Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano

Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano

Dia 9 de outubro é o Dia da sobremesa, sabia disso?! Comer sobremesa sempre é um momento feliz e muito esperado da refeição, além disso, temos inúmeros profissionais que se especializam na gastronomia de doces e em confeitaria, então, nada mais justo que ser decretado o Dia Nacional da Sobremesa.

Mas por que no dia 9 de outubro? Nos Estado Unidos, o Dia da Sobremesa é 10 de outubro, então, é provável, que essa data tenha sido escolhida pela proximidade da celebração americana.

Tipos de sobremesa diferentes

Apesar do paladar preferencialmente doce, há diferentes tipos de sobremesa: algumas são mais amargas, agridoces, quentes ou frias.

Ainda há as sobremesas fit, que são sem nenhum açúcar e bem saudáveis, e as sobremesas veganas, que não usam nenhum ingrediente de origem animal.

Não existe só um tipo de sobremesa, o que consegue atender a variados paladares e objetivos ou restrições, para finalizar um almoço ou um jantar com aquele gostinho de satisfação e prazer, que só a sobremesa traz! Qual a sua preferida?

Aqui no Tudo Receitas, separamos sobremesas deliciosas, desde as mais simples para fazer em casa, até as fit e veganas. Vamos para a prática?!

Receitas de sobremesa caseira

Sobremesa caseira é aquela que você consegue fazer em casa, com ingredientes acessíveis, baratos, e sem complicação no preparo, porque o mais importante é que você deguste a sua sobremesa nessa data tão especial!

Entre as campeãs de sucesso, temos: sobremesa com chocolate, sobremesa de banana e sobremesa com abacaxi, porque costumam ser bem saborosas e simples de fazer.

Mas quem quiser uma sobremesa um pouquinho mais original e com uma fruta que não é tão comum no Brasil, a com frutas vermelhas também é uma ótima opção e costuma agradar muitas pessoas, estando entre as mais pedidas! Bem, vamos lá colocar a mão na massa?

  1. Receita de Sobremesa caseira de banana: uma sobremesa que não tem erro e costum agradar sempre é o doce de banana com creme de confeiteiro no potinho. Você precisa de apenas 5 ingredientes e leva 30 minutos para ficar pronto. Bem fácil, veja o passo a passo.
  2. Receita de Doce de abacaxi gelado: com uma textura bem suave e cremosa, esse doce que leva leite condensado e creme de leite, vai agradar a família e amigos. O abacaxi deixa um sabor bem leve e refrescante para complementar essa deliciosa sobremesa!
  3. Receita de Sorvete caseiro de frutas vermelhas: se você não resiste a frutas vermelhas, vai amar esse sorvete caseiro, que leva apenas 3 ingredientes!
  4. Receita de Fondue de chocolate caseiro: para os dias mais frios, este fondue caseiro é perfeito para uma noite romântica ou divertida entre amigos e família. Bem simples e fácil, leva apenas 15 minutos!
  5. Receita de Pudim caseiro de leite Ninho: além de fácil, esse pudim é econômico, gostoso - a criançada ama leite ninho! - e rápido de preparar! Em apenas 15 minutos, você finaliza, somando apenas o tempo de geladeira para ficar firme e geladinho!
  6. Receita de Banana flambada: aqui vai sobremesa bem simples de fazer em casa, mas com técnicas e dicas para você deixá-la bem caprichada! Fica muito boa acompanhando uma bola de sorvete.
  7. Receita de Sobremesa caseira de morango: morango é sempre sucesso nas opções de sobremesa, né? Aqui uma opção simples, doce, suave e que deve ser servida fria.
  8. Receita de Doce de abóbora caseiro: Uma sobremesa caseira bem tradicional no Brasil é o doce de abóbora, feito apenas com e ingredientes, que pode ser degustado puro, após almoço ou jantar, ou acompanhando torradas, bolachas, pães e queijos no café da manhã e da tarde! Bem versátil essa sobremesa, né?
  9. Receita de Pudim de pão caseiro: Sabia que dá pra aproveitar o pão amanhecido numa sobremesa caseira bem gostosa? Pois é, fica uma delícia, veja como fazer.
  10. Receita de Bolo de chocolate caseiro: O famoso bolo de chocolate sempre é campeão! Aqui vai uma receita simples, com cobertura de ganache.

