Como higienizar verduras

Como higienizar verduras

Quando consumimos frutas e legumes é imprescindível lavar e higienizar os alimentos e utensílios corretamente, já que existem agentes patógenos e elementos químicos que podem causar contaminação e, consequentemente, doenças em nosso organismo. Com a atual pandemia do coronavírus, é ainda mais necessário reforçar as medidas de higiene alimentar!

Descuidar a higiene dos vegetais que consumimos pode ter consequências na nossa saúde, causando distintas doenças de tipo microbiano, víricas ou bacteriana. Lavar os legumes só com água não é garantia de desinfecção, é por isso que aqui em TudoReceitas compartilhamos todos os detalhes sobre como higienizar verduras e legumes em casa. Confira abaixo todas as dicas!

Passo a passo de como higienizar frutas e verduras

Ainda que existam claras diferenças entre as verduras, pelas características de cada tipo de vegetal, quando falamos de higienizar há algumas regras básicas aplicáveis a todos e que sempre devemos seguir:

  • Lave bem as mãos com água corrente e sabão durante 20 segundos;
  • Limpe bem a superfície de trabalho e os utensílios de cozinha que vai usar (por exemplo: a mesa, a faca, a tábua, a peneira, etc);
  • Use uma esponja e escova para cada tipo de legume: para legumes de cascas duras, como a abóbora, use uma escova grande com cerdas fortes; para legumes com a pele mais delicada, como o pepino, berinjela, abobrinha, etc., use uma esponja ou escova com cerdas suaves; para tubérculos como a batata, use uma escova de cerdas intermédias.
  • Use uma tábua exclusivamente para vegetais: se você usa a mesma tábua para todos os alimentos, você arrisca uma contaminação cruzada. Use uma tábua exclusiva para cada tipo de alimento: uma para vegetais, outra para pão e pastelaria, uma para carnes e outra para peixe. Evite tábuas com texturas muito porosas, para que seja mais fácil lavar e para evitar a formação de fungos;
  • Use algum antisséptico para higienizar as tábuas: nestes tempos de pandemia, o produto mais recomendável é a lixívia de uso alimentar (hipoclorito de sódio), ainda que existam métodos com produtos não químicos. Para usar a lixívia, coloque numa tigela grande uma solução de 1 litro de água por cada 1 colher de chá de lixívia alimentar.

Algumas medidas especiais para a pandemia

Ainda que o Covid-19 não se propague através dos alimentos, vale a pena ter todos os cuidados. Quando você chegar do mercado, separe os legumes e frutas para higienizar e, se necessário, higienize as embalagens com um borrifador que contenha uma solução de álcool e água. Deixe agir durante por uns 5 minutos e, usando papel toalha, seque as embalagens. Para cada embalagem use um um papel toalha e jogue-o fora quando terminar.

Uma vez feita a parte anterior, lave todos os vegetais com água corrente e prepare uma solução de água e lixívia de uso alimentar (hipoclorito de sódio). Coloque os vegetais numa bacia com água e deixe repousar durante 4-5 minutos. Passado esse tempo, seque bem os vegetais e guarde-os na geladeira ou no congelador. Durante todo esse procedimento use luvas ou lave as mãos várias vezes.

Conselhos: Ao usar lixívia lembre-se que rótulo deve indicar cloro para uso alimentar e de purificação de água. Não use cloro comum, já que este é tóxico.

Opções naturais para higienizar verduras e legumes

Depois de conferir acima as regras básicas de como higienizar legumes corretamente, descubra quais são os melhores desinfetantes para eliminar os microrganismo dos alimentos. Todos são bons para todo tipo de legumes, de forma que você poderá escolher um ou outro segundo a sua preferência ou o que você tem disponível em casa.

Como higienizar legumes com lixívia de uso alimentar (hipoclorito de sódio)

A lixívia alimentar é um excelente desinfetante pela sua incrível eficácia. Lembre-se de usar o produto alimentar e não o doméstico. A proporção deve ser:

  • 1 litro de água para cada 1 colher de chá de cloro ou lixívia alimentar

Como higienizar legumes com vinagre

Um dos melhores desinfetantes naturais para higienizar legumes e frutas é o vinagre, tanto o vinagre de álcool como o vinagre de maçã. Somente deve misturar em partes iguais água e vinagre e mergulhar o alimento dentro dessa solução. A quantidade dependerá das verduras que serão higienizadas.

Como higienizar verduras com limão

O limão é outra opção perfeita para higienizar verduras de forma natural pelas suas propriedades antimicróbicas. A proporção recomendada é:

  • 1 litro de água por cada meio litro de suco de limão no máximo, sendo ideal a proporção de 1/4.

Como higienizar legumes com bicarbonato de sódio

Finalizamos a lista dos melhores desinfetantes para legumes com o bicarbonato de sódio, outro potente antisséptico. Siga esta proporção:

  • 1 litro de água quente por cada 2 colheres de chá de bicarbonato.

A seguir, explicamos os tempos e outras recomendações em função do tipo de verdura.

