Receitas de bolinho frito: 20 maneiras de fazer bolinho frito simples

Receitas de bolinho frito: 20 maneiras de fazer bolinho frito simples

Os bolinhos são iguarias feitas de massa - que podem variar o ingrediente principal entre farinha, arroz, batata, pão, entre outros - e, geralmente, têm algum tipo de recheio. Este, pode ser de carne, peixe, legumes, cogumelos ou até recheios doces.

Populares no mundo todo, os bolinhos podem variar no formato - sendo alongado como rolinhos ou circular, parecendo uma pequena bola. A forma de degustar também varia de acordo com gostos e costumes: é possível comer bolinhos em ensopadas, com molhos, como acompanhamentos, etc.

Alguns países têm bolinhos fritos como um dos símbolos da sua culinária, como é o caso de Portugal, com o bolinho de bacalhau. Já experimentou? Aqui no Brasil, temos os deliciosos bolinhos de tapioca e de carne seca, que são mais comuns no Nordeste; a famosa coxinha e o bolovo, encontrados com maior frequência nos bares da região Sudeste; e o bolinho de chuva, na versão doce, que tem origem portuguesa, mas se popularizou no país.

No Tudo Receitas, vamos sugerir receitas de bolinho frito para você variar e surpreender seus convidados, deixando todo mundo com água na boca!

Como fazer bolinhos

Os bolinhos fritos podem ser feitos na frigideira, o que requer o uso de óleo (de girassol ou até óleo de coco, para uma receita mais saudável) – ou também na AirFryer, dispensando o uso desse ingrediente e facilitando o processo de fritar.

Ainda é possível assar os bolinhos no forno – pré-aquecendo a 180°C – outra opção considerada mais saudável por não se tratar de uma fritura.

Caso prefira fritar o bolinho no óleo, de forma tradicional, o ideal é fazer numa panela que tenha pelo menos 4 cm de altura, para garantir que o seu bolinho fique coberto no óleo. Não esqueça de virá-lo para dourar e deixá-lo crocante por inteiro. Em seguida, coloque-os numa travessa coberta com papel toalha, para absorver o excesso de óleo. Essa é a maneira mais básica como fazer bolinhos e, como você pode ver, não é difícil.

Receitas de bolinho frito simples

Ficou com vontade de fazer o seus bolinhos fritos? Então agora é a hora de conferir a nossa curadoria com 30 receitas imperdíveis para todos os gostos - inclusive para quem quer fazer um bolinho frito diferente. Vamos lá?

  1. Receita de Bolinho de bacalhau com batata: a clássica iguaria portuguesa é bem fácil de fazer e leva 45 minutos de preparo. Confira com nossas dicas exclusivas - ão precisos apenas 4 passos.
  2. Receita de Bolinho frito de queijo com maizena: bolinho de queijo é perfeito para festinhas e em pequenas reuniões, não é mesmo? Com apenas 5 ingredientes, você consegue fazer essa receita e o resultado é bem douradinho.
  3. Receita de Bolinho frito de alho poró: esses bolinhos não têm glúten- e são perfeitos para um lanche da tarde ou até mesmo à noite, caso deseje fazer algo mais prático.
  4. Receita de Bolinho frito de feijão simples: sobrou feijão cozido em casa? Então, essa receita é perfeita para você reaproveitar e evitar jogar comida fora.
  5. Receita de Bolinho de carne de boteco: sabe aquela tradicional comida de boteco, que fica ótima com uma cerveja ou qualquer outra bebida? Esse bolinho de carne também é bem fácil de fazer!
  6. Receita de Bolinho frito de camarão: você gosta de camarão? No Nordeste e em Santa Catarina, esse é aperitivo é bem comum. Veja como preparar essa tradicional receita de bolinho.
  7. Receita de Bolinho frito de arroz: esse quitute pode ser servido como entrada ou apenas para petiscar. É uma receita simples e econômica!
  8. Receita de Bolinho frito simples de atum: com uma textura bem crocante, esse bolinho ainda pode ser combinado com queijo ou orégano. É uma delícia, mesmo para quem diz que não gosta de peixe. Que tal experimentar?
  9. Receita de Bolinho de mandioca frito: perfeito para festas de aniversário e reuniões, essa receita leva 45 minutos de preparo e requer poucos ingredientes.
  10. Receita de Bolinho frito de espinafre: para quem prefere um petisco vegetariano, esse bolinho é perfeito, já que o espinafre também tem proteínas. Leva apenas 30 minutos de preparo:
  11. Receita de Bolinho vegano de lentilha: essa receita não leva nenhum produto de origem animal, e ainda assim é muito nutritiva, além de deliciosa.
  12. Receita de Bolinho frito de brócolis: mesmo quem diz não gostar de brocólis, vai amar esse bolinho frito! É bem simples de fazer e pode servir como petisco ou acompanhamento.
  13. Receita de Bolinho frito de batata com queijo e bacon: com apenas 3 ingredientes, você prepara esse bolinho irresistível, ideal para petiscar com amigos em 30 minutos, quer apostar?
  14. Receita de Bolinho frito de cenoura: uma receita vegetariana que pode ser servida como petisco, acompanhamento no almoço ou lanche da tarde. O tempo de preparo é de apenas 30 minutos.
  15. Receita de Bolinho frito de inhame: o inhame é um ingrediente bem nutritivo, e essa receita pode ser uma forma de fazer um petisco mais saudável e menos calórico. Se preferir, também é possível recheá-lo com peixe – nesta receita, sugerimos o filé de tilápia.
  16. Receita de Bolinho frito de mortadela: um bolinho frito econômico,recheado com um embutido que costuma agradar muitos paladares. Na massa, temos mandioquinha e farinha. Confira o passo a passo.
  17. Receita de Bolinho de tapioca: crocante por fora e macio por dentro, esse petisco é bem leve e mais saudável, levando coco para dar mais sabor e sendo envolto por açúcar e canela.
  18. Receita de Bolinho frito de batata com presunto e queijo: fácil de preparar, ele pode ser servido como entrada no almoço ou no jantar, ou até em festas de aniversário. Na receita, o preparo é na frigideira, confira.
  19. Receita de Bolinho frito de batata com presunto e queijo: fácil de preparar, ele pode ser servido como entrada no almoço ou no jantar, ou até em festas de aniversário. Na receita, o preparo é na frigideira.
  20. Receita de Bolinho de chuva simples: para acompanhar no café da tarde, é simplesmente delicioso esse bolinho, porque lembra casa de vó! Já experimentou? Veja só como fazer.

Se gostou do artigo Receitas de bolinho frito: 20 maneiras de fazer bolinho frito simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Bolinhos salgados.