Como temperar bife

Como temperar bife

Saber como temperar carne do jeito certo é o primeiro passo para preparar receitas saborosas com pouco esforço. Existem vários temperos que podemos usar, desde os mais comuns (sal, pimenta, limão...) aos mais caprichados (especiarias indianas, molho barbecue, marinadas...), tudo depende do seu gosto e das opções que encontra na sua despesa ou na sua cidade.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como temperar bife com várias opções e de acordo com o bife em questão - pois diferentes carnes requerem temperos diferentes. Veja como temperar bife de fígado, como temperar carne para bife, como temperar bife de alcatra, como temperar bife para fritar, como temperar bife para congelar e tanto mais!

Temos a certeza que você se sentirá mais confiante na cozinha depois de você seguir estas dicas, truques e receitas de tempero para bife. Por isso não espere mais e confira já todos os detalhes!

Como temperar bife - dicas básicas

Uma das dúvidas dos cozinheiros de primeira viagem é como temperar carne do jeito certo, sobretudo bifes, que são uma das peças de carne mais rápidas de cozinhar e que garantem uma refeição prática e saborosa. A quantidade e tipo de tempero vai depender da carne que você quer cozinhar e como vai cozinhar, por isso confira estas dicas para temperar bife sem erro:

  1. Uma carne nobre dispensa muitos temperos porque ela é naturalmente saborosa. Nesse caso basta usar sal e pimenta;
  2. Se você quer fazer bife no churrasco também não precisa usar muitos temperos porque ele fica gostoso naturalmente;
  3. Temperar é muito uma questão de gosto pessoal, por isso vale a pena experimentar diferentes combinações até encontrar aquela que você prefere;
  4. Sempre tenha na cozinha alguns temperos básicos: sal, pimenta, alho, chimichurri, oréganos, limão, entre outras opções;
  5. Uma dica interessante e prática é usar aqueles temperos de sal com sabores: sal com ervas, sal com alho, sal com limão, entre outros. Você encontra eles no mercado e também pode fazer em casa com ingredientes da sua preferência;
  6. Para garantir um bife mais saboroso tempere ele algumas horas antes de cozinhar, mantendo-o na geladeira para evitar estragar;
  7. Bifes mais altos requerem mais tempero, enquanto que bifes finos pegam o gosto do tempero mais rápido.

Dica: Se você quer deixar um bife na geladeira por vários dias (por exemplo, uma semana) tempere ele porque isso ajuda a aumentar a validade.

Como temperar bife de fígado

O fígado de boi é um alimento interessante que, além de ser suculento e macio, é rico em ferro e válido para variar nas receitas de carne. Nem todo o mundo gosta de bife de fígado e, por ter um sabor bem forte, esta carne precisa ser bem temperada. Veja como temperar um bife de fígado com esta receita de tempero para bife de fígado bem simples, válida para meio quilo de bife de fígado:

  • 4 dentes de alho picados
  • 1/2 copo de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino a gosto
  1. Misture o alho, o sal e a pimenta do reino no leite;
  2. Coloque os bifes de fígado no leite temperado e deixe por 1-2 horas;
  3. Escorra o leite, se quiser polvilhe mais um pouco de sal e pimenta no bife de fígado e cozinhe do jeito pretendido (pode ser na frigideira ou no churrasco, não deixe cozinhar demais para não ficar ressequido).

Dica: Deixar o fígado marinando no leite é um truque para reduzir o cheiro e gosto do bife de fígado e ainda deixar ele mais macio.

Como temperar bife de alcatra

A alcatra é um corte de carne ótimo que rende ótimos bifes e iscas. Além disso é a alcatra é muito versátil, de fácil preparo e dispensa muitos temperos. Seja para fazer bife de alcatra na frigideira, no forno ou no churrasco, confira como temperar bife de alcatra com estes ingredientes simples (para meio quilo de alcatra):

  • 1 dente de alho
  • 1 sachê de Sazón vermelho
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de tempero baiano
  • 1 pitada de orégano
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  1. Em um almofariz ou numa tigela amasse o alho com o sal;
  2. Coloque orégano, o sazón e o tempero baiano e misture;
  3. Coloque o óleo ou azeite nesse tempero e misture até virar uma pasta;
  4. Esfregue esse tempero nos bifes e deixe por 10-15 minutos, para pegar o sabor;
  5. Cozinhe os bifes do jeito pretendido.

Como temperar bife para fritar

Fritar um bife não exige muita ciência, porém vale a pena conhecer algumas dicas para conseguir um bife suculento e dourado. Neste caso indicamos para você temperar o bife após fritar, não antes, para evitar que ele fique duro. Confira como fritar um bife e temperar:

  1. Leve ao fogo alto uma frigideira com 1 colher de sopa de óleo (reduza a quantidade de óleo se a frigideira for antiaderente);
  2. Quando a frigideira estiver bem quente coloque 1-2 bifes bem estendidos;
  3. Deixe dourar de um lado por 1 minuto e vire para dourar do outro lado também, totalizando 2-3 minutos de fritura, dependendo da espessura do bife;
  4. Quando o bife estiver dourado dos dois lados retire-o da frigideira e tempere enquanto quente simplesmente com sal e pimenta ou com outros temperos da sua preferência.

Sugestões de tempero para bife frito:

  • Sal, pimenta do reino e suco de limão;
  • Chimichurri;
  • Tempero cajun caseiro;
  • Molho de cebola;
  • Maionese temperada;
  • Molho de pimenta;
  • Molho barbecue caseiro;
  • Molho para bife de carne.

Dica: Os melhores bifes para fritar são bifes de contra-filé, alcatre e filé mignon.

