Receitas de padaria: 25 comidas para quem ama uma padoca

Receitas de padaria: 25 comidas para quem ama uma padoca

Quem resiste àquele cheirinho de pão saindo do forno da padaria? Acordar de manhã e comer um pão quentinho com manteiga ou com requeijão derretido na chapa, acompanhado de um café, é uma delícia para começar o dia!

Pode-se dizer que o pão francês é uma das comidas mais populares no Brasil, importado da colonização portuguesa, porque em todo canto do país o encontramos à venda em uma padaria ou uma mercearia, para o café da manhã ou da tarde!

E se você não dispensa um pão francês, confira essa receita de receita de Pão francês caseiro.

De onde vem o pão francês?

No Brasil, a receita do tradicional pãozinho francês chegou para ficar por volta de 1835, no Rio de Janeiro, que era a capital do país na época. As padarias, que surgiram inicialmente como negócios familiares, começaram a se proliferar no país somente após a invenção do forno elétrico, em 1915. Portanto, o boom das padarias no Brasil aconteceu em meados do século 20.

Atualmente, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Mato Grosso (Sindipan-MT), 76% dos brasileiros consomem o tradicional pão francês no café da manhã, e de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), existem mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil.

Agora que você já sabe um pouco da história do pão francês e do surgimento das padarias, vamos aprender a fazer algumas receitas típicas de pratos e comida de padaria?!

Receitas de pães de padaria

Hora de fazer pães com carinha de que saíram direto da padaria, mas em casa. Que tal tentar estas receitas?

  1. Receita de Pão francês caseiro: o tradicional pãozinho, que é sucesso em todo Brasil! Veja como fazer para deixá-lo bem leve e fofo.
  2. Receita de Pão carteira de padaria: O pão carteira é um daqueles clássicos de padaria, que leva esse nome por causa do seu formato. Simples de fazer e perfeito para comer com vários tipos de recheio.
  3. Receita de Pão de queijo de padaria: este pão italiano é bem popular em todo mundo e é um tipo de pão ideal para sanduíches, torradas e bruschettas.
  4. Receita de Pão de cebola com fermento seco: Na versão vegana, sem ovo e leite, este pão é bem gostoso e leve, e combina muito com patês e queijos. Veja como preparar:
  5. Receita de Pão de espelta e mel: talvez seja aquele pão que você encontra numa padaria artesanal, pois é feito com fermento natural de cerveja e com farinha espelta. O resultado é um pão bem fofinho e leve.
  6. Receita de Pão de leite fofinho: O pão de leite é outro item bem popular nas padarias. Fica muito bom com queijo e presunto, mas também vai muito bem com geleias e recheios doces.
  7. Receita de Pão integral sem glúten: Fazer pão sem glúten em casa é mais fácil do que você pensa! Aprenda o passo a passo.
  8. Receita de Pão recheado com queijo e cogumelos: Se você ver em uma vitrine da padaria, com certeza, não vai resistir! Veja como fazer esse pão recheado para o seu café da manhã ou da tarde.
  9. Receita de Pão recheado com mortadela: uma receita econômica e deliciosa é este pão recheado com mortadela e queijo. O preparo leva 1 hora e meia, e é assado no forno para você comer bem quentinho!
  10. Receita de Pão recheado de catupiry e mussarela: Um dos queridinhos da padaria, o pão recheado com diferentes tipos de queijo é uma delícia para comer acompanhado de um café com leite.
  11. Receita de Croissants caseiros: este típico pão de origem francesa leva apenas 30 minutos para ficar pronto e aqui ensinamos como deixar a massa folhada bem macia e crocante.
  12. Receita de Pão de batata recheado: esta receita pode não ser a mais simples, mas vale a pena pelo resultado. O melhor é que você pode rechear com o que quiser: cream cheese batido, mas pode ser catupiry, calabresa, espinafre, presunto, cogumelos...
  13. Receita de Focaccia de calabresa: A focaccia é um pão italiano e, provavelmente, uma das receitas de pão mais fáceis de fazer! Nesta receita, você vai aprender a fazer focaccia de linguiça calabresa e parmesão perfeita para comer a qualquer hora do dia.
  14. Receita de Pão de linguiça calabresa: este pão de padoca é bem coringa, porque cai bem em diversas situações, especialmente, festas ou reunião com os amigos.
  15. Receita de Pão de salsicha: sabe aquele pãozinho recheado com salsicha que você compra por unidades na padaria?! Bem gostoso, não?! Veja só como fazer em casa.

Receitas salgado de padaria

Quem ama as comidas de padaria começa, em geral, a desgustar essas delícias por ele - o salgado de padaria. Por isso, listamos algumas receitas vencedoras desse tipo de alimento que você pode, sim, fazer em casa.

  1. Receita de Salgadinho de queijo de padaria: famoso na cultura nordestina, este salgadinho de queijo não falta nas padarias da região! O melhor é que você vai precisar de apenas apenas 3 ingredientes: farinha de trigo, manteiga e queijo.
  2. Receita de Salgado diplomata: o salgado de padaria original: O famoso salgado de padaria recheado com queijo mussarela, presunto e bacon. Veja só como fazer em casa.
  3. Receita de Pão de queijo de padaria: é claro que o pão de queijo não pode faltar nesta lista! Nesta receita, você vai aprender a fazer uma mistura de polvilho doce e polvilho azedo, para dar um sabor especial ao seu pão de queijo de padoca.
  4. Receita de Folhado de cogumelos: o folhado é um salgado típico de padaria, mas aqui vamo ensinar como fazer com cogumelos, que fica uma delícia, além de ser recomendado para vegetarianos.
  5. Receita de Trança folhada de frango fácil: a trança salgada é uma comida clássica de padoca, e pode ser consumida a qualquer hora do dia como um lanche ou até almoço. Veja só como preparar a sua versão caseira.
  6. Receita de Massa folhada recheada com frango: mais um quitute de padaria muito apreciado! O folhado de frango é imbatível naquele momento da tarde, acompanhado de um suco natural ou um cafézinho preto!
  7. Receita de Coxinha simples: a coxinha é outro item que você encontra nas padarias. Para tomar com um café expresso, é um lanche perfeito!
  8. Receita de Empadinha de frango cremosa: é bem comum encontrar empadinhas recheadas em padaria, podendo comprá-las por unidades. Aqui você vai aprender como fazer recheado com frango e requeijão.
  9. Receita de Folhado de calabresa acebolada com queijo: o folhado é um item indispensável nas padarias, já que é bem prático, para comer a qualquer hora do dia Veja como fazer este delicioso folhado!
  10. Receita de Palito de queijo: com apenas 4 ingredientes - massa folhada, queijo e uma cobertura de azeite e orégano - você faz este palito de queijo de padoca!

Se gostou do artigo Receitas de padaria: 25 comidas para quem ama uma padoca, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.