Como higienizar verduras de folhas

A alface, os espinafres, as acelgas e muitas outras verduras, precisam de um trato especial para não se danificarem durante o processo de higienização. Os passos são simples e aqui explicamos como lavar verduras de folha verde:

  1. Desfolhe o vegetal: separe as folhas com muito cuidado para evitar estragá-las ou quebrá-las;
  2. Elimine as folhas danificadas ou com vestígios de podridão;
  3. Mergulhe as folhas em água com algum antisséptico: coloque dentro de uma tigela grande e profunda e acrescente o antisséptico natural da sua preferência (confira as opções acima).
  4. O tempo de remolho não deve superar os 15-20 minutos. Passado esse tempo, esfregue as folhas com as mãos, uma a uma, suavemente. Faça isso até eliminar todos os rastros de terra e sujeira;
  5. Passe as folhas por água corrente, para enxaguar bem;
  6. Seque as folhas corretamente: coloque-as numa peneira e finalize a secagem com papel toalha absorvente.

Para mais informação no caso específico da alface, consulte nosso artigo sobre como higienizar alface.

Como higienizar raízes e tubérculos

Ainda que muitas pessoas tenham o hábito de cortar este tipo de legumes (batata, cenoura, inhame, gengibre, etc.) antes de higienizar ou higienizar depois de descascar, isso é um procedimento incorreto e pouco saudável. Por que? Este tipo de alimentos costumam apresentar restos de terra e fertilizantes, os quais podem conter microrganismos que provocam doenças. Talvez você tenha feito isso várias vezes sem observar consequências, mas essa prática é arriscada e não a recomendamos.

Siga estas dicas de como higienizar raízes e tubérculos:

  1. Nunca descasque legumes antes de lavar: se você cortar os legumes sem higienizar primeiro, estará transportando os possíveis microrganismos que se encontram no exterior para o interior do alimento, que será contaminado;
  2. Mergulhe os tubérculos numa tigela com algum desinfetante e água: prepare uma solução antisséptica (confira as sugestões acima) e deixe os tubérculos nela durante uns 15-20 minutos;
  3. Lave bem os legumes usando uma escova: use uma escova de cerdas médias para esfregar a casca deste tipo de legumes, eliminando a terra e o pó;
  4. Passe por água corrente da torneira, para enxaguar;
  5. Seque bem e armazene seus tubérculos ou use em seguida.

Confira estas sugestões de receitas com alguns dos tubérculos mais populares na nossa alimentação:

  • Batata à dorê
  • Caldo de mandioca simples
  • Chips de inhame na AirFryer
  • Suco de beterraba com laranja e cenoura

Como higienizar brócolis e couve flor

A família dos legumes crucíferos (couve-flor, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, repolho, nabo, rabanete, folhas de mostarda...) está representada por vegetais de estrutura frágil, que albergam muitos espacinhos onde se podem esconder insetos. Por este motivo, geralmente pensamos que são difíceis de lavar, mas nada que algumas dicas práticas não resolvam. Descubra como higienizar brócolis, couve flor e outros alimentos semelhantes:

  1. Lave os legumes crucíferos segundo as suas características: os que tiverem folhas podem ser higienizados da mesma forma que as verduras de folha verde. Os restantes precisam ser lavados conforme indicado abaixo;
  2. Separe os ramalhetes: separe os ramalhetes, que se assemelham a pequenas árvores. Pode fazer isso com as suas próprias mãos ou com uma faca;
  3. Mergulhe os ramalhetes dentro duma tigela com a solução antisséptica escolhida (confira as opções acima). Remova-os da água e deixe por uns 15-20 minutos. O ideal é não deixar os ramalhetes boiando, para evitar isso poderá colocar um prato em cima, um pouco mais pequeno que a tigela;
  4. Escorra a água e passe os ramalhetes por água corrente, esfregando um pouco;
  5. Seque. Coloque os ramalhetes numa peneira e seque com papel toalha, agora já estão prontos para qualquer receita!

Uma das melhores formas de comer este tipo de verduras é no forno. Aqui a nossa deliciosa receita de couve-flor gratinada fit e veja também como congelar brócolis e couve flor.

Como higienizar tomate, abobrinha e berinjela

No caso dos legumes com pele mais suave e comestível, como a abobrinha, a berinjela e o pepino, a técnica para higienizar é a mesma que a dos tubérculos e raízes que indicamos assim. Mesmo assim, no momento de esfregar estes vegetais, use uma escova com cerdas suaves e com gentileza, para não machucar.

Como limpar cogumelos frescos

Higienizar cogumelo é muito simples, mas deve ser feita uma limpeza a seco. Por ser um fungo, não aconselhamos lavar os cogumelos com água nem deixá-los de molho, pois eles irão absorver água e isso resultará em cogumelos com textura úmida e sem sabor.

O ideal é utilizar um pano prato ou papel toalha espesso embebido em uma das soluções antissépticas acima e esfregar os cogumelos cuidadosamente, se necessário usando também uma escova pequena. Algumas pessoas gostam também descascar o cogumelo, ou seja, remover a pelinha que os envolve - se quiser, poderá fazer isso com a ajuda de uma faca pequena. Depois disso poderá usá-los ou armazenar na geladeira dentro de um saco de papel.

Se gostou do artigo Como higienizar verduras, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.