Como substituir o creme de leite nas receitas

Como substituir o creme de leite nas receitas

Creme de leite é uma delícia cremosa e necessária no preparo de várias receitas salgadas e receitas doces, porém é calórico, contém lactose e não é válido para quem segue uma alimentação sem ingredientes de origem animal. Então como fazer para substituir o creme de leite no mousse, no macarrão, no fricassé e em tantas outras receitas?

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como substituir o creme de leite nas receitas para conseguir uma alimentação saudável. Veja como fazer creme de leite caseiro e creme de leite vegano e fique por dentro de vários ingredientes substitutos para o creme de leite. Substituir creme de leite nas receitas e mais fácil do que você pensava! Confira abaixo todas as opções e experimente.

O que é creme de leite?

Antes de mais vale a pena entender o que é o creme de leite e quais os tipos de creme de leite que existem. Esse ingrediente tão usado na culinária brasileira não se encontra em alguns países, como é o caso de Portugal - em Portugal o creme de leite é chamado de 'nata', porém não é exatamente o mesmo.

O creme de leite que conhecemos é, basicamente, a gordura do leite. Dependendo do seu teor de gordura encontramos no mercado vários tipos de creme de leite:

  • Creme de leite de caixinha - contém entre 17 a 20% de gordura, é o mais líquido dos cremes de leite, porque tem soro misturado nele, e é o mais indicado para usar nas receitas salgadas;
  • Creme de leite de lata - contém entre 20 a 25% de gordura, apresenta o soro separado da parte sólida e, tal como o creme de leite de caixa, é indicado para usar nas receitas salgadas;
  • Creme de leite de garrafa ou de pacote - contém entre 30 a 35% de gordura e é o melhor para fazer chantilly e outras receitas de creme de leite batido.

Todos estes cremes de leite são derivados do leite, por isso contêm lactose e não são válidos para quem segue uma alimentação vegana (que, ao contrário da alimentação vegetariana, não inclui nenhum ingrediente de origem animal). Veja abaixo vários ingredientes para substituir o creme de leite.

Tem como substituir o creme de leite nas receitas?

A resposta é: sim, mas não espere o mesmo resultado em sabor e consistência. O creme de leite é um daqueles ingredientes especiais que não tem substituto direto, porém existem outros ingredientes que podem ser usados no lugar dele e com vantagens como menos gordura e, por isso, menos calorias.

Com as dicas que apresentamos neste artigo você conseguirá adaptar as receitas com creme de leite para que sejam aceites na sua alimentação. Confira a lista de ingredientes que substituem o creme de leite:

  1. Iogurte natural
  2. Iogurte sem lactose
  3. Clara de ovo
  4. Leite de coco ou creme de coco
  5. Creme de ricota
  6. Creme de leite vegetal
  7. Cremes vegetais (inclui creme de soja, creme de tofu, creme de leite vegano caseiro, creme de arroz, creme de abacate, entre outros)
  8. Queijo cottage
  9. Queijo quark
  10. Soro de leite coalhado

Iogurte natural

Apesar de ser um derivado do leite e por isso conter lactose também, o iogurte natural é rico em proteínas e baixo em gorduras. Você pode usar iogurte natural desnatado em uma alimentação light ou iogurte grego se quiser uma opção mais cremosa.

Como substituir o creme de leite por iogurte? O iogurte natural, ou seja, puro, sem gordura e sem açúcar pode substituir o creme de leite em diversas receitas, no entanto só deve ser adicionado à receita no final. No caso de pratos quentes o iogurte deve ser cozinhado no fogo baixo, para não esquentar demais e coalhar. Substitua creme de leite por iogurte em igual quantidade.

  • DICA: Veja como fazer iogurte grego natural caseiro passo a passo em fotos.

Iogurte sem lactose

Para quem apresenta intolerância à lactose ou segue uma alimentação vegana os iogurtes sem lactose e iogurtes veganos são alternativas válidas para substituir o creme de leite nas receitas. Hoje em dia é fácil encontrar no mercado várias opções de iogurte de leite sem lactose, assim como iogurte vegetal como o iogurte de kefir, iogurte de soja, iogurte de aveia, entre outros. Use do mesmo jeito citado acima.

DICA: Veja como fazer estas receitas de iogurte caseiro passo a passo em fotos:

  • Iogurte sem lactose
  • Iogurte de soja caseiro
  • Iogurte de coco caseiro e sem lactose

Clara de ovo

A dica de usar clara de ovo no lugar de creme de leite é válida para o preparo de chantilly e coberturas com creme de leite batido. O resultado é um creme menos consistente, porém mais baixo em calorias e gordura e muito gostoso!

Como substituir o creme de leite por ovo? Bata as claras de ovo até ficarem bem firmes. Coloque um pouco de açúcar ou adoçante e volte a bater até obter uma mistura cremosa e brilhante que forma picos.

  • DICA: confira a receita de chantilly caseiro com ovo passo a passo em fotos.