Receitas de sobremesa fit

Para quem está seguindo uma dieta de redução de açúcar e carboidrato, o que não faltam são sobremesas fit para você não se privar desse momento incrível de prazer! Afinal, é o Dia da Sobremesa e você merece comer a sua preferida! Confira aqui algumas sugestões de receitas:

  1. Receita de Brigadeirão fit: Não é porque você está de dieta que vai deixar de comer brigadeiro, certo? O brigadeirão fit leva chocolate 70%, que tem pouco açúcar e gordura, nibs de cacau e óleo de coco, que é bem mais saudável.
  2. Receita de Mousse de limão fit: Em apenas 10 minutos, você prepara uma sobremesa sem açúcar e sem glúten, com poquíssima calorias! O melhor é que é uma delícia.
  3. Receita de Bolo de tapioca fit: Um bolo sem lactose e sem glúten. A tapioca tem pouco carboidrato e substituímos o açúcar por adoçante, para você se deliciar com esse bolo, mas sem quebrar sua dieta!
  4. Receita de Sorvete fit de banana: com apenas 3 ingredientes e 10 minutos de preparo, você faz esta sobremesa fit, que é sem lactose, sem açúcar e sem glúten, além de bem econômica!
  5. Receita de Trufa funcional fit: Trufa de chocolate é tã bom, né? Aqui, substituímos o creme de leite por abacate, que tem gorduras nutritivas, e dispensamos o açúcar, além de optar pelo chocolate amargo de 75% cacau. Fica muito saboroso e leve!
  6. Receita de Pudim de chia fit: Esta receita é uma ótima opção de sobremesa saudável, já que a chia é um super alimento rico em ômega-3, fibras e proteínas. Essa sobremesa não contém açúcar, nem lactose e nem glúten.
  7. Receita de Crepioca de chocolate fit: Você vai se surpreender com essa crepioca de chocolate recheada com morango! Perfeita para um pós treino, porque dá uma recarga de energia!
  8. Receita de Pera caramelizada fit: Sabe quando bate aquela vontade louca de doce? Então, essa pera caramelizada é ideal quando você quiser comer um docinho, mas ficar longe das calorias! Em apenas 10 minutos, fica pronta.
  9. Receita de Mousse de manga fit com iogurte natural: Bem leve, cremosa e sem açúcar, esta sobremesa é fácil de preparar - leva apenas 15 minutinhos! - e é perfeita para comer depois do almoço!
  10. Receita de Torta de chocolate fitness: O seu dia da sobremesa merece uma sobremesa fit maravilhosa como esta! Feita com chocolate 70% cacau, é de lamber os dedos e de surpreender quem for prová-la!

Receitas de sobremesa vegana

Para você o mais importante é uma sobremesa sem ingredientes de origem animal? Então, vamos às receitas veganas! Mesmo que você não seja vegano, também pode – e deve! – provar as sobremesas veganas, pois vai se surpreender como outros ingredientes dão um sabor incrível e muito mais leve para um mesmo tipo de doce!

  1. Receita de Tiramisú vegano: a tradicional sobremesa gelada italiana de café, mas na versão vegana! Ou seja, não vai leite e nem queijo, por isso, o queijo mascarpone foi substituído por outros de textura e cremosidade semelhante. Você vai se surpreender com o resultado!
  2. Receita de Pavê de paçoca vegano: Tem como não gostar de pavê? As camadas de creme e biscoito sempre fazem a gente salivar! Aqui foram usados só ingredientes veganos e o resultado foi igualmente incrível.
  3. Receita de Sorvete vegano de camadas de frutas: Sem nenhum ingrediente de origem animal e sem açúcar, esta receita é gostosa, saudável e divertida, porque tem camadas coloridas. A criançada, principalmente, vai adorar! Veja o passo a passo.
  4. Receita de Doce de leite vegano: Doce de leite é irresistível, e aqui temos a receita vegana para você deixar o seu Dia da Sobremesa mais incrível! Em vez de leite animal, usamos o leite de amêndoas, confira como fazer em casa.
  5. Receita de Bombom vegano de figo: Às vezes, a gente precisa daquele docinho no meio da tarde, né? Este bombom de figo é ideal para esses momentos. Feito com figo turco seco, cacau e resíduo de amêndoas, ele é bem docinho, e ainda tem bem menos calorias do que um doce comum.
  6. Receita de Manjar de coco vegano: Feito com coco e damasco, este manjar tem sabor dos deuses! Em vez de leite, a receita usou leite de coco. O resultado é uma sobremesa leve e bem cremosa, que desmancha na boca!
  7. Receita de Arroz doce vegano: Uma sobremesa perfeita após um almoço ou jantar especial, este arroz doce é preparado com leite vegetal - pode ser de coco, amêndoas, aveia, o que for de sua preferência - e é bem simples de fazer.
  8. Receita de Sorvete vegano de chocolate sem açúcar: Para substituir o leite animal e leite condensado, vamos usar nesta receita banana, sopa de bebida vegetal, melado de cana e cacau em pós 100%. O resultado é um sorvete com textura bem cremosa!
  9. Receita de Mousse de chocolate e abacate: Em apenas 15 minutos, você vai ter uma deliciosa sobremesa vegana de mousse de chocolate, tendo como base o abacate para dar a cremosidade, além do leite vegetal. É simplesmente delicioso!
  10. Receita de Brownie de chocolate com feijão branco: Pode parecer estranho feijão, mas você vai surpreender, garantimos isso! O feijão branco é o ingrediente secreto que vai dar uma consistência deliciosa. Experimente, você vai adorar!

Se gostou do artigo Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.