Como preparar tofu: 12 receitas incríveis para fazer em casa

Como preparar tofu: 12 receitas incríveis para fazer em casa

Você já fez alguma receita com tofu? Esse ingrediente milenar chinês tem ganhado cada vez mais destaque na culinária ocidental.

Feito a partir de sal e de leite soja, o tofu tem uma textura parecida com um queijo branco e serve como alternativa para a carne, por ser rico em proteína e nutrientes importantes, inclusive, para quem não é vegetariano.

Entre os principais nutrientes encontrados nesse alimento asiático estão a vitamina C, vitamina B6, além de minerais como o cálcio, fósforo e ferro.

De sabor bem neutro e suave, o tofu é bem versátil e pode ser combinado com diversos tipos de alimentos e de temperos.

Geralmente, o tofu é preparado em fatias finas ou cortado em cubos, variado conforme a receita, sendo grelhado numa frigideira com azeite até ficar bem crocante ou assado no forno.

Então vem com a gente e aprenda mais sobre como preparar tofu e o que é esse alimento!

Como comer tofu

O segredo para deixar o tofu delicioso na hora de comer é caprichar nos temperos! Ervas frescas, como salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã combinam super bem com o tofu, mas como essas ervas não suportam altas temperaturas, isso fica melhor no preparo em saladas.

O tofu também pode ser temperado com pimenta-do-reino, curry, cominho e shoyu, dando um sabor bem marcante. Fica a critério do seu gosto!

É importante saber que por o tofu ser um alimento fresco e sem conservantes, tem validade de apenas 5 dias. Ao compra-lo no mercado, a melhor forma de guarda-lo é retirando da embalagem, e colocando-o dentro de um recipiente com tampa.Cobrindo o tofu com água, e trocando-a diariamente, é possível conservá-lo por até uma semana.

Mas, atenção: se o tofu estiver com uma cor levemente amarelado ou bege, deixando de ser branco, além de um odor meio azedo, ele está passado e não deve ser consumido.

Comidas com tofu: receitas para preparar em casa

Agora prepare-se para organizar em casa diferentes tipos de prato todos usando o tofu como ingrediente principal. Perca o receio de cozinhar esse alimento e crie pratos delicioso. Veja nosso top 7 com as melhores receitas:

  1. Receita de Salada de Tofu: leve e super rápida de fazer, um prato que pode ser uma entrada ou até o principal. Fácil de fazer, é um bom prato para começar a comer tofu e fica pronta em 10 minutos.
  2. Receita de Tofu temperado com Shoyu: uma das formas mais tradicionais de preparar o tofu é cortá-lo em cubos e servi-lo com molho shoyu, típico da cultura asiática. Uma delícia!
  3. Receita de Tofu crocante na Airfryer: que tal um tofu bem crocante, hein? Na airfryer, por dentro, ele fica super macio e sem fritura alguma! Confira o passo a passo.
  4. Receita de Sopa de Tofu: essa sopa é leve, rica em proteína e cai muito bem nos dias mais frios. Veja como preparar em minutos.
  5. Receita de Hambúrguer de Tofu: uma ótima opção para os vegetarianos e até para os amantes de carne se surpreenderem.
  6. Receita de Penne com Tofu defumado e cogumelos: humm... uma receita bem cremosa e saborosa, para quem quer um prato vegetariano. O tofu é defumado em seu preparo e combina muito bem com macarrão e cogumelos:
  7. Receita de Torta de legumes com tofu: Tanto para o almoço quanto para o jantar, essa torta salgada de tofu é bem versátil, com legumes em seu preparo, deixando-a ainda mais saborosa.
  8. Receita de Espetinhos de tofu e legumes: dê uma carinha de churrasco para o tofu combinando ele com legumes e fazendo-o grelhado ou assado como se fosse na churrasqueira.
  9. Receita de Tofu grelhado: mais uma forma de deixar esse queijo apetitoso e com uma carinha e gostinho únicos. Além de tudo, é uma receita bem fácil de fazer, vem ver!
  10. Receita de Sopa de inhame com tofu: dois alimentos altamente nutritivos combinados aqui - o tofu e o inhame se completam nessa sopa que vai te surpreender no sabor.
  11. Receita de Almôndegas de tofu em molho de tomate: combinado com molho de tomate, o tofu pode ser sua escolha para comer almôndegas de maneira bem diferente. Que tal testar essa receita?
  12. Receita de Torta de tofu com frutas vermelhas: quem disse que o tofu não pode estar em sobremesas? Vem ver esse torta deliciosa que combina esse queijo com o sabor das frutas vermelhas.

Se gostou do artigo Como preparar tofu: 12 receitas incríveis para fazer em casa, sugerimos que entre na nossa categoria de Soja.