Própolis com limão

Própolis com limão

Limão, mel e gengibre são uma combinação poderosa para o nosso organismo, mas você sabia que própolis com limão pode fazer muito mais pela imunidade do seu organismo? O própolis é um dos novos queridinhos de quem cuida da saúde e procura alimentos que proporcionam qualidade de vida e longevidade, por isso vale a pena conhecer!

Aqui no TudoReceitas falamos sobre essa incrível combinação de própolis com limão, quais as propriedades de própolis com limão, os benefícios e também algumas receitas simples para você usufruir dessa dupla imbatível. Continue lendo!

O que é própolis?

Nossas amigas abelhas produzem várias substâncias com grandes propriedades benéficas também para a nossa alimentação, o própolis é uma delas. O própolis é uma substância natural produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, do broto e botões florais das plantas. Seu aspeto é marrom pegajoso e, na colônia das abelhas, serve como revestimento e proteção da colmeia, protegendo ainda a estrutura e funcionando como agente termorregulador, com propriedades antissépticas que inibem a proliferação de micro-organismos.

O própolis possui 5% de pólen em sua composição e apresenta vários benefícios dos quais podemos usufruir em forma de extrato de própolis, que pode ser tomado puro, diluído em água ou chá, também pode ser aplicado na pele ou aplicado na água quente para fazer inalações de vapor. Atualmente existe também cremes, pomadas e cosméticos com própolis.

Conselhos: Não confunda a própolis das abelhas com a própolis verde, obtida a partir de uma planta nativa do Brasil, a Baccharis dracunculifolia (Vassourinha ou Alecrim do Campo).

Propriedades e benefícios do própolis com limão

Nos dias de hoje já foram identificados mais de 300 compostos no própolis, maioritariamente polifenóis, que atuam como antioxidantes no nosso corpo, ajudando-nos a lutar contra doenças e danos relacionados com o envelhecimento celular. O própolis apresenta ainda propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, ou seja, ajuda a proteger contra bactérias, vírus e fungos e a curar doenças relacionadas com inflamação, como a Doença de Crohn (relacionada com a digestão), a Psoríase (doença cutânea), a Artrite Reumatoide (doença nos ossos), entre outras.

Mas para que serve limão com própolis? Qual o benefício em associar o limão ao própolis?

Já sabemos que o limão partilha alguns dos benefícios do própolis: por ser rico em vitamina C, o limão também é um poderoso antioxidante e ajuda a reforçar sistema imunológico, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos. Por isso, associar própolis com limão resulta numa poderosa dupla antioxidante e com ação imunológica, ajudando-nos prevenir e a recuperar de doenças como gripes, resfriados e mais.

Própolis com limão antes de dormir

Algumas pessoas gostam de tomar própolis com limão antes de dormir. Porquê? Na verdade, a própolis pode ser tomada em qualquer momento do dia mas, quando tomado à noite, ele estimula a melatonina e age como imunomodulador, ajudando a dormir mais rápido e a melhorar a qualidade do sono.

  • Para usufruir do própolis e limão à noite, prepare um chá de mulungu colocando a casca de mulungu numa panela com 1 xícara de água, deixe ferver por 15 minutos. Desligue fogo, deixe o chá esfriar e adicione 10 gotas de extrato de própolis e algumas gotas de suco de limão. Tome este chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia, durante não mais que 3 dias seguidos.

Como tomar própolis com limão?

Além da sugestão de chá com própolis indicada acima, existem outras formas de tomar própolis com limão para fortalecer nosso sistema imunológico. Confira estas receitas de própolis com limão:

Shot de limão com própolis

Também chamado de 'shot da imunidade', esta bebida combina 3 ingredientes poderosos: própolis, limão e cúrcuma (açafrão da terra). A receita de shot de limão com própolis e cúrcuma é bem simples de preparar: esprema o suco de 1 limão inteiro, misture com 1 colher de chá de cúrcuma e 20 gotas de extrato de própolis e beba em seguida (se quiser, dilua em um pouco de água).

Esta bebida pode ser tomada como shot matutino, ou seja, tome o shot de limão com própolis pela manhã, cerca de 30 minutos antes de realizar o café da manhã.

Própolis com café

E própolis com café, pode? Essa é uma opção interessante para quem prefere tomar própolis de manhã. Existe para venda nos mercados e lojas de produtos dietéticos e naturais um produto de extrato de própolis com pólen e café, porém o própolis usado é o própolis verde, diferente do própolis produzido pelas abelhas. Para tomar própolis com café simplesmente prepare seu café do jeito habitual e adicione 10 a 20 gotas de extrato de própolis. Beba em seguida.

Chá de gengibre, limão e própolis

Outra opção interessante é preparar um chá de limão, própolis e gengibre, que pode ser tomado em qualquer momento do dia, mas que é preferível tomar de manhã, em jejum - veja como fazer chá de gengibre, limão e própolis.

Contraindicações do própolis

Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais1 indica que, desde que ministrado na quantidade correta, o própolis não apresenta contraindicações em seres humanos, incluindo crianças. No entanto, fique de olho nos efeitos indesejados ou incômodos que o própolis pode desencadear:

  • O consumo do própolis ou do extrato de própolis pode manchar os dentes;
  • O própolis é rico em açúcares, por isso não é indicado para diabéticos;
  • O extrato de própolis pode ainda provocar alergia em algumas pessoas, sobretudo a quem já manifestou alergia a picada de abelha. Para testar sua aceitação do própolis, pingue 2 gotas do extrato de própolis na pele e aguarde 30 minutos para ver se surge alguma vermelhidão, coceira ou inchaço.

Se gostou do artigo Própolis com limão, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Referências
  1. https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3002.pdf
Bibliografia
  • https://www.conap.coop.br/2020/11/11/qual-a-diferenca-entre-a-propolis-e-o-extrato-de-propolis/
  • https://www.conap.coop.br/2020/09/28/beneficios-da-propolis/