Suco de cenoura: para que serve, benefícios e como fazer

Suco de cenoura: para que serve, benefícios e como fazer

A cenoura é um vegetal doce cuja parte comestível é a raiz. Na cozinha, você pode aproveitar bastante esse alimento, pois é usado para preparar refeições doces e salgadas.

Quando se trata de nutrientes, a cenoura fornece potássio, fósforo, magnésio, iodo, cálcio e vitaminas A, C, B6, E e K. Além disso, contém 88,7% de água, 7,3 g de carboidratos, 0,9 g de proteína, 0,2 g de gordura e apenas 40 Kcal por 100 gramas de cenoura crua (a cozida tem menos).

Por tudo isso, o suco de cenoura não é apenas uma deliciosa bebida refrescante, mas também muito saudável. Além disso, é considerado um complemento perfeito para a dieta diária e um remédio caseiro eficaz para muitas condições.

Então, se você tem interesse em conhecer todos os benefícios do suco de cenoura, para que serve e como prepará-lo, vamos te contar tudo, incluindo como consumí-lo e suas contra-indicações.

Benefícios do suco de cenoura

Embora as cenouras tenham muitas propriedades, elas se destacam principalmente por conter bastante de betacaroteno. Esse composto é chamado de provitamina A, pois o organismo pode convertê-lo em vitamina A.

No entanto, de acordo com um estudo da Universidade de Illinois, publicado no Journal of Lipid Research, talvez nem todos possam se beneficiar do betacaroteno da mesma maneira. Os cientistas argumentam que a conversão dessa substância em vitamina A requer a intervenção de uma enzima chamada beta-caroteno oxigenase 1 (BCO1), e algumas pessoas a têm menos ativa. Ou seja, aqueles indivíduos com essa enzima menos ativa podem necessitar de outras fontes de vitamina A em sua alimentação diária.

Com isso dito, vamos dar uma olhada nos benefícios do suco de cenoura:

  • Melhora a atividade cerebral: o potássio e o fósforo ajudam a regenerar os nervos em geral, e é por isso que o suco de cenoura pode aliviar a fadiga mental e melhorar o desempenho.
  • Melhora a pele: se você beber este suco regularmente, sua pele ficará mais saudável, apresentando características como brilho, suavidade, flexibilidade e firmeza.
  • Aumente as defesas: seus antioxidantes estimulam o sistema imunológico, protegendo nosso corpo contra os efeitos dos radicais livres, vírus e bactérias.
  • Desintoxica o corpo: por um lado, sua importante contribuição de fibras ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Por outro lado, seu teor de vitamina A funciona como diurético. Este conjunto de atributos favorece a saúde do fígado e dos rins. Descubra mais Sucos para limpar os rins neste outro artigo.
  • Fortalece a saúde óssea: isso é possível graças ao conteúdo de vitamina K, cálcio e potássio presente no vegetal.
  • Previne o envelhecimento prematuro e retarda os sinais de envelhecimento: graças ao betacaroteno contido na cenoura, a pele permanece firme e sem rugas, embora, claro, outros fatores como uma rotina de higiene adequada, poluição, entre outros, também influenciem.
  • Mantém a saúde dos olhos: compostos como betacaroteno e luteína favorecem a manutenção da saúde visual, principalmente à noite. Além disso, previnem o aparecimento de cataratas.
  • Protege o sistema circulatório: se você consumir este suco quase regularmente, ele vai ajudar a deixar suas artérias livres de placas de gordura, o fluxo sanguíneo será normal e favorece o coração a permanecer saudável, desde, é claro, que você tenha estilos de vida saudáveis.
  • Cuide dos dentes e gengivas: o flúor contido na cenoura evita que as bactérias fiquem aderentes às gengivas e aos dentes.

Benefícios do suco de cenoura em jejum

Os benefícios do suco de cenoura com o estômago vazio são praticamente os mesmos que acabamos de mencionar. Devido ao seu poder antioxidante, beber este suco logo pela manhã ajuda a preparar o corpo para enfrentar o dia seguinte e melhorar a condição da pele. Da mesma forma, com o estômago vazio, este suco favorece a perda de peso e melhora a saúde visual, principalmente.

Foto de Maddi Bazzocco para Unsplash

Para que serve o suco de cenoura?

