da receita que você está seguindo, pode ser necessário colocar mais farinha ou mais água, pois a consistência da massa depende da temperatura e umidade ambientes, além da qualidade da farinha;
  2. Uma vez incorporados os ingredientes, deixe a massa repousar por 10 minutos e coberta com um pano limpo, para evitar que fique ressequida;
  3. Após esse tempo, amasse sobre a bancada polvilhada com farinha, dobrando a massa sobre si mesma;
  4. Repita este processo (de repousar e sovar), tantas vezes quanto o necessário até conseguir a consistência desejada; massa elástica, lisa, nada grudenta e que não quebra facilmente;
  5. Finalmente, modele a massa e coloque-a em um bowl untado. Unte também a massa com azeite por cima, para evitar que fique ressequida, cubra com um pano e deixe crescer (primeira fermentação).

Processo da segunda sova

  1. Desgaseificação: consiste em amassar brevemente para retirar o ar que a massa adquire durante a primeira fermentação. Coloque a massa na bancada e pressione-a suavemente durante alguns segundos, utilizando as pontas dos dedos;
  2. Modelação: modelar a massa em forma de bola é uma técnica que se aplica para eliminar as irregularidades da masa, criando una superfície lisa que aguenta a estrutura da massa. Assim, durante a fermentação, não se escapará o gás, garantindo uma massa macia e fofinha no final. Dependendo do tipo de pão e do seu formato, este pode ser o passo final da segunda sova;
  3. Esticar a massa: algumas massas, depois de serem modeladas, são esticadas com um rolo de massa ou com as mãos, porque seu formato final assim o pede.

Quanto tempo se deixa o pão crescer

O tempo que se deixa fermentar (crescer) a massa do pão é muito importante. Esses tempos de descanso são períodos de fermentação, importantes para atribuir força na massa e sabor. É importante recordar que, quanto mais lenta e demorada for a fermentação do pão, melhor será o resultado final. No entanto, também é necessário considerar que nem todas as farinhas suportam períodos de fermentação longos, pelo que é necessário adaptar esse tempo de descanso em função da farinha usada.

  • Primeira fermentação (repouso): dura entre 15 minutos a várias horas, dependendo do tipo de farinha que se utiliza, da receita, da temperatura e da umidade do ambiente. Esta primeira fermentação é fundamental, pois é quando o glúten se desenvolve, com a finalidade de conseguir uma massa macia, esponjosa e aromática;
  • Segunda e terceira fermentação: realiza-se para conferir forma ao pão. Geralmente dura uma hora, mas depende do clima (quanto mais frio estiver o ambiente, mais tempo demorará). Se deixamos o pão fermentar durante demasiado tempo, ele ficará com um gosto mais ácido.

Conselhos: Se você não sabe quanto tempo deve deixar fermentar a massa, tenha em conta que cada fermentação termina quando a massa duplica o seu volume.

Como fazer pão caseiro simples e fácil

Agora que você já ficou sabendo dos principais conceitos de como fazer pão em casa, vamos preparar uma receita de pão caseiro simples passo a passo para ver como aplicar os conhecimentos na prática. No entanto, não iremos colocar em prática todos os ensinamentos porque, como referimos, existem diferenças dependendo do tipo de farinha usada.

Se você está buscando a melhor receita de pão caseiro, saiba que ela não existe. Cada cozinheiro/padeiro tem sua própria receita e truques para fazer o pão. No entanto, esta receita de pão caseiro simples e fácil que compartilhamos é ideal para iniciantes e resulta num pão perfeito.

