Como limpar o brócolis

Como limpar o brócolis

O brócolis é uma verdura muito saudável e popular em todo o mundo, indicado sobretudo em dietas de perda de peso. Pode ser usado em vários preparados diferentes como saladas, cozidos de panela, macarronada ou simplesmente refogado e servido como acompanhamento. Se você deseja incluir esse alimento maravilhoso no seu cardápio, é importante que aposte na limpeza e higienização corretas para que o seu consumo não apresente riscos para a saúde. Confira como limpar o brócolis neste artigo do TudoReceitas e desfrute dos seus benefícios com toda a segurança!

Limpar o brócolis

Para limpar o brócolis recomendamos que comece por separar os floretes do caule (você pode aproveitar o caule no preparo de sopa, por exemplo). Confira se o alimento tem alguma parte danificada ou estragada e, caso encontre danos, corte fora essas partes com uma faca.

  • Se você não sabe se seu brócolis está estragado, confira nosso artigo Como saber se os brócolis estão estragados.

Higienizar o brócolis

Lave o brócolis sobre água fria para remover as impurezas. Se quiser higienizar o brócolis coloque-o em um recipiente com água e 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco ou de maçã e deixe ficar por 15 minutos. Outra opção é usar hipoclorito de sódio no lugar do vinagre, nesse caso a quantidade indicada é de 1 pastilha ou 2 a 4 gotas por cada litro de água.

Depois do tempo indicado enxague o brócolis com água corrente para remover o cheiro e o gosto dos produtos usados.

Conselhos: O hipoclorito de sódio pode ser encontrado à venda em supermercados e farmácias e elimina eficazmente bactérias e outros micro-organismos dos alimentos.

Cozinhar o brócolis

Aposte nestes métodos para limpar o brócolis facilmente e com a garantia de ser consumido sem contaminação de micro-organismos prejudiciais.

Agora que você já sabe como limpar o brócolis, confira algumas receitas que pode preparar com este alimento nutritivo:

  • Brócolis refogado;
  • Brócolis ao molho de laranja;
  • Brócolis com creme de queijo;
  • Bolinho de brócolis frito;
  • Pizza de brócolis low carb.

Bom apetite!

Se gostou do artigo Como limpar o brócolis, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.