Como temperar bife para churrasco

Se você está procurando como temperar bife para churrasco existem uma fórmula que vale a pena respeitar: 18 gramas de sal para cada 1 quilo de carne. Se a sua carne for nobre você pode temperar ela somente com sal e assar direto, ela ficará bem saborosa! Pode servir simples assim ou acompanhando com vinagrete ou um molho da sua preferência.

Se você quiser caprichar com mais ingredientes no tempero veja nossas dicas de como temperar carne para churrasco.

Como temperar bife acebolado

O bife acebolado é uma das receitas de bife mais populares e fáceis de fazer. Neste caso a cebola é o tempero principal, que confere um gostinho suave, saboroso e bem característico, por isso você não precisa usar muitos temperos.

Para que seu bife acebolado fique gostoso e suculento, ao invés de seco e borrachudo, confira este tempero para bife acebolado (meio quilo de bife):

  • 2 alhos picadinhos
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino a gosto
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 colher de chá de óleo ou azeite
  1. Tempere os bifes com o alho, o sal e a pimenta do reino;
  2. Unte uma frigideira com o óleo ou azeite e leve ao fogo médio para alto;
  3. Coloque um bife e deixe cozinhar até desgrudar da frigideira, vire para cozinhar do outro lado também - o tempo total na frigideira não deve ultrapassar os 2 minutos;
  4. Retire o bife frito para um prato e cubra com papel alumínio, para manter a temperatura;
  5. Repita até fritar todos os bifes;
  6. Baixe o fogo para médio e coloque a cebola na frigideira. Mexa um pouco para soltar aquele fundinho que ficou grudado - se necessário coloque mais um pouco de óleo, azeite ou água para a cebola não grudar;
  7. Deixe a cebola na frigideira para soltar os sucos, murchar e dourar;
  8. Junte os bifes, misture tudo e pode servir!

Dica: É importante fritar os bifes um de cada vez para não baixar a temperatura da frigideira.

Como temperar bife para guardar na geladeira

Temperar a carne com antecedência é uma dica válida para garantir que ela fica mais saborosa e é também um truque para prolongar sua durabilidade. Muitas pessoas gostam de temperar uma quantidade grande de carne de uma só vez e guardar na geladeira para cozinhar durante a semana. Veja estas dicas de como temperar bife para guardar na geladeira:

  • Separe ou cortes os bifes de acordo com as porções pretendidas;
  • Tempere com sal, alho, pimenta do reino e ervas a gosto (pode ser somente oréganos, chimichurri ou outras ervas secas);
  • Modere o sal pois o bife vai ficar bastante tempo pegando os tempero, desse jeito você evita que ele fique salgado;
  • Guarde os bifes temperados dentro de vasilhas de vidro ou plástico fechadas hermeticamente ou sacos plásticos bem fechados por, no máximo, 5 dias;
  • Retire a carne cerca de 1 hora antes de cozinhar, para ela ficar em temperatura ambiente e não sofrer choque térmico;
  • Cozinhe a carne do jeito pretendido sem precisar temperar novamente.

Como temperar bife de frango

A carne de frango é uma das mais versáteis na cozinha e que melhor combina com uma grande variedade de temperos, pois seu sabor é bem neutro. Na hora de temperar bife de frango você pode optar por temperos democráticos como sal, pimenta e oréganos, ou caprichar noutros sabores. Confira os temperos que melhor combinam com frango:

  • Temperos democráticos: sal, pimenta do reino, alho, suco de limão e de laranja;
  • Ervas aromáticas: orégano, alecrim, salsinha, sálvia, tomilho, entre outras;
  • Especiarias: pimenta branca, cominhos, cúrcuma, curry, etc;
  • Molhos: molho de mostarda e mel, molho de alho, maionese temperada, molho soyu, entre outros;

Veja nossas dicas de como temperar peito de frango e como temperar filé de frango de acordo com o jeito que você pretende cozinhar.

Como temperar bife com limão

Temperar carne com limão é uma opção bem prática e saborosa. Porém, no caso de você estar temperando a carne para deixar ela na geladeira por várias horas, evite usar limão porque ele endurece as fibras da carne. O jeito é temperar a carne com limão somente na hora de cozinhar ou, melhor ainda, após cozinhar.

Veja esta receita de bife com molho de limão:

  • 4 bifes de contra-filé
  • 8 colheres de sopa de água ou vinho branco seco
  • 2 limões ou 4 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de manteiga gelada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 fio de azeite
  1. Tempere os bifes com sal e pimenta do reino;
  2. Unte uma frigideira com o azeite e leve ao fogo alto;
  3. Doure os bifes por 1 minuto de cada lado;
  4. Retire os bifes para um prato e cubra com papel alumínio;
  5. Com a frigideira ainda no fogo coloque nela a água ou vinho e mexa para desgrudar os pedaços do fundo;
  6. Coloque também o suco de limão, mais um pouco de sal e pimenta do reino e deixe ferver por 1-2 minutos, para apurar;
  7. Desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa, para engrossar um pouco esse molho e deixar ele mais saboroso;
  8. Sirva os bifes vertendo o molho sobre eles.

Receitas de bife fáceis e gostosas

Como viu, as possibilidades de tempero de bifes são imensas, dependendo dos ingredientes utilizados. Se você quer ficar a par de receitas de bife fáceis e gostosas confira estas sugestões e prepare de acordo com os passo a passo em fotos:

  • Bife de lagarto na frigideira
  • Bife de carne moída simples
  • Bife de chorizo na frigideira
  • Bife à rolê ao molho
  • Bife de panela acebolado
  • Bife de fraldinha na frigideira

Se gostou do artigo Como temperar bife, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Bibliografia
  • https://portal.minervafoods.com/blog/post/como-fazer-bife-de-figado
  • https://www.receitasdemae.com.br/receitas/como-fritar-um-bife/