Receitas de sobremesa de chocolate gelada

Receitas de sobremesa de chocolate gelada

Preparar sobremesas geladas é uma excelente opção para quem está se iniciando no universo da confeitaria ou para quem não tem forno em casa. Se você quer impressionar seus convidados sem perder muito tempo na cozinha, as receitas de sobremesas sem forno são ideais! Por serem tão simples de fazer, até as crianças podem colaborar na sua elaboração.

Se você está buscando receitas de sobremesas sem forno, fáceis de fazer e que agradam a todo o mundo, não hesite em recorrer ao ingrediente favorito dos mais gulosos: o chocolate! Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você 37 receitas de sobremesa de chocolate gelada, uma seleção deliciosa que dá água na boca e que com certeza vai deixar você com vontade de fazer todas!

Sobremesas geladas e sobremesas sem forno

As sobremesas geladas são perfeitas para quem não está acostumado a preparar receitas doces ou para quem quer fazer uma sobremesa fácil, rápida e econômica sem usar o forno. Este tipo de receitas geralmente se caracteriza pelo seu modo de preparo fácil e efeito refrescante, pois são servidas bem geladinhas.

De modo geral, as sobremesas geladas são sobremesas que dispensam o uso do forno no seu modo de preparo e que podemos preparar com gelatina, leite e algum tipo de ingrediente cremoso, como creme de leite, iogurte ou queijo cremoso. Têm também as seguintes características:

  • Não precisam ir no forno (alternativamente, algumas delas podem ser confeccionadas no fogão ou no microondas);
  • Devem ser conservadas na geladeira (é também desse modo que algumas delas solidificam);
  • Por serem refrescantes, são perfeitas para o verão e podem ser decoradas com fruta fresca e caldas de fruta;
  • Podem ser servidas em tacinhas individuais ou na travessa.

Abaixo compartilhamos o nosso top 20 melhores receitas de sobremesas sem forno com chocolate. Veja como fazer!

1. Brigadeiro

Não poderíamos começar esta lista das melhores receitas geladas de chocolate sem o nosso tradicional e tão amado brigadeiro! Ainda que hoje em dia existam receitas de brigadeiro com os mais variados ingredientes (brigadeiro de banana, brigadeiro de café, brigadeiro de limão, entre outros), o brigadeiro de chocolate tradicional sempre tem nossa preferência!

Fácil de fazer, econômico e muito gostoso, o brigadeiro de chocolate é uma das receitas de sobremesas de chocolate sem forno mais tentadoras e que pode ser feita com sucesso por cozinheiros de primeira viagem e também crianças (desde que com a supervisão de um adulto, claro!). Confira nossas receitas de brigadeiro:

  • Brigadeiro com cacau em pó
  • Brigadeiro sem açúcar
  • Brigadeiro no copinho
  • Brigadeiro de Ovomaltine

2. Trufa de chocolate

A trufa de chocolate tradicional (diferente do recheio trufado) assemelha-se a um brigadeiro, no entanto a sua origem, ingredientes e modo de preparo são bem diferentes. Algumas fontes indicam que a receita de trufa tradicional nasceu na Bélgica, que é um dos países que produz dos melhores chocolates do mundo, quando o mestre chocolateiro Dufour pegou no seu chocolate mais delicado e o cozinhou de modo a obter uma mistura de aspeto rugoso e irregular, semelhante ao cogumelo trufa. Dufour serviu a sua invenção gastronômica numa festa de Natal em 1895 e desde então as trufas se tornaram um dos símbolos do Natal na Europa, muitas vezes oferecidas e preparadas nessa ocasião.

As trufas são um docinho sofisticado considerado patrimônio mundial da gastronomia, muito fáceis de preparar com pouco mais do que chocolate, creme de leite e, por vezes, algum licor, como conhaque. Dispensam o uso do forno e do fogão, pois geralmente basta misturar os ingredientes e reservar na geladeira até a mistura firmar.

Confira estas receitas de trufa de chocolate que vale a pena preparar:

  • Trufa de cacau
  • Trufa funcional fit
  • Trufas de chocolate e tâmaras
  • Trufa de Oreo com chocolate branco
  • Trufa de leite Ninho com chocolate branco

3. Sorvete de chocolate

Entre as sobremesas de chocolate mais populares, sem dúvida que o sorvete de chocolate se destaca pela sua popularidade e versatilidade! Uma bola de sorvete de chocolate pode ser o complemento perfeito para o seu crepe suíço, waffle, streudel, churro, bolo e mais.

E desengane-se quem pensa que fazer sorvete de chocolate caseiro é complicado! Com poucos ingredientes, sem utensílios específicos e sem gastar gás no forno nem no fogão, poderá preparar facilmente um sorvete de chocolate cremoso, refrescante e irresistível para servir sozinho com com as sobremesas que citamos acima. Veja estas deliciosas receitas de sorvete de chocolate:

  • Sorvete de chocolate caseiro
  • Sorvete de chocolate low carb

4. Torta gelada de chocolate

Provavelmente, quando você escuta ou lê 'receita de torta', você imagina uma sobremesa complicada e talvez preparada com muitos ingredientes. A realidade é um pouco diferente, porque este tipo de sobremesa de chocolate é muito fácil de preparar!