Leite de coco ou creme de coco

Se você já usou creme de coco sabe que ele é bem espesso, igual a creme de leite. Por isso esse ingrediente é considerado um delicioso substituto de creme de leite e perfeito para veganos e pessoas com intolerância à lactose. Além do mais tem gostinho adocicado, ferro e vitamina C que você não encontra no creme de leite comum.

Como substituir o creme de leite por leite de coco? Dependendo da receita que você está preparando é possível substituir o creme de leite por leite de coco (mais líquido) ou creme de coco (mais espesso). Para usar o leite de coco coloque-o num bowl sem tampar e deixe na geladeira por 2 horas, depois separe a parte líquida da sólida e use apenas a parte mais sólida na receita.

Creme de ricota

O creme de ricota é uma opção baixa em calorias e baixa em gordura saturada para usar como substituto do creme de leite. Se você preferir pode usar creme de ricota light e o resultado será espesso e leve.

Como substituir o creme de leite por creme de ricota? Substitua por igual quantidade em receitas salgadas e o resultado será muito semelhante.

Creme de leite vegetal

Um outro substituto saudável na hora de deixar de usar o creme de leite nas receitas é o creme de leite vegetal que você também encontra à venda em caixinhas. O creme de leite vegetal mais comum é o creme de soja, porém existem outras opções de creme de leite vegetal: creme de leite de aveia, creme de leite de arroz, creme de leite de coco e mais.

Como substituir o creme de leite por creme de leite vegetal? Use do mesmo modo e em igual quantidade. Para substituir o creme de leite em sobremesas prefira usar creme vegetal para chantilly.

Cremes vegetais

Para além do creme vegetal em caixa existem várias receitas de cremes vegetais que você pode preparar em casa. O creme de tofu, por exemplo, é uma excelente alternativa de creme não lácteo e muito usado na culinária vegetariana e vegana. Outras opções incluem creme de soja, creme de tofu, creme de leite vegano caseiro, creme de arroz, creme de abacate e mais.

Veja como substituir o creme de leite por creme vegetal:

Receita de creme de tofu caseiro

  1. No liquidificador coloque 150 gramas de tofu ao natural picado, 2 colheres de sopa de água e 2 colheres de sopa de azeite;
  2. Bata até obter um creme homogêneo;
  3. Use como substituto de creme de leite em receitas salgadas e doces;

Receita de creme de arroz caseiro

  1. Lave 1 xícara de arroz integral e coloque de molho em água filtrada por 5 horas;
  2. Escorra a água e bata o arroz no liquidificador com um pouquinho de água filtrada, apenas o suficiente para virar uma pasta;
  3. Coloque no fogo o arroz batido com 3 copos de água, 1 colher de chá de azeite e uma pitada de sal e fique mexendo sempre;
  4. Após ferver deixe cozinhando no fogo baixo e tampado por 1 hora ou até ficar espesso;
  5. Use como substituto de creme de leite em igual quantidade.

Receita de creme de abacate caseiro

  1. Bata 250 gramas de polpa de abacate maduro num processador ou liquidificador, até virar um creme lisinho;
  2. Coloque algumas gotas de limão para evitar que fique escuro;
  3. Substitua por igual quantidade.

Receita de creme de aveia caseiro

  1. Numa panela coloque 3 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 xícara e meia de água e 1 colher de chá de azeite;
  2. Leve ao fogo e fique mexendo até ficar espesso ao seu gosto;
  3. Substitua por igual quantidade em receitas que pedem creme de leite.

DICA: Confira a receita de creme de leite vegano passo a passo em fotos preparado com castanha de caju.

Queijo cottage

O queijo cottage também entra nesta lista de ingredientes para substituir o creme de leite. Além de saboroso, ele é baixo em calorias e funciona muito bem em receitas salgadas e doces.

Como substituir o creme de leite por queijo cottage? Liquidifique uma xícara de queijo cottage, 2 colheres de sopa de leite e 2 colheres de sopa de suco de limão - bata tudo junto numa velocidade alta para não coalhar e conseguir um creme de queijo cottage lisinho. Use na mesma quantidade que usaria o creme de leite.

Queijo quark

Você já ouviu falar no quark? Esta é uma variedade de queijo cremoso e espesso, semelhante ao iogurte grego, porém mais rico em proteína e mais baixo em calorias. Ele é um dos queijos mais saudáveis que você pode incluir na sua alimentação e pode ser consumido puro ou misturado nas receitas.

Como substituir o creme de leite por queijo quark? Use na mesma quantidade que o creme de leite mas adicionado à receita somente no final.

  • DICA: veja como fazer uma deliciosa sobremesa com queijo quark no lugar de creme de leite batido.

Soro de leite coalhado

O soro de leite coalhado, também chamado de buttermilk ou leitelho, pode ser transformado num creme muito semelhante ao creme de leite e com menos gordura e calorias.

Como substituir o creme de leite por soro de leite coalhado? Em cada xícara de soro de leite coalhado retire 3 colheres de sopa do soro e coloque 3 colheres de sopa de azeite. Misture muito bem e use no lugar do creme de leite em igual quantidade.

  • DICA: veja como fazer buttermilk caseiro passo a passo.

Se gostou do artigo Como substituir o creme de leite nas receitas, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.