Como organizar a cozinha

Como organizar a cozinha

Ter uma cozinha arrumada e bem organizada é fundamental para cozinhar bem. Os chefs profissionais sempre trabalham mantendo a higiene no seu posto de trabalho em todo o momento. Caso contrário, a sujeira pode prejudicar a comida e, por isso, desperdiçar as horas de trabalho investidas, assim como os alimentos.

Mesmo que você não seja um chef profissional nem trabalhe em restaurante, sabemos que passa muitas horas na cozinha para desfrutar da arte de cozinhar, relaxar durante o processo e, como resultado, comer pratos gostosos. Um ambiente limpo e bem organizado sempre ajuda a facilitar esta tarefa e fará com que ela seja ainda mais agradável. Se você está reformando a sua cozinha e busca algumas ideias e inspiração, nesse artigo do TudoReceitas te explicamos como organizar a cozinha para que ela se torne um espaço mais prático e arrumado.

Cozinha planejada

Se estamos reformando uma cozinha por completo, o primeiro a ter em conta para poder comprar tudo o que é necessário são as diferentes partes de uma cozinha. Uma cozinha prática básica costuma ter:

  • Uma zona de cocção.
  • Uma zona de limpeza.
  • Uma zona de arrumação.

As zonas devem estar perfeitamente definidas e distribuídas de forma estratégica, de acordo com a sua forma de cozinhar. Por isso, devemos ter presente que, nessas zonas, é normal encontrar:

  • Sistemas de armazenamento.
  • Fogão, placa de indução ou de vitro cerâmica.
  • Pia e/ou máquina de lavar louça.
  • Geladeira.
  • Forno.
  • Microondas.
  • Utensílios de cozinha (talheres, pratos, panelas, frigideira, etc.).

No entanto, nem todas as cozinhas incluem as partes mencionadas, já que algumas pessoas preferem não ter forno, por exemplo, ou prescindir da máquina de lavar louça. O importante é adaptar as suas necessidades na hora de montar a cozinha perfeita para você.

Caso você não esteja reformando a sua cozinha por completo, sempre pode decorá-la para que fique mais bonita e apelativa para cozinhar. Em seguida, oferecemos algumas ideias simples e econômicas para que você tenha uma cozinha moderna e prática.

Como decorar uma cozinha

Decorar uma cozinha não precisa ser uma tarefa cara, existem muitas formas de conseguir um espaço agradável e funcional sem gastar muito dinheiro nem aplicar muito esforço. Se você não gosta dos móveis atuais, tem a opção de pintá-los a seu gosto e o resultado será totalmente diferente do atual e vai até parecer que você reformou a cozinha, sem ter gasto o dinheiro que uma obra desse tamanho implica.

Por outro lado, podemos decorar a cozinha com papel de parede, já que essa é outra forma de mudar a estética do espaço e reformar a cozinha gastando pouco. Atualmente, existem muitos tipos de papel de parede para cozinha, como os que são oferecidos por Papel de parede dos anos 70, com diferentes texturas e estampas para todos os gostos. Você só precisa escolher o papel de parede que se ajuste ao estilo que você quer dar à sua nova cozinha e colocá-lo de acordo com as instruções do fabricante.

Se as paredes são altas ou se você tem paredes vazias, colocar prateleiras é uma forma econômica de aproveitar o espaço, decorar a cozinha e, por sua vez, ter mais espaço para arrumação. Como elementos decorativos, podemos ainda colocar plantas e recipientes que se enquadrem no novo estilo sobre as prateleiras. Da mesma forma, as paredes também podem ser decoradas com quadros e autocolantes.

Tudo é questão de imaginação e dedicação. Uma cozinha que se ajusta ao seu gosto fará com que você queira passar mais tempo nela, favorecerá o relaxamento e certamente conseguirá que você desfrute muito mais da tarefa de cozinhar. No entanto, a decoração e a estética não são tudo, uma vez que saber organizar as gavetas e a despensa é outra das chaves para o sucesso. Se o espaço já está decorado a seu gosto e pronto para ser usado e você apenas precisa saber como organizar a cozinha, em seguida te oferecemos as melhores ideias de organização.

Organizar a cozinha otimizando o espaço

Atualmente, existe toda uma variedade de sistemas de arrumação que permitem otimizar muito melhor o espaço. Além disso, esses mesmos sistemas ajudam a ter uma cozinha mais organizada, o que se traduz numa maior facilidade na hora de cozinhar. Dessa forma, ao invés de colocar colheres, facas e garfos juntos na mesma gaveta, você pode adquirir um separador que permita separar os talheres por tipo e até mesmo por tamanho. Assim, organizar as gavetas da cozinha é uma das tarefas principais para ter uma cozinha organizada. Para isso, além de usar separadores sempre que for necessário, você deve considerar nos diferentes utensílios que possui de forma a distribuí-los por frequência de uso.

Uma vez que, para cozinhar, são necessárias facas, espátulas, varinhas, colheres de madeira, etc., recomendamos que você coloque todos esses utensílios de forma a que possa acessá-los rapidamente. Para isso, você pode colocá-los numa das gavetas mais próximas da zona de cocção e selecionar as que usa mais diariamente para guardá-las num recipiente sobre a bancada ou mesa de trabalho.

