Receitas com grão-de-bico

Receitas com grão-de-bico

O grão-de-bico pode ser o que você está precisando para complementar a sua refeição! Além de altamente nutritivo e saudável – principalmente, para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana – ele é um alimento bem versátil e de fácil preparo!

Essa leguminosa é rica em proteínas, sendo excelente para substituir a carne, e em fibras solúveis, auxiliando o funcionamento do intestino. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100g de grão-de-bico, há cerca de 8,86g de proteínas e 6g de fibras. Um super alimento, não é mesmo?!

E o melhor é que se você seguir uma dieta de baixa caloria e consumo de carboidrato, o grão-de-bico contém apenas 168 calorias nessa mesma porção e ajuda a manter a sensação de saciedade. Convencido de adotar esse alimento na sua rotina?!

Bem, se você ainda não está, saiba que esse alimento também possui vitaminas K, E e C, do complexo B e minerais como cálcio ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco, e controla os níveis de açúcar no sangue, protege de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Preparado para aprender as melhores receitas com grão-de-bico? Vamos lá!

Como preparar o grão-de-bico

Uma dica especial, antes de iniciar qualquer receita com grão-de-bico, é preciso fazer o preparo inicial, da mesma forma que o feijão precisa!
O ideal é lavar bem os grãos e deixá-los de molho por pelo menos 12 horas para hidratá-los e facilitar o cozimento.

Geralmente, se retira a casca do grão-de-bico após cozinhá-lo, pois o calor faz com ela saia com mais naturalidade, principalmente, se você esfregá-lo com as mãos ou remover com um paninho. Porém esse passo é totalmente opcional, você não precisa tirar a casca se não quiser, ela é comestível.

Caso você deseje fazer esse procedimento da remoção da casca, aconselhamos cozinhar em quantias maiores e depois armazenar no congelador em porções menores, e assim facilitar na próxima receita!

PREPARO INICIAL

  1. Coloque em um bwol grande
  2. Cubra com aproximadamente 3 dedos de água por cima, em temperatura ambiente.
  3. Se o dia estiver quente coloque na geladeira, se o dia estiver frio você pode deixar o bwol sobre a bancada.
  4. Troque a água do molho depois de umas 4 horas, escorra os grãos e cubra com água limpa.
  5. Deixe os grãos de molho por pelo menos 8 horas, o ideal é mais de 12 horas.
  6. Na hora de cozinhar os grãos descarte a água do molho.

COMO COZINHAR

Coloque na panela de pressão cobrindo os grãos com agua com um pouco de sal por 15 minutos, e abra para verificar se já esta cozido, caso ainda esteja duro, coloque mais 10 minutos e volte a verificar.

Receitas com grão-de-bico

  • Receita de Escondidinho de grão-de-bico: uma das receitas de grão-de-bico mais fáceis, econômica e que alimenta muito bem! Você vai precisar de sobras de peito de frango, e se quiser adicione espinafre! É uma ótima receita para almoço no seu dia a dia.
  • Receita de Croquetes de grão-de-bico: petisco sempre vai bem, não é mesmo?! Seja para comer no almoço, à tarde ou numa ocasião com amigos e família, veja como fazer esse croquete vegetariano e bem mais saudável!
  • Receita de Grão-de-bico refogado: o jeito mais simples que você pode preparar o grão-de-bico, mas indicamos os temperos certos para eles ficarem deliciosos!
  • Receita de Grão de bico com feijão: uma receita com bastante ferro e proteína, e que você pode preparar em apenas 10 minutos!
  • Receita de Grão-de-bico com calabresa e bacon: uma receita com grão-de-bico maravilhosa, mesmo que você não seja fã de grão-de-bico - talvez você passe a ser! É um ótimo complemento para um almoço ou jantar!
  • Receita de Empadão de grão-de-bico e frango: um delicioso empadão com massa de grão-de-bico e recheio de frango. Além de ser uma receita sem glúten, essa massa fica bem semelhante à massa podre de tortas e alimenta bastante.
  • Receita de Grão-de-bico crocante: o grão-de-bico crocante irá te surpreender por ser tão fácil de preparar e saboroso, além de ser um ótimo aperitivo!
  • Receita de Homus de grão-de-bico: o homus é uma pasta árabe que fica ótima como acompanhamento ou entrada, sendo muito bom, principalmente, com pão sírio! Veja como fazer.
  • Receita de Hambúrguer de grão-de-bico: uma ótima alternativa para o hambúrguer de carne, mesmo que você não seja vegetariano, mesmo porque o grão-de-bico é muito saudável!
  • Receita de Pizza de grão-de-bico: já imaginou uma pizza de grão-de-bico? Bem, com farinha feita dessa leguminosa, essa pizza é de baixo carboidrato e ainda é feita na frigideira. Bem prática de preparar!
  • Receita de Creme de grão-de-bico: uma excelente receita de sopa cremosa de grão de bico, que fica uma delícia para servir quentinha no inverno ou fria no verão. Uma opção saudável, nutritiva e baixa em calorias para toda a família!
  • Receita de Dip cremoso de grão-de-bico: o dip é um tipo de patê muito popular para mergulhar pão, legumes crus, snacks assados, etc. O grão-de-bico fica muito bem nesse tipo de receita e deixa um sabor bem suave.
  • Receita de Curry de grão-de-bico com legumes: uma receita prática, econômica e super bem temperada para você incorporar ao cardápio do dia a dia. Acompanhado de batata, curry, páprica, cominho e leite de coco, esse prato com grão-de-bico fica irresistível!
  • Receita de Grão-de-bico frito: um jeito fácil e prático de preparar o grão-de-bico para o seu dia a dia fazê-lo frito.
  • Receita de Omelete de grão-de-bico: esta é uma versão vegana de omelete, pois os ovos foram substituídos por grão-de-bico, mas deixando um aspecto bem semelhante ao omelete tradicional.
  • Receita de Bolinho de grão-de-bico: um excelente acompanhamento para qualquer refeição, e o melhor: é feito sem fritura nenhuma!
  • Receita de Biscoito doce de grão-de-bico: Se você está procurando uma receita de lanche saudável, com certeza vai adorar esta sugestão! Esta é uma receita de biscoito sem glúten, sem farinha, sem leite, sem manteiga e sem açúcar refinado. A massa é feita com grão-de-bico cozido e pasta de amendoim e fica uma delícia!
  • Receita de Queijo de grão-de-bico: se você quiser preparar outros alimentos a partir do grão-de-bico, vai se surpreender com esse queijo vegano e ainda rico em proteína vegetal!
  • Receita de Tofu de grão-de-bico: que tal uma receita bem nutritiva e de baixa caloria? A textura deste tofu de grão-de-bico é bem macia e pastosa, e pode ser usado em muitos pratos e preparado de diferentes maneiras: assado, frito ou grelhado, frito, salteado, empanado, etc.

Se gostou do artigo Receitas com grão-de-bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.