Como preparar bacalhau

Como preparar bacalhau

As receitas com bacalhau sempre estão presentes em dias de festa como a Páscoa e o Natal, não é mesmo? No entanto, por ser um peixe que não fazemos habitualmente no dia-a-dia, podem surgir dúvidas de como preparar bacalhau do jeito certo.

Também por ser vendido seco e salgado, um método de conserva bem antigo, o bacalhau exige uma preparação prévia antes de ser usado no preparo de receitas. Veja neste artigo como dessalgar bacalhau para tirar o excesso de sal e fazer receitas saborosas com ele. Temos a certeza que toda a família vai apreciar seus cozinhados depois que você aprender como cozinhar bacalhau corretamente!

Confira abaixo todas as dicas e pratos feitos com bacalhau para cozinhar e impressionar como um verdadeiro Chef.

Qual é o verdadeiro bacalhau?

O segredo para fazer um bom bacalhau começa na hora de comprar bacalhau. É importante saber como distinguir o verdadeiro bacalhau dos seus substitutos para não cair no erro de comprar "gato por lebre" e acabar preparando um bacalhau duro e com pouco sabor. Confira estas dicas de como escolher o verdadeiro bacalhau:

  • O legítimo bacalhau tem o nome de Gadus morhua, se for bacalhau do Atlântico (Canadá, Noruega, Islândia e Rússia), ou Gadus Macrocephalus, se for bacalhau do Pacífico;
  • O bacalhau verdadeiro é largo, sua cor é uniforme, apresenta três barbatanas no dorso, a ponta do rabo é quase reta ou ligeiramente curvada para dentro. Se o peixe tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo bacalhau;
  • Quando seco e salgado o bacalhau tem coloração cor de palha e uniforme. Evite comprar bacalhau muito branco.
  • Ao puxar uma das barbatanas do bacalhau ou a pele do dorso ela não deve desmanchar. Isso significa que é bacalhau verdadeiro e também que passou por um período de cura ideal.

Um peixe que não apresente essas características pode tratar-se de um falso bacalhau, como é o caso do escamudo e do paloco.

Como comprar bacalhau de qualidade

Depois de saber qual é o legítimo bacalhau, preste atenção em alguns detalhes no peixe para garantir que está comprando bacalhau de qualidade e nas condições ideias para ser confeccionado:

  • O bacalhau deve estar bem seco. Para confirmar isso pegue no bacalhau pela "cabeça": seu corpo deve ficar bem reto, se o lombo dobrar significa que está úmido e, por isso, mal curado;
  • O aspeto do bacalhau deve escovado, bem limpo e sem manchas escuras, vermelhas ou amareladas - isso significa que o bacalhau não foi devidamente trabalhado ou armazenado nas condições ideais;
  • Prefira comprar bacalhau salgado seco porque, além de ser mais saboroso, após demolha ganha aproximadamente 30% em volume e rende mais na hora de cozinhar.

Como tirar o sal do bacalhau

Dessalgar o bacalhau é um processo necessário para tirar o excesso de sal e hidratar o bacalhau. Veja como tirar o sal do bacalhau do jeito certo para garantir um prato com bacalhau macio e saboroso:

  1. Comece por lavar o bacalhau em água corrente, para eliminar o excesso de sal;
  2. Coloque o bacalhau em pedaços numa bacia com água até cobrir e com a pele virada para cima;
  3. Reserve o bacalhau na geladeira trocando a água 3 a 4 vezes ao longo do dia, durante um ou dois dias;

O tempo médio para dessalgar bacalhau depende da altura das postas ou lombos do bacalhau. Para dessalgar bacalhau de postas normais basta um dia, para postas grossas são necessários dois dias. O bacalhau desfiado pode ser dessalgado em apenas 6 horas, com trocas regulares de água.

Como dessalgar bacalhau rápido?

Se você não estiver com muito tempo para dessalgar o bacalhau durante 1 ou 2 dias, confira estes truques para dessalgar bacalhau que não esteve de molho:

  1. Lave bem o bacalhau seco para retirar o excesso de sal;
  2. Coloque o bacalhau em postas ou lombos numa panela com água até cobrir e adicione 3 colheres de sopa de sal;
  3. Espere o bacalhau ferver. Nesse momento desligue o fogo, deixe o bacalhau repousar por 1 minuto e escorra;
  4. Lave o bacalhau novamente em água corrente fria e volte a ferver, desta vez sem adicionar sal;
  5. Escorra o bacalhau, prove o ponto de sal e, se necessário, repita a fervura para eliminar o restante de sal.

Assista também nosso vídeo com dicas para dessalgar bacalhau sem erro!

Como fazer bacalhau

Seja para fazer bacalhau assado, bacalhau frito, bacalhau desfiado ou qualquer outra receita com bacalhau em lombos ou postas sempre é necessário cozer o bacalhau. Para cozer bacalhau coloque-o numa panela com água ou leite até cobrir e leve ao fogo. Cozinhe até quase ferver ou até as lascas separarem e retire.

No momento de cozer o bacalhau você pode adicionar alguns temperos, como folha de louro ou pimenta calabresa, sobretudo se a água ou o leite do cozimento for aproveitado para preparar a receita com bacalhau.

O bacalhau desfiado seco ou em lascas não precisa cozer: basta dessalgar em água por 6-8 horas, escorrer e refogar por 2-3 minutos.

Conselhos: Cozer o bacalhau no leite é um truque para deixar ele mais macio. Também é útil cozer bacalhau no leite se ele ainda estiver salgado.

Como fazer bacalhau desfiado

Fazer bacalhau desfiado é bem simples e permite o preparo de várias receitas como bolinhos de bacalhau, bacalhau com creme de leite, torta de bacalhau e muito mais.

Para fazer bacalhau desfiado você precisa dessalgar as postas ou lombos de bacalhau e cozer em água ou leite até as lascas soltarem (confira as dicas nos passos anteriores). Retire o bacalhau e, enquanto ainda está quente, separe a pele e as espinhas.

Use seu bacalhau desfiado de acordo com a receita que você quer preparar.

Como cozinhar bacalhau - receitas com bacalhau

Agora que você sabe como preparar bacalhau para tirar o excesso de sal, a pele e as espinhas, confira nossas melhores receitas com bacalhau para se deliciar com este peixe gostoso!

  • Salada de bacalhau com batata
  • Bacalhau de Páscoa simples com batata
  • Torta de bacalhau simples
  • Bacalhau espiritual
  • Fricassé de bacalhau simples
  • Bacalhau desfiado com creme de leite
  • Bacalhau à portuguesa

Se gostou do artigo Como preparar bacalhau, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.