Entre os carotenóides responsáveis ​​pela atividade da provitamina A estão o betacaroteno e o alfacaroteno, enquanto o carotenóide chamado luteína não possui essa atividade. Todas essas substâncias são as mais abundantes nas cenouras, por isso são tão importantes. Esclarecido este ponto, veja para que serve o suco de cenoura:

  • Curar feridas: sua contribuição de vitamina C favorece o processo de cicatrização, mesmo em feridas difíceis como as orais. Além disso, consumir suco de cenoura favorece o tratamento da gengivite, pois alivia o sangramento das gengivas.
  • Reduz a vermelhidão e desbota as cicatrizes: a vitamina A do betacaroteno tem um efeito anti-inflamatório. Então, se você quiser complementar um tratamento de pele, não beba apenas suco de cenoura, você também pode preparar uma parte (sem açúcar) para aplicar diretamente na pele com um chumaço de algodão.
  • Melhorar a visão: como um dos principais benefícios do suco de cenoura é manter a saúde dos olhos, ele pode ajudar a melhorar a visão, principalmente à noite.
  • Ajuda no tratamento de fraturas e doenças ósseas degenerativas: o suco de cenoura serve como remédio caseiro para complementar a prescrição médica para esses casos devido às suas contribuições em vitamina K, cálcio e potássio.
  • Contribuir para o crescimento das crianças: estimula o seu desenvolvimento ósseo graças aos seus benefícios mencionados anteriormente.
  • Aliviar e prevenir doenças respiratórias: se você passar por uma situação como essa, pode complementar o tratamento prescrito pelo médico, incorporando esse suco em sua dieta. Da mesma forma, se você estiver saudável, comê-lo ajudará a fortalecer o sistema imunológico.
  • Fortalece cabelos e unhas: suas unhas quebram muito e seu cabelo parece opaco, quebradiço? Talvez seja porque você tem deficiência de vitamina A. Então, vá ao seu médico e beba suco de cenoura, pois ele fornece betacaroteno abundante, um composto que nosso corpo converte em vitamina A.
  • Ajuda a adquirir um belo bronzeado: o suco de cenoura prepara a pele para a exposição ao sol e, posteriormente, prolonga o bronzeado, mas isso não significa que realmente te bronzeia. De qualquer forma, antes de se expor ao sol, use protetor solar/protetor solar para proteger sua pele dos raios ultravioleta.
  • Prevenir e reduzir a acne: graças à sua ação purificante, melhora muito a aparência e a textura da pele. Claro, dependendo do tipo de acne, é necessário visitar o dermatologista.
  • Ajudar a digerir melhor os alimentos e prevenir a flatulência: se você sofre de digestão lenta, este suco pode melhorar esse desconforto graças ao seu abundante teor de fibras.
  • Estimular o apetite: as cenouras são frequentemente recomendadas nas dietas de pacientes com certos distúrbios alimentares (por exemplo, anorexia), pois considera-se que seu aroma os motiva a comer.
  • Combate e previne a prisão de ventre: a cenoura fornece muita fibra, que funciona como um laxante natural. Descubra mais sucos laxantes para constipação neste outro artigo.
  • Otimizar a qualidade do leite materno: acenoura fornece betacaroteno, uma substância muito importante durante o período de lactação.
  • Evite a retenção de líquidos e ajude a combatê-la: o alto teor de água da cenoura ajuda a drenar líquidos. Portanto, o suco de cenoura também é muito benéfico para a perda de peso.
  • Facilitar a perda de peso: a água e a fibra contidas na cenoura proporcionam vários benefícios: saciedade, redução do açúcar no sangue e purificação do organismo. Além disso, esse alimento é termogênico, o que significa que aumenta a temperatura do corpo ao consumi-lo e, portanto, ocorre uma maior queima de calorias (acelera o metabolismo). Como se isso não bastasse, este vegetal fornece poucas calorias e baixo teor de gordura.
  • Prevenir pedras nos rins: graças às suas propriedades diuréticas, como mencionamos, ajuda a manter os rins em boas condições.
  • Colesterol mais baixo: a vitamina A ajuda a manter o colesterol ruim sob controle. Neste outro artigo você encontrará mais sucos naturais para baixar o colesterol.


