Receitas de risoto: 15 opções fáceis deliciosas

Receitas de risoto: 15 opções fáceis deliciosas

O risoto é aquele prato que agrada a diferentes tipos de paladares e gostos, justamente por ele ser bem versátil, podendo ser elaborado diferentes tipos de ingredientes. E saber como fazer risoto é mais fácil do que pode parecer, sabia?

No Tudo Receitas, você vai aprender mais sobre o que é risoto, qual a sua origem, os tipos mais populares, além de 15 receitas de risoto bem saborosas e fáceis para você preparar em casa e surpreender os amigos e a família!

Vem ver esse artigo completinho de receitas de risoto: 15 opções fáceis deliciosas e comece já a preparar o seu prato.

(fotos: Unsplash)

O que é risoto?

A palavra risoto vem do italiano - escreve-se "risotto" na língua italiana - que significa o diminutivo de arroz, ou seja, "arrozinho".

O risoto é um prato típico da Itália, que tem como ingrediente principal o arroz, sendo frito aos poucos, junto com outros ingredientes, resultando numa refeição com uma textura bem cremosa. Para esse prato, usa-se preferencialmente o arroz arbóreo (principalmente, na Itália, onde se originou).

O arroz arbóreo tem os grãos maiores do que do arroz tradicional e quando são cozidos, apesar de permanecerem firmes, incham, absorvendo líquidos dos outros ingredientes, dando maior cremosidade e sabor à receita. Além do arbóreo, pode usar o arroz carnaroli ou arroz vialone nano, que são grãos maiores.

O grande segredo do preparo do risoto está em mexer o arroz durante todo o preparo, para dar a cremosidade, além de servi-lo sempre quente. Isso porque ao esfriar, ele se solidifica, perdendo a estrutura e a textura cremosa.

Qual a origem do risoto?

A origem do risoto é atribuída à data por volta do século 11, na Lombardia, região norte da Itália.

Nessa época, a Sicília era dominada pelos sarracenos, que foi o povo responsável por trazer o arroz arbóreo para a preparação desse prato.

No entanto, o risoto como conhecemos atualmente só foi ser criado no século 16, em Milão, capital da Lombardia, sendo criado pelo mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral da cidade.

Tipos mais populares de risoto

Existe uma grande variedade de receitas de risoto. Os mais populares costumam ter como ingredientes caldo de legumes, carne, peixes, queijo ou cogumelos.

Mas vale lembrar que os ingredientes protagonistas desse prato são o queijo ralado e a manteiga, porque dá ao prato um toque todo especial! E esses ingredientes estão em qualquer receita de risoto simples.

Receitas de risoto: 15 pratos imperdíveis para se fazer

Das mais tradicionais receitas de risoto, passando por algumas bem inventivas, listamos aqui 15 ideias para você preparar essa delícia italiana que merece encontrar sempre um espacinho no seu cardápio do dia a dia.

  1. Receita de risoto de limão siciliano com camarão: uma receita bem clássica, leve e perfeita para um jantar de ocasião especial. Para quem gosta de camarão, é simplesmente imperdível.
  2. Receita de risoto de cebola caramelizada: o segredo dessa receita está no sabor agridoce da cebola caramelizada. Um prato perfeito para ser acompanhado com uma carne e um vinho, que tal? Veja o passo a passo.
  3. Receita de risoto de lentilha: bem simples e prático, em apenas 30 minutos, você faz esse risoto super nutritivo, que pode ser servido no almoço ou no jantar, e ainda é uma ótima opção para vegetarianos.
  4. Receita de risoto à carbonara: a carbonara é uma típica receita italiana, mas dessa vez, no lugar do macarrão, apresentamos o risoto, veja só como fazer.
  5. Receita de risoto caprese: uma simples e deliciosa receita bem ao estilo italiano. Perfeito para quem quer cozinhar sem complicação e ter um resultado final satisfatório e saboroso, confira o passo a passo:
  6. Receita de risoto de açafrão: com uma coloração especial, esse risoto fica bem amarelinho, e ainda tem um sabor mais intenso por ser finalizado com bacon. Gostou da ideia? Olhe aqui a receita completa.
  7. Receita de risoto de quinoa com funghi: uma versão mais light do risoto, ao substituir o arroz arbóreo, que é rico em amido, pela quinoa, um grão mais leve. Veja como fazer esse prato sem perder a cremosidade.
  8. Receita de risoto de legumes com queijo de cabra: o queijo de cabra dá um sabor todo especial para esse prato, além de ser bem mais leve do que os outros queijos. Uma boa opção para quem não consome nem peixe, carne ou frango.
  9. Receita de risoto de morango com queijo brie: essa é receita é para surpreender, porque explora um pouco mais o sabor doce ao acrescentar o morango na receita. O queijo brie equilibra com o salgado na medida certa. Surpreenda com essa preparação.
  10. Receita de risoto de palmito: bem fácil de fazer, ideal para os iniciantes no mundo dos risotos. A receita também leva caldo de legumes, parmesão e vinho branco.
  11. Receita de risoto de legumes grelhados: escolha o seu grão preferido para o risoto - arbóreo, carnaroli ou vialone - e vamos lá para uma receita bem leve e vegetariana.
  12. Receita de risoto de abóbora e cogumelos: simplesmente leve e saborosa, essa receita vai te surpreender! Escolha um belo vinho e delicie-se.
  13. Receita de risoto de frango com tomate seco e brócolis: uma bela combinação de frango, o sabor intenso do tomate seco e do brócolis vai dar água na boca, principalmente, naqueles que não dispensam proteína animal na refeição.
  14. Receita de risoto de funghi seco, alho poró e cachaça: uma combinação excêntrica, mas bem harmônica! O sabor é inesquecível, confira o passo a passo.

Se gostou do artigo Receitas de risoto: 15 opções fáceis deliciosas, sugerimos que entre na nossa categoria de Risoto.