Ingredientes:

  • 750 g de farinha de trigo tipo 1 (farinha para pão)
  • 15 g de fermento biológico seco (instantâneo)
  • 2 colheres de chá de sal
  • 450 ml de água morna

Receita de pão caseiro passo a passo

  1. Misture a farinha com o fermento e o sal;
  2. Abra um buraco ao centro desses ingredientes secos e coloque aí a água morna;
  3. Misture com uma colher de madeira até incorporar bem todos os ingredientes;
  4. Comece amassando e sovando com as mãos em uma bancada enfarinhada, dobrando a massa sobre si mesma e fazendo força para deixar a massa bem macia (aproximadamente durante 10 minutos);
  5. Se a massa grudar muito, deixe repousar por alguns minutos;
  6. Modele a massa em forma de bola, coloque em um bowl polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe até dobrar de volume (demorará entre 1 a 2 horas);
  7. Coloque novamente a massa na bancada enfarinha e sove durante mais alguns minutos, para retirar o gás;
  8. Modele a massa do pão no formato pretendido e coloque numa forma untada ou no tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Deixe repousar novamente durante 1-2 horas, coberto com um pano;
  9. Pré-aqueça o forno nos 230ºC e, se quiser, faça alguns cortes na massa do pão. Coza o pão durante 30-40 minutos ou até observar que está pronto.

Como fazer pão com farinha de trigo comum

A farinha de trigo comum apresenta uma porcentagem de glúten baixa (geralmente inferior a 9-10%), pelo que não é a mais indicada para fazer um bom pão caseiro. No entanto, não significa que não possa ser usada para fazer um pão simples. Siga estas dicas de como fazer pão com farinha de trigo comum perfeito:

  • Será necessário adicionar mais farinha: devido à baixa porcentagem de glúten, será necessário adicionar mais farinha na receita de pão (aproximadamente mais 1 xícara). Evite adicionar demasiada farinha, para que o resultado não seja um pão duro e difícil de digerir;
  • Utilize pouco líquido e/ou pouca gordura: este tipo de farinha contém pouca proteína, pelo que a sua estrutura é mais frágil e não retém bem os líquidos. Por isso será necessário diminuir a quantidade de água ou gordura (óleo ou azeite) na receita até conseguir a consistência de massa de pão ideal;
  • Não exagere na sova do pão: ao usar farinha de trigo comum, sovar demasiado o pão prejudica a estrutura da massa. Da mesma forma uma fermentação muito prolongada será prejudicial para o sabor, deixando o pão com gosto ácido.

Receita de pão caseiro com farinha de trigo comum

Ingredientes:

  • 600 g de farinha de trigo comum
  • 350 ml de água morna
  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 10 g de sal
  • Azeite de oliva

Modo de preparo:

  1. Misture a farinha com a água morna. Pode fazer isso com as mãos, para favorecer a sova;
  2. Adicione o sal e o fermento desfeito em pedacinhos e continue misturando;
  3. Amassa durante 6 minutos, aproximadamente, depois forme uma bola, cubra com um pano e deixe repousar, para que se produza a primeira fermentação. A massa deverá dobrar de volume, isto demorará entre 1 a 2 horas;
  4. Coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada, amasse novamente e modele em forma de bola. Coloque a massa do pão sobre um tabuleiro de forno com papel manteiga, faça alguns cortes na parte de cima e deixe repousar para a segunda fermentação. Novamente, a massa deve dobrar de volume e, desta vez, 1 hora será suficiente.
  5. Pincele o pão com azeite de oliva e asse no forno preaquecido a 220ºC durante 45-50 minutos.
  6. Retire, deixe esfriar sobre uma grelha de resfriamento e delicie-se!

Outras receitas de pão

Agora que você sabe como faz pão caseiro, está na hora de testar outras receitas de pão! Aqui no TudoReceitas você encontra várias sugestões que agradam a todos os gostos.

Receitas de pão com fermento biológico

Indicamos algumas sugestões de pães com fermento biológico, que deverão ser sovados e deixados para fermentar por algumas horas. Esses são pães de massa fofinha semelhantes ao pão de padaria:

  • Pão batido no liquidificador com leite condensado
  • Pão caseiro integral simples
  • Pão francês caseiro
  • Pão de leite fofinho

Receitas de pão com fermento químico

Confira também estas receitas de pães com fermento químico (fermento em pó, tipo Royal), que são mais rápido de preparar pois não precisam ficar crescendo antes de assar.

  • Pão de minuto da Palmirinha
  • Pão de minuto rápido fofinho

Se gostou do artigo Como fazer pão caseiro fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.