Receitas fáceis para o café da tarde: 30 opções práticas e saudáveis

Receitas fáceis para o café da tarde: 30 opções práticas e saudáveis

O café da tarde é um momento tão gostoso do dia, não é mesmo?! Hora de pausar um pouco no trabalho, ter aquela conversa descontraída com um colega ou com um familiar, e ainda comer aquele bolinho de fubá bem quentinho com um café!

O contexto de como essa refeição acontece pode variar um pouco. Talvez na capital paulista, com a agitação do trabalho, exija uma pausa mais curta e corrida, mas no interior ou em outras regiões do país, essa refeição pode ser que traga uma sensação reconfortante e acolhedora – mas, basicamente, o café da tarde serve para saciar a fome antes do horário do jantar e recarregar as energias do organismo e da mente.

Não importa se vai ser em uma padaria, na cozinha de casa, na varanda de uma casa ou apartamento, mas é um momento para ser prazeroso e dar ânimo para o resto do dia!

O café da tarde é uma prática bem habitual no Brasil, assim como em outros países da América Latina e na Europa Ibérica, como Portugal e Espanha. Já na Inglaterra, tem o chá da tarde (o famoso chá das cinco), em vez do café da tarde!

(fotos Unplash e TudoReceitas)

O que comer no café da tarde

Você sabe o que não pode faltar na hora do café da tarde? Aqui vamos listar algumas dicas de pratos e comidas, e mais abaixo confira as nossas receitas bem fáceis e imperdíveis para incrementar esse momento do seu dia. Veja o que comer no café da tarde:

  • Café;
  • Chá;
  • Suco natural ou pronto;
  • Pães;
  • Bolachas e torradas;
  • Queijos e requeijão;
  • Presuntos, peito de peru, salames, ou o embutido da sua preferência;
  • Manteiga ou margarina;
  • Geleia;
  • Bolo;
  • Tapioca;
  • Frutas;
  • Aveia e grãos;
  • Iogurte.

Esses são apenas alguns exemplos do que é mais comum encontrar em uma mesa de café da tarde, mas você pode variar conforme os seus gostos e preferências. O Tudo Receitas quer que você tenha um momento delicioso no seu café da tarde com colegas, amigos, familiares ou até mesmo na sua própria companhia!

Mesa de café da tarde simples

Como você imagina que seja uma mesa de um café da tarde simples?

Uma toalha xadrez ou de rendada na mesa? Bom, esse detalhe da decoração, deixamos para você decidir conforme o seu gosto, mas os utensílios que não podem faltar são: pratos pequenos (como aqueles para sobremesa) são ideais para essa refeição, junto com os talheres, copos, xícaras e pires, bule para o chá, garrafa térmica para o café, jarra para um suco, guardanapo, açucareiro e cumbucas, se for servido iogurte ou frutas picadas.

18 receitas fáceis para café da tarde

O TudoReceitas selecionou 18 receitas bem simples para deixar o seu café da tarde ainda mais gostoso. Veja só:

  1. Receita de bolo de cocada cremosa: a cocada é um doce à base de coco muito consumido no Brasil, mas você já experimentou na versão de bolo? Fica uma delícia!
  2. Receita de Bolo fofo de banana: um bolo leve e simples, que fica pronto em apenas 45 minutos, ideal para um lanche da tarde. Confira o passo a passo da receita.
  3. Receita de chimango: típico da culinária mineira, essa receita é para quem é fã de biscoito de povilho. O chimango é bem tradicional no café da tarde ou da manhã.
  4. Receita de biscoitos crocantes de manteiga e cacau: esses biscoitos são bem simples, mas o resultado é muito bom e perfeito para servir junto com o chá no café da tarde.
  5. Receita de alfajor de maizena: para surpreender no café da tarde, essa receita é rápida (leva apenas 30 minutos) e é bem gostosa, principalmente, acompanhada de um café preto!
  6. Receita de bolo de chocolate com farinha de aveia e Nescau: no lugar do trigo, essa receita leva aveia, mas sem deixar de ser uma delícia, principalmente, para os pequenos, porque leva chocolate Nescau. Vamos colocar mão na massa?!
  7. Receita de Pão de queijo mineiro: impossível não tornar o seu café da tarde mais gostoso com o tradicional pão de queijo! A receita é bem fácil e é feita no forno.
  8. Receita de Sanduíche de pão de queijo: para você incrementar o seu pão de queijo na tarde, que tal fazer dele um sanduíche, hein?! Você vai precisar de uma frigideira para isso. Com certeza, você vai ficar bem saciado e lambendo os dedos!
  9. Receita de Sanduíche americano: o segredo desse sanduíche está na sua finalização com um ovo frito em cima dela, tornando-o muito mais atrativo. Veja como é feito o preparo:
  10. Receita de Sanduíche de frango desfiado: quer preparar um sanduíche bem gostoso em apenas 10 minutos?! Com peito de frango desfiado e queijo é possível fazer essa receita bem fácil.
  11. Receita de Sanduíche de pernil desfiado: esse sanduíche é um clássico dos bares de São Paulo, mas agora saiba como preparar em casa.
  12. Receita de Cachorro quente prensado: Cachorro quente é muito gostoso, não é? No lanche da tarde, é perfeito se você costuma ter mais fome, porque ele sacia bem. Veja como fazer ele prensado:
  13. Café com leite condensado: esse café tem um toque especial para quem não resiste a doces! Veja como fazer de um modo bem fácil:
  14. Café gourmet: para dar um toque especial ao seu café da tarde, uma receita gourmet e tornar esse momento uma experiência especial.
  15. Receita de Waffle de liquidificador: em apenas 15 minutos, você consegue preparar esse waffle que pode ser doce ou salgada, conforme você preferir.
  16. Receita de Bolo comum de liquidificador: essa é o tipo de receita que não tem erro, e vai bem com café, chá ou suco para acompanhar na hora de consumir!
  17. Milk-shake de chocolate simples: esse é especial para agradar a criançada ou até você mesmo que ama milk-shake!
  18. Receita de Bolo de milho verde: esse bolo é um clássico do interior e vai muito bem na hora do café da tarde. Bem simples de preparar:

10 receitas para um café da tarde saudável

Se você não dispensa o café da tarde, mas quer manter uma dieta mais fit e saudável, aqui vão 10 receitas bem simples para essa ocasião, mas preferindo ingredientes e alimentos mais leves:

  1. Receita de Bolo de cacau fit: sem açúcar, sem lactose e sem glúten, veja como preparar esse bolo delicioso!
  2. Receita de Pão de mel fit e funcional: para você comer sem culpa e ainda dá para fazer no micro-ondas, o que torna muito mais prático.
  3. Receita de Bolo integral de banana e maçã: no lugar da farinha, essa receita leva aveia e chia, e pode ser feita no liquidificador. O preparo é bem simples.
  4. Receita de Bolo de tapioca fit: um bolo bem leve e com poucas calorias, que é perfeito para quem quer reduzir peso ou manter a alimentação saudável.
  5. Café marita: esse café tem um diferencial porque ajuda a reduzir o apetite e acelerar o metabolismo, veja como preparar.
  6. Suco de pitaya com abacaxi: além de refrescante, esse suco é bem nutritivo para ser consumido à tarde.
  7. Vitamina de açaí com banana: o açaí é praticamente uma refeição, porque além de dar energia, sacia a fome. É bem simples de preparar.
  8. Receita de Biscoito de linhaça: esse biscoito fit é bem leve e pode ser consumido com geleia, que fica uma delícia. Em apenas 10 minutos, essa receita fica pronta.
  9. Receita de Biscoito de aveia na AirFryer: muito prático de fazer, levando apenas 15 minutos, esse biscoito é nutritivo, não leva açúcar e nem leite.
  10. Receita de Pão de mandioquinha com chia: essa é a versão do pão de queijo fit, mas com mandioquinha no lugar de queijo, porque é um ingrediente mais saudável e nada gorduroso.

Se gostou do artigo Receitas fáceis para o café da tarde: 30 opções práticas e saudáveis, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.