Como hidratar gelatina em folha

Como hidratar gelatina em folha

A gelatina incolor é um ingrediente muito popular no preparo de sobremesas geladas. Ela é usada para conferir consistência e evitar que a sobremesa "desmanche" após o preparo. Porém, para iniciantes na cozinha e para quem não está acostumado usar gelatina nas receitas, ela pode suscitar várias dúvidas.

No mercado encontramos gelatina em pó e gelatina em folha e, apesar de ambas serem usadas com a mesma finalidade, sua forma de dissolver é diferente. O procedimento de como usar e como dissolver gelatina incolor em folha é um pouco mais demorado que o procedimento de dissolver gelatina em pó. Continue aqui no TudoReceitas para saber tudo sobre como hidratar gelatina em folha como um verdadeiro mestre confeiteiro!

O que é gelatina em folha?

A gelatina em folha é um produto sem glúten que pode ser usado no preparo de várias receitas doces e algumas salgadas também. As gelatinas comuns são uma proteína derivada da hidrólise do colágeno, sendo um produto de origem animal.

Nesta matéria do TudoReceitas contamos para você tudo sobre folha de gelatina:

  1. Gelatina em folha para que serve
  2. Quantas gramas tem uma folha de gelatina
  3. Como hidratar gelatina em folha
  4. Como dissolver gelatina em folha
  5. Como substituir gelatina em folha por gelatina em pó

Gelatina em folha para que serve

A gelatina em folha tem os mesmos usos que a gelatina em pó, servindo para conferir mais consistência nos preparos sobretudo doces: pudins, tortas, mousses e mais. No mercado você encontra dois tipos de gelatina em folha:

  • Gelatina em folha incolor: ideal para o preparo de todo o tipo de receitas que pedem gelatina em folhas. Não contém cor nem sabor, por isso não compromete o sabor final do prato;
  • Gelatina em folha vermelha: é preparada do mesmo jeito que a gelatina em folha incolor e também não tem sabor, porém sua cor vermelha influencia a cor do prato. É indicada para preparar sobremesas coloridas.

Quantas gramas tem uma folha de gelatina

Na hora de usar folha de gelatina, e sobretudo quando precisamos adaptar as proporções de ingredientes nas receitas, é importante saber quantas gramas tem uma folha de gelatina.

Uma folha de gelatina equivale a quantas gramas? Muitas embalagens de gelatina em folhas contêm 6 folhas e um total de 10 gramas, por isso cada folha de gelatina equivale a aproximadamente 1,6 gramas.

  • Se você quer saber como substituir gelatina em folha por gelatina em pó, confira nossas dicas abaixo.

Como hidratar gelatina em folha

Hidratar gelatina em folha é bem simples, porém requer um procedimento cuidado. Confira:

  1. Parta as folhas de gelatina em dois ou mais pedaços e coloque num recipiente fundo;
  2. Acrescente água fria até cobrir (aproximadamente 1 colher de sopa de água fria para cada 1 folha de gelatina) e deixe hidratar por 10 a 15 minutos;
  3. Você saberá que a gelatina está hidratada quando ficar mole. Nesse momento pegue nela e escorra o excesso de água apertando-a entre as mãos;
  4. Como dissolver gelatina em folha? Após escorrer a água em excesso esquente ligeiramente a gelatina em banho-maria ou no microondas em potência baixa por 30-60 segundos;
  5. Quando a gelatina em folhas estiver líquida e ainda mole, pode ser misturada no preparo da receita.

Para garantir o sucesso das receitas com gelatina em folha, vale a pena prestar atenção também nestes detalhes importantes:

  • Na hora de dissolver, a gelatina não pode ferver, ou ficará com uma textura fibrosa e perderá sua capacidade de gelatinizar - o ideal é que a gelatina não ultrapasse uma temperatura de 40ºC;
  • Se a gelatina endurecer antes de a usar ela na receita, volte a esquentar de acordo com a indicação no passo 4 acima;
  • Após o preparo da receita com gelatina, reserve o prato na geladeira ou no freezer por, no mínimo, 2 horas, para que ocorra a gelatificação. Não congele pratos feitos com gelatina.

Como substituir gelatina em folha por gelatina em pó

Provavelmente você já encontrou algumas receitas que pedem gelatina em pó mas, nesse momento, você só tem gelatina em folhas e fica sem saber como substituir folha de gelatina por gelatina em pó. Essa substituição pode ser feita, no entanto é importante lembrar que a equivalência de gelatina folha e pó não é a mesma e o modo de preparo é diferente.

1 folha de gelatina equivale a quanto em pó? Geralmente uma folha de gelatina corresponde a uma colher de chá de gelatina em pó, lembrando que um envelope de gelatina em pó sem sabor contém 12 gramas, que equivale a uma colher de sopa.

Por isso, na hora de usar gelatina em folha no lugar de gelatina em pó, faça a medição da gelatina em pó em colheres de chá. Exemplo: se a receita pede 4 folhas de gelatina, use 4 colheres de chá de gelatina em pó.

Receitas com gelatina em folha

Agora que você sabe para que serve gelatina em folha, vale a pena descobrir a seleção de maravilhosas receitas com gelatina em folha que separámos para si! Confira e experimente:

  • Gelatina de limão natural
  • Gelatina de Natal
  • Bavaroise de abacaxi
  • Jujuba caseira
  • Torta de queijo fresco
  • Mousse de morango natural
  • Torta gelada de maracujá

Se gostou do artigo Como hidratar gelatina em folha, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.