Nutrição e saúde

O que é Matcha?

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 27 março 2023
O que é Matcha?

Você já deve ter ouvido falar do matcha, que está super em alta para quem quer seguir uma dieta mais saudável. Trata-se de uma bebida extraída da erva do chá verde, moída ou em pó. Quer saber mais sobre ele?

Então descubra aqui no Tudo Receitas para que serve o matcha, os benefícios do matcha, o que é matcha em pó e faça nossas receitas com matcha, selecionadas para você aproveitar o que tem de melhor na erva.

Fotos: Unsplash

Também lhe pode interessar: Chá inglês: o que é e como fazer

Índice

  1. Matcha: para que serve?
  2. Benefícios e efeitos do matcha
  3. Matcha tem cafeína
  4. Como tomar matcha e o que é matcha em pó
  5. Receitas com matcha

Matcha: para que serve?

De origem milenar chinesa, o matcha foi popularizado pelos japoneses através dos monges zen-budistas, que levaram o para o país, onde se tornou símbolo da gastronomia nacional.

O matcha tem uma aparência bem característica, por ter uma cor verde escura. Essa bebida contribui para o melhor funcionamento do organismo, além de ajudar a relaxar e manter o foco. Os orientais costumam tomar o matcha todas as manhãs para estimular o metabolismo, manter a longevidade e afastar a ansiedade e o stress.

Apesar de esse chá ser extraído da mesma erva do chá verde – Camellia sinensis – ele é totalmente diferenciado, porque é feito a partir de folhas selecionadas: somente as mais jovens, que são protegidas do sol e, por causa disso, possuem maior concentração de clorofila.

Por causa desse detalhe da produção, o matcha apresenta maior concentração de cafeína, teanina e clorofila, proporcionando poderosos antioxidantes para o organismo.

Essas folhas, posteriormente, são transformadas em pó – virando o matcha - que pode ser misturado com a água, leite, iogurte ou outros alimentos.

O que é Matcha? - Matcha: para que serve?

Benefícios e efeitos do matcha

O matcha traz muitos benefícios para a saúde e o organismo. Confira os detalhes das propriedades do matcha!

A presença do aminoácido L-teanina no matcha ajuda a promover o relaxamento natural, combater a ansiedade, a insônia e até a depressão. A teanina também ajuda aumentar os níveis de serotonina (o hormônio do bem-estar) e o funcionamento cognitivo do cérebro, melhorar a memória e a concentração.

O alto nível de antioxidantes nesse chá contribui para o combate de radicais livres em excesso no corpo, aumentando a eficiência do sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce, além de doenças como o câncer.

A forte presença de clorofila – o que explica a cor verde do matcha – também faz com que a bebida também tenha um efeito detox e elimina toxinas do corpo.

O consumo regular da bebida traz como benefícios: a aceleração do metabolismo - ideal para quem segue dietas de perda de gordura e de peso; o efeito diurético - eliminando o inchaço e retenção de líquido; controle da pressão arterial; a redução nos níveis de colesterol; e a melhoria do humor.

O que é Matcha? - Benefícios e efeitos do matcha

Matcha tem cafeína

O matcha é conhecido por ter alto teor de cafeína, mais do que o chá de erva verde. Por isso, não é recomendável consumir a bebida à noite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendável é uma ingestão máxima de 200 mg/dia de cafeína.

Mas como o matcha também possui L-teanina, que tem propriedade relaxante e calmante, a combinação faz com que o cérebro fique desperto, porém tranquilo, contribuindo com o foco e a produtividade.

Quando comparado ao café, o matcha mantém a energia muito mais constante e equilibrada, em vez de ter picos, porque a cafeína do chá atua por mais tempo no organismo. Este é um dos principais efeitos do matcha.

O que é Matcha? - Matcha tem cafeína

Como tomar matcha e o que é matcha em pó

O matcha em pó vem das folhas selecionadas da erva de chá verde moídas. Para quem deseja inserir o matcha na rotina, o consumo recomendado é de 2 a 3 colheres de sopa de pó por dia. Essa quantidade de matcha consegue preparar duas a três xícaras de chá.

Para fazer a bebida, aqueça 100 ml de água até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Coloque uma ou duas colheres de chá de matchá em pó em uma xícara e acrescente a água fervida. Use um mixer específico ou um garfo para dissolver completamente a erva na água.

Para quem deseja perder peso e acelerar o metabolismo, uma boa dica é consumi-lo antes ou depois de praticar atividade física. Mas se você apenas deseja melhorar seu organismo e atividade mental, consumo-o logo de manhã, substituindo o café.

O que é Matcha? - Como tomar matcha e o que é matcha em pó

Receitas com matcha

Chegou a hora de colocar em prática tudo que você descobriu sobre o matcha. Aprenda agora a fazer receitas com essa erva para aproveitar todos os seus benefícios.

  1. Receita de Mousse de matcha: a receita é bem simples, levando apenas 3 ingredientes - matcha, creme de leite e leite condensado - e o resultado é um lindo mousse de cor verde!
  2. Receita de Sorvete de matcha: para os dias de calor, os fãs de matcha não podem deixar de aprender essa receita, que é bem fácil de fazer!
  3. Receita de Bolo simples de matcha: que tal um bolo de matcha na sua manhã ou para o lanche da tarde? Com certeza, você vai adorar!
  4. Receita de Bolo mousse de matcha: com uma textura bem cremosa, sabor e aroma bem característicos, você vai surpreender a todos com esse bolo.
  5. Receita de Macarons de matcha: em apenas 30 minutos, você faz esse macaron bem original e autêntico.
  6. Receita de Matcha latte: para você consumir de manhã ou no seu pré-treino, essa bebida com matcha, gengibre, canela e agave, vai dar um boost de energia.
  7. Receita de Bolo de chá Matcha com cobertura de chocolate branco: essa receita promete deixar os seus dias muito mais saborosos, especialmente, se você gosta de chocolate branco!
  8. Suco verde com matcha: para quem está em uma dieta de perda de peso, esse suco detox é feito com gengibre, couve kale, limão, maçã verde, rúcula, aipo e matcha, fornecendo muitos nutrientes para o corpo e, ao mesmo, tempo acelerando o metabolismo.
O que é Matcha? - Receitas com matcha

Se gostou do artigo O que é Matcha?, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
O que é Matcha?