Foto: Alexander Mils para Unsplash

Imagem: Alexander Mils para Unsplash

Desvantagens do suco de cenoura

Embora os vegetais em geral sejam considerados alimentos saudáveis ​​para o corpo, nunca devemos esquecer que eles também têm suas contraindicações. Por esse motivo, aqui estão as desvantagens do suco de cenoura:

  • Overdose de vitamina A: embora sempre exista a possibilidade de tal quadro, não é muito comum. No entanto, pode ocorrer se você beber mais de um copo de suco de cenoura por dia e, além disso, tomar um multivitamínico e/ou comer alimentos ricos em vitamina A. Alguns sintomas desse distúrbio são tontura, irritabilidade, náusea e/ou vômito. , entre outros.
  • Cor da pele amarelo-alaranjada ou carotenemia: esta condição surge do consumo excessivo de vitamina A e outros vegetais laranja ou amarelo. A carotenemia é iníqua, temporária e sem consequências, basta reduzir a ingestão desta vitamina.
  • Aumento da diurese: este é um aumento na urina em um determinado momento. Um fluxo urinário normal compreende entre 800 e 1500 ml por dia, dependendo da quantidade de líquidos que você absorve. Portanto, se você precisar cumprir um tratamento médico que envolva o uso de medicamento diurético, limite o consumo de suco de cenoura.
  • Fotossensibilidade cutânea: Se você tem pele muito sensível, evite a exposição muito longa ao sol depois de beber suco de cenoura. Caso contrário, pode causar vermelhidão na pele ou dermatite.
  • Alergia à cenoura: embora este tipo de alergia seja muito incomum, apresenta a sintomatologia clássica de uma alergia alimentar e sua gravidade dependerá do indivíduo. Caso você passe por um episódio desses, vá ao médico.

Conselhos: Importante: Quase todos os problemas mencionados acima são resolvidos diminuindo ou eliminando o consumo de suco de cenoura por um período de tempo.

Como fazer suco de cenoura: receita fácil

Preparar o suco de cenoura não tem complicações, embora recomendamos que você leve em consideração a limpeza adequada do vegetal, pois ele vem do solo e pode trazer bactérias. Com isso dito, vamos dar uma olhada na receita fácil de suco de cenoura:

Ingredientes

  • 5 cenouras
  • 300ml de água
  • 1 limão
  • 2 colheres de mel (opcional)

Procedimento

  1. Lave as cenouras: remova quaisquer vestígios de sujeira usando uma escova especial ou uma escova de dentes nova. Em seguida, lave-os bem em água corrente. Se você também estiver interessado em aprender a limpar outros vegetais, confira nosso artigo Como desinfetar vegetais.
  2. Descasque-as e pique: Retire a primeira camada de cenoura usando uma faca ou descascador de batatas.
  3. Despeje um terço da quantidade de água no liquidificador. Adicione progressivamente e, após cada batido, verifique a densidade até que o sumo de cenoura esteja ao seu gosto.
  4. Adicione o limão e o mel: processe tudo até obter uma textura homogênea. O mel é opcional e você também pode fazer suco de cenoura e laranja em vez de limão.
  5. Coe a preparação: essa parte fica à sua escolha, mas preferimos deixar sem coar, pois assim você aproveita melhor a fibra.

Conselhos: Se você preparar esta receita para melhorar a visão, adicione 2 laranjas.

Como beber suco de cenoura

Se você quer tirar o máximo proveito desta bebida, você precisa saber como beber suco de cenoura dependendo do que seu corpo precisa. Portanto, aqui estão alguns exemplos de como fazê-lo e a dose mais adequada:

  • Para melhorar a digestão e o apetite: tome 3 vezes ao dia, imediatamente antes de cada refeição, durante 1-2 meses.
  • Para preparar a pele para o bronzeado: beba uma vez por dia, 30 minutos antes do pequeno-almoço, durante 1 semana ou 15 dias antes de se expor ao sol.
  • Para ajudar a curar feridas: tome duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.
  • Para perder peso: beba 2 copos por dia, um com o estômago vazio e outro alguns minutos após o almoço.
  • Para melhorar a visão: tome-o com o estômago vazio, apenas 30 minutos antes de comer, todos os dias. Após 3 meses de consumo, descanse por 1-2 meses e reinicie o ciclo. Neste outro artigo você encontrará mais Alimentos para melhorar a visão.

Si quieres tomar jugo de zanahoria para adelgazar, debes saber que puedes combinar este alimento con otros, como frutas o verduras. Por ejemplo, en este vídeo te enseñamos a preparar jugo de zanahoria y manzana con un potente efecto detox:

Se gostou do artigo Suco de cenoura: para que serve, benefícios e como fazer, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Bibliografia
  • Asociación Española de la Nutrición Comunitaria. (2013). Verduras y Hortalizas. 18-02-2021, de Asociación Española de la Nutrición Comunitaria. Disponible en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/flipbook/mercado-alimentos-fen/006/index.html#p=88
  • Engel, P. (2010). Betacarotenos. 18-02-2021, de DSM Nutritional Products Europe AG. Disponible en: https://www.nutri-facts.org/content/dam/nutrifacts/pdf/nutrients-pdf-es/Betacaroteno.pdf