As receitas de tortas geladas assemelham-se a bolos, porém têm consistência cremosa e são sem farinha (algumas receitas, porém, podem incluir um pouco de amido de milho para ajudar na consistência). São fáceis de preparar e precisam ser reservadas na geladeira algumas horas antes de servir, para que fiquem firmes.

Um exemplo de torta gelada é o cheesecake de geladeira, porém existem muitas outras receitas de torta gelada de chocolate que vale a pena preparar e provar! Veja:

  • Torta gelada de chocolate
  • Torta gelada de chocolate branco
  • Torta gelada de chocolate com biscoito
  • Torta de chocolate gelada com três camadas
  • Torta de chocolate fitness

5. Bolo de chocolate sem forno

Uma das sobremesas com chocolate mais populares é, sem dúvidas, o bolo de chocolate! E quem disse que só quem tem forno pode fazer bolo? É possível sim fazer bolo sem forno e aqui no TudoReceitas comprovamos isso com várias receitas de bolo sem forno bem fáceis e rápidas! Desde o bolo de chocolate tradicional ao brownie de chocolate, o modo de preparo passa por usar o fogão ou o micro-ondas. Veja:

  • Bolo de chocolate de microondas
  • Bolo de caneca de chocolate vegano
  • Bolo de chocolate de frigideira fit
  • Petit gâteau na caneca
  • Brownie de chocolate no microondas

Sirva seu maravilhoso bolo sem forno acompanhado de sorvete ou chantilly e fruta fresca e o resultado será uma sobremesa sofisticada com o mínimo de esforço!

6. Mousse de chocolate

A mousse de chocolate sem dúvidas é uma das sobremesas de chocolate que vem na nossa cabeça quando pensamos em sobremesas de chocolate sem forno! Sua consistência leve e areada confere uma deliciosa experiência gustativa às quais poucas pessoas resistem.

Existem várias receitas de mousse de chocolate e diferentes modos de preparo adaptados ao tipo de alimentação de cada pessoa, por isso a mousse de chocolate pode ser sem ovo, sem leite, sem açúcar, vegana, etc. Poderá ainda preparar mousse de chocolate com chocolate ou cacau em pó ou chocolate em barra, dependendo da consistência e intensidade de sabor pretendidos.

Confira as nossas melhores receitas de mousse de chocolate:

  • Mousse de chocolate simples
  • Mousse de chocolate com chantilly
  • Mousse de chocolate e abacate
  • Mousse de chocolate meio amargo
  • Mousse de chocolate light cremosa

7. Pavê de chocolate

O pavê de chocolate é um clássico das sobremesas geladas que agrada a todo o mundo e que sempre preparamos em dias de festa! A consistência cremosa e a combinação de diferentes sabores conferidos pelos cremes, biscoitos e frutas, tornam o pavê uma das sobremesas favoritas de todo o tempo.

Na criação de receitas de pavê, a imaginação e a criatividade são as palavras de ordem, pois existem várias combinações de sabores e texturas possíveis! No caso dos pavês de chocolate, basta pensar que quase tudo vai bem com chocolate, certo?

Por isso, dependendo dos ingredientes disponíveis e do tempo de preparo que você quer dispensar, escolha qual destas receitas de pavê de chocolate você vai preparar:

  • Pavê de chocolate com morango e chantilly
  • Pavê de chocolate com biscoito de maizena
  • Pavê de abacaxi com chocolate
  • Pavê de maracujá com chocolate

8. Pudim e flan de chocolate

O pudim geralmente é uma sobremesa que preparamos no forno ou em banho-maria no fogão, no entanto existem maravilhosas receitas de pudim de chocolate sem forno que vale a pena conhecer! Na verdade, o nome correto para um pudim preparado na geladeira é ‘flan’, pois o flan é um tipo de pudim de geladeira sem ovo!

Para preparar um pudim ou flan de chocolate de geladeira, um ingrediente indispensável é a gelatina. Ela vai no lugar do ovo e confere a consistência ideal para conseguir uma sobremesa firme e cremosa ao mesmo tempo. Ficou com vontade de fazer? Confira nossas receitas de pudim e flan de chocolate sem forno:

  • Pudim gelado de chocolate
  • Pudim de caneca de chocolate
  • Brigadeirão fit
  • Flan de chocolate cremoso

Vamos cozinhar?

Agora que você ficou conhecendo nossas melhores receitas de sobremesas com chocolate para fazer sem forno, não perca o entusiasmo e corra logo para a cozinha para preparar sua sugestão preferida! Verá que, com poucos recursos e poucos ingredientes, conseguirá fazer uma sobremesa de chocolate sem forno irresistível para agradar a toda a família ou simplesmente para você se deliciar em um momento de gula.

Escreva nos comentários qual sua receita de sobremesa de chocolate sem forno favorita e bom apetite!

Se gostou do artigo Receitas de sobremesa de chocolate gelada, sugerimos que entre na nossa categoria de Chocolate.