Rodízio japonês - como fazer em casa

Rodízio japonês - como fazer em casa

A comida japonesa tem ganho grande popularidade e hoje em dia podemos fazer sushi em casa sem grande dificuldade. Se você e os seus amigos adoram rodízio de japa, porque não fazer um em casa? Aqui no TudoReceitas você encontra várias receitas de sushi e sashimi caseiros para variar e agradar a todos. Apenas garanta que compra peixe fresco e de qualidade, arroz para sushi e o respetivo vinagre de arroz, entre outros ingredientes que variam consoante a receita. Confira abaixo nossas sugestões para fazer rodízio japonês em casa!

Como fazer arroz de sushi passo-a-passo

Para fazer um rodízio japa garanta que prepara uma grande quantidade de arroz de sushi, pois ele será usado para montar quase todas as peças de sushi: hossomakis, uramaki, niguiris (nigirizushi), california roll, entre outros. Este arroz não pode ser preparado com um arroz comum: é necessário usar arroz japonês ou arroz que indique na embalagem que é para sushi, pois trata-se de uma variedade de arroz grudento e com sabor adocicado. Para aprender a cozinhar arroz de sushi confira nossa receita de arroz para sushi.

Receita de sushi de salmão (hossomaki)

O sushi de salmão é uma das comidas japonesas mais clássicas e também uma das peças mais clássicas e simples. O nome correto dessa peça é hossomaki e geralmente é preparado apenas com um recheio, que pode ser salmão, atum, kani, pepino ou fruta. Nesta receita de sushi de salmão do TudoReceitas você aprende a fazer passo-a-passo um hossomaki de salmão com abacate e cream cheese, uma delícia!

Como fazer uramaki california

É fácil distinguir os uramakis das restantes peças de sushi: é aquele com a alga do lado de dentro e arroz por fora e que geralmente é polvilhado com gergelim. No recheio pode incluir atum, salmão, kani, abacate, pepino, manga ou algum outro ingrediente que você queira adicionar. Se você quer incluir uramaki no seu rodízio japonês, confira esta receita de uramaki califórnia em que ensinamos a preparar passo-a-passo.

Como fazer nigiri sushi (nigirizushi)

Para quem prefere as peças de sushi mais simples, o nigiri é uma boa opção! Preparado apenas com arroz e um peixe ou fruto do mar em cima, é bem fácil e rápido de montar. Você pode fazer nigiri em casa com filé de salmão, de atum, kani, polvo, baiacu, tilápia e camarão, que são os mais populares. Em caso de dúvida confira nossa receita de nigiri de salmão e niguiri de polvo em que apresentamos todos os truques para preparar esta peça que você não pode deixar de fora do seu rodízio japonês!

Conselhos: Em alguns nigiris o peixe ou fruto d mar é selado ou empanado.

Como fazer hot roll philadelphia

O hot roll é uma das peças de sushi mais caprichadas e populares, por isso não deixe de aprender a fazer! Consiste num hossomaki sushi empanado em farinha panko e frito, por essa razão fica bem crocante e gostoso. Tal como qualquer outro hossomaki você pode fazer hot roll com o recheio que quiser e geralmente inclui cream cheese (philadelphia). No TudoReceitas temos a receita de hot Roll com cream cheese e você pode variar preparando hot roll doce recheado com manga ou morango. Experimente, ficará maravilhoso!

Receita de tataki japonês

Se você gosta de comer peixe cru sem ser apenas no recheio das peças de sushi, com certeza quererá preparar tataki japonês para o seu rodízio japa! Na verdade o peixe do tataki não é completamente cru: ele é selado, ou seja, levemente grelhado em uma chapa ou direto no fogo, ficando tostado por fora e cru por dentro. Isso confere ao tataki de peixe um sabor e consistência muito gostosas! Aprenda com o TudoReceitas a receita de tataki de salmão com gergelim, a receita de tataki de atum e a receita de atum selado com gergelim.

Como fazer sashimi tradicional

Para completar seu rodízio japonês em casa também vale a pena preparar sashimi tradicional. Tal como o tataki, o sashimi são filés de peixe, no entanto este peixe não é cozinhado e, por essa razão, geralmente é fatiado mais finamente. Muitas pessoas consideram o sashimi o prato mais refinado da culinária japonesa e, para que seja saboreado da melhor forma, deve ser servido como entrada num rodízio japonês. Os ingredientes mais populares para preparar sashimi são o salmão, o atum, a tilápia, a lula, o camarão e a lula. Confira a receita de sashimi de salmão e tilápia e a receita de sashimi com filé de tilápia e prepare!

O que também não pode faltar

Além das peças de sushi, existem outros ingredientes que não podem faltar num rodízio japonês! São eles o popular shoyu, o molho agridoce e o wasabi. E se quiser completar o cardápio com outras receitas, também pensando em quem não gosta tanto de sushi, experimente preparar acelga refogada com shoyu, cogumelo shitake na manteiga e algumas sopas como o udon, o zenzai e a sopa japonesa de lamen.

Bom apetite e diga nos comentários o que achou destas nossas sugestões para um rodízio japonês!

Se gostou do artigo Rodízio japonês - como fazer em casa, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.