Como saber se os brócolis estão estragados

Como saber se os brócolis estão estragados
Imagem: dearfruitsmile.com

Muitas vezes compramos legumes, esquecemo-nos deles e, no momento em que queremos cozinhá-los, já não estão tão frescos assim. No caso de alguns legumes é fácil perceber se estão bons para comer ou não, o brócolis é um desses legumes! Aqui no TudoReceitas mostramos para você como saber se o brócolis está bom, a perceber quando o brócolis está ruim, se brócolis amarelado presta e muito mais.

Este é um alimento super nutritivo que deve constar no cardápio de todo o mundo porque é pobre em calorias e rico em nutrientes, fornece alto teor de vitaminas (como a C e a K), ácido fólico, fibras e potássio. Se brócolis frescos têm uma frescura que pode variar entre apenas alguns dias ou uma semana completa. Se o brócolis já não estiver bom para consumo, é bem fácil identificar através de alguns fatores. Continue lendo esse artigo do TudoReceitas para conhecê-los e saber se os brócolis estão estragados!

Observe a cor do brócolis

Uma das melhores técnicas para saber se os brócolis estão estragados é observar a sua cor. O brócolis bom para consumo deve apresentar uma tonalidade verde - quanto mais verde escuro estiver o brócolis, mais fresco será.

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

Como aproveitar o brócolis amarelado

Se o seu brócolis ainda não amarelou completamente nem começou a mofar, você ainda pode salvá-lo. Separe os florestes verdes para cozinhar e jogue o restante fora. Se necessário, raspe as florzinhas do brócolis com uma faca, para eliminar as que estão amarelas e ruins.

Brócolis com mancha preta

Por vezes o brócolis apresenta manchas pretas nos talos ou manchas marrons. O que significa isso? É a chamada 'podridão mole bacteriana'1, ou seja, o brócolis foi contaminado com uma bactéria que começa apodrecendo o talo pouco a pouco, até ele acabar por mofar. Se você observar pintinhas pretas no talo do brócolis ou nas folhas isso é 'mancha de Alternaria'1, ou seja, uma contaminação causada por um fungo. Em ambas as situações não aconselhamos consumir brócolis com estes sintomas.

Imagem: twitter.com

Sinta a textura do brócolis

Outro truque de como saber se o brócolis está bom é sentindo a sua textura. Um brócolis fresco deve apresentar talos firmes ao toque: aperte o talo da verdura e, caso sinta que o brócolis está firme, o alimento está bom para comer.

Se, pelo contrário, o talo estiver mole e oco por dentro (como na imagem), esse será um brócolis velho. Não quer dizer que seja um brócolis ruim, mas você deve cozinhá-lo o quanto antes para não apodrecer.

Imagem: leaf.tv

Cheire o brócolis

Outra forma de saber se o brócolis está estragado é através do seu cheiro, apesar de este ser um dos sinais menos evidentes. Aproxime o legume do nariz e inale: o odor deve ser suave, de legume fresco, nunca a podre ou desagradável.

Imagem: leaf.tv

Como conservar brócolis por mais tempo

Para evitar que o brócolis fique ruim, siga estas dicas para aproveitar brócolis e manter sua frescura:

  • Sempre armazene o brócolis na geladeira;
  • Coloque o brócolis dentro de um copo com água pela metade (mantendo apenas o talo principal na água). Troque a água diariamente e assim conseguirá manter a frescura do brócolis por 5 a 7 dias;
  • O brócolis também pode ser armazenado em um saco ventilado: coloque o alimento dentro de um saquinho de plástico ou saco zip e faça alguns furinhos para promover a circulação de ar no seu interior;
  • Os brócolis comprados no mercado não devem ser lavados antes de serem armazenados na geladeira. Eles devem manter um pouco de umidade, mas o excesso pode provocar o aparecimento de mofo. Caso sejam brócolis caseiros, sempre lave antes de armazenar, para remover insetos e sujeira;
  • Depois de lavar o brócolis, não se esqueça de secar bem a verdura. Entre nesse artigo e descubra como limpar o brócolis corretamente;
  • Se você quiser congelar brócolis, lave bem a verdura, seque e congele cortado em floretes.

Receitas com brócolis

Agora que você descobriu como saber se os brócolis estão estragados, confira algumas receitas com brócolis deliciosas para cozinhar esta verdura tão saudável:

  • Brócolis refogado;
  • Brócolis cozido no vapor;
  • Brócolis gratinado no forno;
  • Arroz com brócolis simples;
  • Salada de brócolis e cenoura.

Se você conhecer outros métodos para identificar brócolis estragado, deixe um comentário em baixo.

Imagem: dearfruitsmile.com

Se gostou do artigo Como saber se os brócolis estão estragados, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.