Como higienizar alface

Como higienizar alface

O alface é um legume de folhas altamente apreciado na cozinha, pois serve como entradinha leve ou acompanhamento para diversos pratos. Também aporta importantes benefícios ao organismo, já que combate a anemia, evita a constipação, ajuda a controlar o colesterol alto, regula os níveis de açúcar no sangue, serve para tratar dores e ajuda a curar o resfriado, entre muitos outros benefícios.

Apesar disso, a alface também pode causar doenças graves se não for corretamente lavada e higienizada já que, por vezes, pode conter terra, adubos e alguns microrganismos perigosos, como a bactéria Escherichia coli. Para evitar isso e garantir uma alimentação saudável para toda a família, continue aqui no TudoReceitas e descubra como higienizar alface de distintas formas.

Como higienizar alface corretamente

Para higienizar alface sem químicos, siga estas recomendações gerais:

  • A alface se lava sempre no momento prévio de consumi-la. Não é aconselhado lavar este legume antes de armazenar, já que o excesso de umidade acelera o processo de deterioração;
  • Lave bem as mãos. Lave corretamente, usando água e sabão durante 20 segundos;
  • Lave meticulosamente a superfície de trabalho e os utensílios que serão usados. Por exemplo: faca, tábua, peneira, mesa, etc. Além disso, use uma tábua para cada coisa: uma para vegetais, outra para carne e uma outra para peixe. Seguindo estas medidas, você evitará uma possível contaminação cruzada;
  • Desfolhe a alface, lave e higienize. Seque as folhas com muito cuidado para evitar que quebrem ou se estraguem. Mergulhe em água com algum antisséptico natural, como limão ou vinagre, como explicaremos a seguir;
  • O tempo de remolho não deve superar os 15-20 minutos. Passado esse tempo, esfregue as folhas de alface com as mãos, uma por uma, com delicadeza para não quebrá-las. Faça isso até sentir que não há mais rastro de terra nem sujeira;
  • Passe por água corrente. Uma vez higienizadas, passe por bastante água corrente da torneira;
  • Elimine as folhas manchadas e murchas;
  • Seque muito bem as folhas de alface antes de servir. Deixe-as em uma peneira e seque com papel toalha ou use uma centrífuga própria para secar verduras. Depois, pode temperar e servir segundo a sua preferência.

Conselhos: Higienize sempre a alface antes de cortá-la.

Como higienizar alface com água sanitária

Um dos germicidas mais eficientes para produtos alimentares de consumo humano é o que se conhece por lixívia de uso alimentar, também chamada de água sanitária e hipoclorito de sódio. Cuidado, não é a mesma lixívia para a limpeza do lar, já que esta é altamente tóxica e jamais deve usar-se para higienizar alimentos.

A lixívia de uso alimentar ajuda na purificação da água para beber ou para alimentos (frutas e legumes). A capacidade de limpeza e desinfecção do cloro, em todos os formatos, é indiscutível, já que inibe e destrói uma grande variedade de microrganismos: bactérias, vírus, fungos, fermentos, espoas, algas, protozoários, a totalidade dos microrganismos de origem fecal e muitos outros. Veja como higienizar alface com água sanitária:

  • Numa bacia coloque 1 litro de água para cada colher de chá de lixívia alimentar;
  • Siga os passos anteriormente explicados, remolhando a alface na solução durante 10 minutos.

Conselhos: A fim de promover uma ação antisséptica, recomenda-se que a concentração de hipoclorito de sódio seja em torno 2,0 a 2,5% e o tempo de ação de 10 minutos em contato com o alimento ou superfície (1).

Como higienizar alface com vinagre

O vinagre branco tem capacidades antimicróbicas reconhecidas, que servem para higienizar superfícies e eliminar gordura, assim como para higienizar vegetais e legumes. Além disso, não é toxico e é uma excelente forma de limpar alface sem químicos. Mesmo assim, você deve considerar que a efetividade do vinagre ronda o 80%, já que há agentes patogênicos resistentes ao vinagre. Para usar vinagre como higienizador alimentar, faça o seguinte:

  • Prepare um recipiente grande com água e vinagre. A proporção deve ser de partes iguais (por exemplo 250 ml de água e 250 ml de vinagre);
  • Siga sempre as indicações anteriormente descritas para garantir um bom resultado final.

Como higienizar alface com bicarbonato

O bicarbonato é um composto solúvel em água com um ligeiro sabor alcalino. Quando entra em contato com um ácido relativamente forte (como o vinagre), decompõe-se em dióxido de carbono e água. A partir desta reação, obtemos os seus múltiplos usos como, por exemplo, o seu poder antimicróbico. O bicarbonato é excelente para desinfetar alface de forma natural, já que não é tóxico e não deixa sabor. Dito isto, prepare este antisséptico da seguinte forma:

  • Numa tigela grande, coloque 1 litro de água morna e 2 colheres de chá de bicarbonato.
  • Utilize este produto caseiro sempre acompanhado do procedimento completo para higienizar alface, acima descrito.

Como higienizar alface com limão

O limão é um bom antisséptico natural pelo seu alto nível de acidez que muda o pH nas células bacterianas. Desta forma, se cria um ambiente ácido no qual os micróbios não podem sobreviver. Algumas pessoas pensam que a sua eficácia supera a do vinagre. Mas, como se deve usar este produto para higienizar de forma natural?

  • Lave bem os limões, esfregando as cascas com uma escova, passe por bastante água corrente da torneira e higienize.
  • Deposite numa tigela grande 1 litro de água e ¼ ou ½ litro de suco de limão.
  • Siga os passos explicados anteriormente para higienizar alface.

Como higienizar alface com água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, que é o mesmo que água oxigenada, tem propriedades germicidas, capazes de eliminar microrganismos por meio da oxidação, já que provoca um processo de queimadura controlada. Muitas pessoas não associam o uso deste produto como desinfetante para alimentos, mas serve sim, já que não é tóxico e elimina muitos microrganismos. Mas, como higienizar alface com água oxigenada?

  • Numa tigela grande, coloque 1 litro de água e ½ xícara de água oxigenada (a mesma de uso médico de 10 vol.);
  • Siga as instruções do ponto 1 para higienizar a alface.

Mesmo que higienizar com água oxigenada não seja prejudicial, recomendamos optar pelos métodos anteriores, que são muito mais seguros. Quando a alface estiver higienizada, já pode usá-la para elaborar a suas receitas preferidas. Aqui algumas sugestões:

  1. Pesto de alface
  2. Salada de alface com abacate
  3. Sopa de alface
  4. Wrap de atum com alface

Se gostou do artigo Como higienizar alface, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Referências
  1. https://www.uniftc.edu.br/covid-19-como-usar-de-forma-eficiente-a-agua-sanitaria-em-ambientes-e-alimentos/