Como limpar forno elétrico

Como limpar forno elétrico

Preparar a comida no forno elétrico deixa tudo mais fácil e prático, afinal, ele é super coringa na cozinha. No entanto, tem uma parte do processo que pode não ser muito prazerosa, mas é fundamental: a limpeza! Hoje no TudoReceitas vamos te contar como limpar forno elétrico da melhor forma, exigindo menos esforço possível.

Sabemos que existem fornos elétricos de tipos diferentes: de bancada, embutido e portátil. Independente das peculiaridades de cada um, antes de iniciar a limpeza, é importante se certificar que o forno esteja desligado, e de preferência fora da tomada, por questão de segurança.

Também recomendamos para melhor manutenção do seu forno elétrico, que se faça uma limpeza bem básica na rotina com esponja macia e detergente neutro para evitar o acúmulo de gorduras. Isso facilita quando a limpeza mais completa dele for feita.

Como limpar o forno elétrico

Primeira regra: limpar o seu forno elétrico não precisa ser desgastante! Vamos agora para o passo a passo de como limpar o forno elétrico por dentro?

Depois que você já desligou o forno, tenha esses seguintes itens a mão:

  • 1 pano de microfibra;

  • Álcool em gel ou detergente;

  • Escova de cerdas médias;

  • Bucha macia;

  • Um pouco de água;

  • Papel toalha;

  • Luvas de borracha, caso prefira usá-las.

  1. Primeiro, coloque as luvas de borracha e remova as grelhas móveis de seu forno.
  2. Para limpar as grelhas, coloque detergente e água na bucha e esfregue. Caso a sujeira não saia, sugerimos colocá-las em algum recipiente com água quente e um pouco de detergente neutro para amolecer a sujeira. Ao passar a bucha depois desse processo, a sujeira sai bem fácil!
  3. No interior do forno, use a escova de cerdas com detergente e água para retirar as sujeiras dos cantos.
  4. Em seguida, passe o pano de microfibra com álcool em gel para retirar a gordura do interior do forno.
  5. O papel toalha serve para retirar resquícios dos produtos e secar a parte interna do forno.
  6. Na porta do seu forno, você pode passar a bucha com água e detergente, e em seguida, limpar com o papel toalha para retirar o produto e a sujeira.
  7. Finalize a porta do forno com um pouco de álcool em gel em um pano de microfibra, e se ficar resíduo de produto, passe novamente um papel toalha.
  8. Depois de finalizado, coloque as grelhas agora limpas de volta, e deixe o forno aberto por uns 20 minutos para certificar que ele fique totalmente seco por dentro e os produtos tenham evaporado.
  9. Prontinho! O seu forno está limpo e pronto para a próxima receita!

Mas também queremos lembrar alguns alertas importantes para o momento da limpeza:

  • Jamais utilize esponja de aço, isso vai arranhar o seu forno, podendo descascar a parte da interna, além de arranhar o vidro;

  • Não use produtos de limpeza próximo ao gerador de calor ou ventilador do forno, isso pode estragar o equipamento.

  • Jamais limpe com o forno quente, após usá-lo, porque isso pode ser muito perigoso.

Com essas orientações em mente, sugerimos que você crie uma rotina de limpeza para o seu forno, para ele não acumular sujeira e o processo de limpeza ser mais fácil.

O que achou das nossas dicas de como limpar forno elétrico!? Esperamos que tenha ajudado para manter a sua rotina da cozinha muito mais fácil e organizada!

Se gostou do artigo Como limpar forno elétrico, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.