O que é páprica doce: confira 12 receitas com esse tempero

O que é páprica doce: confira 12 receitas com esse tempero

A páprica doce é uma especiaria muito popular, extraída da moagem do pimentão e da pimenta.

Diferente da páprica picante, ela tem um sabor mais suave, o que dá um toque super especial para os alimentos. Você já experimentou páprica doce? Aqui no Tudo Receitas, vamos contar um pouco mais sobre essa especiaria e ainda sugerir receitas com páprica doce para você prová-la!

A sua cor é bem característica por ser quente, variando entre o vermelho vivo e o amarelo mostarda, dependendo da quantidade de capsaicina, o princípio picante da páprica.

Se você curte saber mais sobre temperos e ingredientes, que tal conferir esse artigo também sobre Benefícios da cúrcuma (ou açafrão)

Fotos: Unsplash

Páprica doce: para que serve

De origem latino-americana, da região da América Central e do México, a páprica doce foi criada na Espanha, a partir da extração dos frutos de pimentões pelos colonizadores nas Américas, que os levaram para a Europa.

Essa especiaria se popularizou no Velho Continente, sendo muito consumida na região dos Bálcãs, como a Turquia e a Hungria, inclusive, muito mais do que a pimenta. Um dos pratos principais da Hungria, por exemplo, é o goulash e o páprikas de frango e vitela, que levam esse ingrediente em sua receita. Além dos Bálcãs, a páprica doce é muito presente na culinária marroquina e indiana.

Como usar páprica doce

Quando usada em quantidades moderadas, a páprica incrementa o sabor da receita de forma delicada. Além disso, é uma especiaria ideal para a finalização de pratos e alimentos. Aqui vão algumas sugestões de uso da páprica doce:

  • Carnes brancas, como frango e peixes;
  • Carnes vermelhas ensopadas, assadas ou grelhadas;
  • Legumes cozidos a vapor;
  • Saladas;
  • Preparo de ovos;
  • Feijão, soja e grão de bico;
  • Massas;
  • Batata frita ou assada;
  • Sopas;
  • Molhos.

Nas receitas caseiras, o ideal é não ferver esse condimento, porque pode dar um gosto amargo ao prato. O mais indicado é colocar a páprica no fogo por poucos minutos, de preferência, no final da receita.

Receitas com páprica doce

Agora que você já conhece mais sobre a páprica doce, que tal algumas receitas para experimentar essa saborosa especiaria?

  1. Receita de Goulash com molho de páprica no pão: a tradicional receita húngara, com carne bovina feita com molho a base de páprica.
  2. Receita de Bacalhau com páprica doce: inspirada no molho de pitau português, essa receita é bem fácil de preparar, levando apenas 30 minutos para você saboreá-la!
  3. Receita de Frango com páprica doce: Essa é uma preparação saudável e muito simples, além de dar vontade de lamber os dedos! O frango com páprica é uma forma de você inovar na cozinha, veja só:
  4. Receita de Pasta de grão de bico com páprica doce: também conhecida como húmus, essa pasta é finalizada com azeite e páprica doce, dando um sabor super especial.
  5. Receita de Batata assada com páprica doce: a batata com páprica não é uma simples batata, ela se torna uma batata irresistível! Confira o passo a passo.
  6. Receita de Macarrão com camarão e páprica doce: o diferencial dessa receita é o sabor levemente picante. Bem fácil de fazer, em apenas 15 minutos fica pronta!
  7. Receita de Mexilhões à Galega com páprica: um prato mais refinado, que foge do comum, mas que leva apenas 30 minutos de preparo! Que tal se inspirar para um jantar especial?
  8. Receita de Couve-flor com alho e páprica doce: com essa receita espanhola, você nunca mais vai querer comer couve-flor de outra forma! Experimente a diferença que faz a páprica doce.
  9. Receita de Cação assado com páprica: que tal provar peixe com páprica doce? Você vai perceber como essa especiaria dá um sabor mais consistente para o cação.
  10. Receita de Asa de frango frita crocante com páprica: essa é uma combinação perfeita, porque o frango vai ter uma leve ardência da páprica doce, ainda mais com a crosta crocante empanada! Veja como preparar:
  11. Receita de Creme de grão de bico com páprica doce: Uma opção saudável, nutritiva e baixa em calorias, e ainda finalizada com páprica doce para garantir o sabor!
  12. Receita de Chips de batata doce com páprica doce: a batata doce é bem nutritiva, e ainda mais se for preparada com a páprica. O preparo é no forno, veja como fazer.

Se gostou do artigo O que é páprica doce: confira 12 receitas com esse tempero, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.