Como preparar carne seca

Como preparar carne seca

A gastronomia brasileira está repleta de alimentos ricos em sabor e que ainda hoje refletem o legado deixado pelos nossos antepassados. Um desses exemplos é a carne seca, que resulta de um método primitivo de conservação que consistia em salgar a carne.

Hoje em dia a salga da carne é feita recorrendo a métodos industrializados e é necessário retirar o sal da carne seca antes da sua confecção. Se você não sabe como preparar carne seca do jeito certo, incluindo como dessalgar carne, continue aqui o TudoReceitas! Abaixo compartilho com você tudo o que precisa saber sobre como preparar essa carne tradicional e como usar para servir receitas maravilhosas. Continue lendo!

O que é carne seca?

A carne-seca é, ao mesmo tempo, uma das formas mais antigas de conservação de carne e uma carne maravilhosa muito usada na culinária brasileira, sobretudo nas regiões do nordeste. Ela é diferente da carne de sol e da carne de charque porque apresenta uma salga mais intensa e prolongada, chegando a possuir cerca de 15% de sal. Geralmente a carne seca é preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.

Por conta da quantidade de sal e do tempo de cura desse processo, a carne-seca apresenta grande durabilidade e é menos úmida e dura mais que as outras carnes que passam por esse processo de salga. No mercado é habitual encontrar carne seca em peça, na quantidade a seu gosto.

Como dessalgar carne seca

Por ser uma carne bem salgada, tradicionalmente a carne seca requer 24h demolhando em água para ficar no ponto, quer em sabor, quer em consistência. Veja o passo a passo de como tirar o sal da carne seca:

  1. Lave bem a carne seca sob água corrente;
  2. Coloque a carne numa tigela e cubra com água fria (a proporção é de 5 xícaras de água para cada 1 kg de carne seca);
  3. Deixe na geladeira por 24 horas, trocando a água por 1 ou 2 vezes ou deixe por 12 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes durante a dessalga;
  4. Enxague e está pronta para cozinhar - confira o modo de preparo abaixo.

Como dessalgar carne seca rápido

Além do modo de preparo acima, existe um truque para dessalgar carne seca mais rápido, que é feito com cozimento na panela. Veja:

  1. Corte a carne em pedaços médios e coloque numa panela com água (quantidade suficiente para cobrir a carne);
  2. Leve ao fogo e deixe até começar a fervura;
  3. Em seguida descarte a água fervida e volte a cobrir a carne com água filtrada;
  4. Leve de novo ao fogo, deixe até começar a fervura e descarte a água;
  5. Repita o processo por mais 1-2 vezes, até que até que o sal da carne esteja no ponto.

Outra opção é deixar a carne de molho com água numa vasilha e trocar a água por 3-4 vezes a cada duas horas.

Como cozinhar carne seca

Após dessalgar bem a carne seca com as dicas acima, o modo de preparo comum para carne seca é cozinhar na panela de pressão até ficar bem macia, fácil de desfiar em seguida. Veja como fazer carne seca na panela de pressão:

  1. Coloque a carne numa panela de pressão e complete com água até, pelo menos, metade do volume - cuidado para não exceder o limite (observe a marcação que fica em geral na parte interior da panela);
  2. Tampe e leve ao fogo alto;
  3. Conte 30 minutos após a panela começar a apitar;
  4. Escorra e está pronta a usar para preparar, por exemplo, um bobó de carne seca - clique para acessar a receita!

Como fazer carne seca desfiada

Quer saber como desfiar carne seca? É bem simples: quando a carne estiver bem cozida como indicamos acima, escorra a água, deixe esfriar um pouco e desfie facilmente de um desses modos:

  • Com as mãos;
  • Com a ajuda de dois garfos;
  • Com a batedeira em velocidade baixa (ela ficará bem fininha, como na foto).

Depois é só refogar a carne seca na panela com temperos da sua preferência: cebola, tomate, pimentão e outros - confira mais abaixo nossas sugestões de receitas com carne seca.

Receitas com carne seca

Está sem inspiração para cozinhar carne seca? Essa carne é bem versátil na cozinha, confira esta receitas com carne seca que fazem o maior sucesso:

  • Escondidinho de carne seca: dá para fazer escondidinho de carne seca de diferentes jeitos e com diferentes legumes. Clique aqui para conferir nossa proposta de escondidinho de carne seca com mandioquinha;
  • Carne seca com abóbora: uma combinação imperdível! Para os dias frios, prepare um delicioso caldo de abóbora com carne seca e requeijão - clique aqui para acessar essa receita;
  • Carne seca na moranga: uma variação das receitas de carne seca com abóbora é preparar uma carne seca bem cremosa dentro da abóbora moranga. Confira o passo a passo dessa receita clicando aqui;
  • Arroz com carne seca: já provou? O arroz carreteiro com carne seca é um dos pratos mais populares durante as festas juninas e que você poderá preparar facilmente em casa: acesse a receita aqui;
  • Caldo de mandioca com carne seca: mais uma receitinha que aconchega o coração e aquece o corpo! Confira aqui o modo de preparo desse caldinho maravilhoso.

Se gostou do artigo Como preparar carne seca, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.