Como organizar armário de cozinha

Uma vez que os armários costumam ser maiores que as gavetas, são mais usados para guardar panelas, frigideiras, bowls, robôs de cozinha, entre muitas outras coisas. Para organizar um armário de cozinha, podemos também usar os sistemas de arrumação inteligentes para otimizar o espaço da melhor forma possível. Para esses armários, você pode adquirir um sistema removível com diferentes departamentos que ajude a manter os utensílios bem arrumados sem precisar amontoar, já que isso pode danificá-los. Os armários altos sem estantes desperdiçam metade da sua capacidade, é por isso que colocar prateleiras dentro dos armários de cozinha também é uma excelente opção, além de ser econômica.

Quanto à distribuição, recomendamos que você arrume os utensílios de cozinha por frequência de uso. As panelas e frigideiras que você usa mais devem estar mais próximas da porta do armário, enquanto que as de menos uso podem ser colocadas no fundo. Os utensílios que você não usa todos os dias podem ser guardados nos armários mais afastados da zona de cocção ou de trabalho, para que os mais próximos possam ser usados para guardar os objetos que você usa diariamente.

Como organizar despensa

Organizar a despensa é uma das tarefas mais importantes, já que influencia diretamente a nossa eficiência na hora de cozinhar. Para isso, podemos seguir essas dicas de organização:

  • Organize os produtos por tipo de alimento. Coloque todas as embalagens de macarrão na mesma prateleira, junte também as conservas, etc. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar o alimento que você precisa para cozinhar.
  • Se a sua despensa é grande ou tem várias estantes, coloque os produtos mais pesados junto ao chão, como a garrafa de azeite ou as bebidas, os produtos usados com menos frequência nos suportes superiores e os de uso diário nos intermédios. Procure a praticidade e a eficiência na ordem, dando prioridade no acesso às coisas que você usa com mais frequência.
  • Os alimentos mais próximos do prazo de validade devem ser colocados na frente para serem usados primeiro. Os que tenham sido comprados recentemente ou que tenham uma duração superior podem ser colocados no fundo.
  • Use recipientes com fecho hermético, sobretudo para conservar os alimentos favoritos dos insetos como as farinhas, o açúcar, o chá... Os potes com fecho hermético também são recomendados para guardar todo o tipo de produtos, sendo excelentes para massas, arroz, leguminosas, biscoitos, etc. Se não forem feitos de vidro, não esqueça de colocar uma etiqueta para indicar o tipo de produto que contêm no seu interior.
  • As caixas ou cestas para despensa ajudam a armazenar os produtos e a extraí-los muito melhor caso você necessite alguma coisa que se encontra no fundo do armário. Você pode usá-las para guardar bebidas, caixinhas de leite e até alimentos como batatas, cebolas ou frutas. Contudo, caso você queira armazenar esses produtos frescos em sua despensa, é essencial que ela não tenha umidades.
  • Dado que as especiarias costumam ser muito usadas para cozinhar, recomendamos que você coloque os potinhos na cozinha, na mesma zona de trabalho ou próximos da mesma para que sejam fáceis de acessar. Se a sua despensa está localizada em outro cômodo, você pode colocar uma prateleira na sua dispensa que permita que as especiarias e temperos estejam bem organizados ou até reservar uma gaveta para os mesmos.

Como conservar frutas e verduras

A maioria das frutas pode ser guardada na despensa sempre e quando não seja um espaço com umidade, já que não se recomenda guardá-las na geladeira pois perdem partem das suas propriedades. Por sua vez, as frutas que devem ser colocadas na geladeira são, geralmente, as frutas vermelhas como as cerejas, as ameixas, o cranberry e os morangos, assim como uvas, damascos, abacates e algumas variedades de tomate.

Por sua vez, as verduras e hortaliças se conservam melhor na geladeira, mas em zonas menos frias como as gavetas. Somente alguns tipos devem ser guardados na despensa, como o caso das cebolas (sem descascar), as batatas, a abóbora, os pimentos e o alho. Contudo, depois de cortados, quando não usamos toda a peça, tudo o que sobra deve ser guardado na geladeira para uma conservação mais eficaz.

Como organizar uma cozinha pequena e simples

A verdade é que todos os conselhos que oferecemos antes no artigo podem ser aplicados a uma cozinha pequena, já que para aproveitar melhor o espaço é fundamental saber tirar proveito máximo de cada um dos elementos que compõem a cozinha. De qualquer forma, não perca as 10 dicas para organizar a cozinha:

  1. Otimize o espaço colocando separadores e estantes.
  2. Prefira eletrodomésticos integrados no mobiliário para economizar esse espaço.
  3. Aproveite as paredes e coloque prateleiras ou armários novos.
  4. Utilize recipientes para conservar os alimentos que sejam fáceis de armazenar. As embalagens ou caixas originais costumam ocupar mais espaço.
  5. Distribua os utensílios de cozinha por frequência de uso: os mais usados próximos da zona de trabalho.
  6. Agrupe os alimentos por tipo de produto e continue seguindo o conselho anterior.
  7. Adquira sistemas removíveis ou extensíveis de arrumação para os armários.
  8. Coloque barras com suportes na zona de trabalho para pendurar utensílios que usa com maior frequência.
  9. Se possível, remova a porta da cozinha para evitar que a parede fique inutilizada.
  10. As mesas dobráveis ocupam menos espaço que as fixas.

Se gostou do artigo Como organizar a cozinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.