Tipos de creme de leite

Tipos de creme de leite

Uma receita com creme de leite deixa qualquer prato muito mais gostoso, não é mesmo?! Mas você sabia que existem diferentes tipos de creme de leite? E cada um serve melhor para determinado tipo de receita. Aqui no TudoReceitas vamos explicar tudo para você!

O que é creme de leite?

O creme de leite é feito a partir da gordura do leite, e tem uma textura cremosa, lembrando até um chantilly! Dependendo da quantidade de gordura – que pode variar entre 10% até 25% - tratamento térmico e fermentação, o creme de leite se divide em tipos diferentes. Por isso, quando for comprar o creme de leite no mercado, fique muito atenta ao rótulo!

É importante ressaltar que o creme de leite é um ingrediente processado, e quanto maior a sua cremosidade, maior o nível de gordura e quantidade de conservantes e estabilizantes.

1. Creme de leite de lata

O primeiro tipo de creme de leite é o de lata, que possui um aspecto menos homogêneo, cor mais amarelado e textura mais densa, pois sua esterilização é mais lenta. Tem cerca de 20% de gordura e o soro vem separado do creme, o que facilita em algumas receitas. O creme de leite em lata costuma ser usado em receitas que exigem uma consistência mais firme, como pavês e tortas doces. Não pode ser fervido para talhar.

2. Creme de leite em caixinha

O segundo tipo de creme de leite mais comum é o em caixinha, o mais fácil de ser encontrado no mercado. Tem um processo de esterilização mais rápido e, por isso, tem a cor mais clara, consistência mais homogênea e leve do que o de lata. O soro vem misturado ao creme, e tem cerca de 20% de gordura. O creme de leite em caixinha costuma ser usado para o preparo de mousses, cremes, pudins, caldas, molhos e ganaches.

3. Creme de leite fresco

O terceiro tipo de Creme de leite é o fresco, também chamado de nata fresca, pode ser encontrado em latas ou potes no mercado. Mas atenção: o creme de leite fresco é bem diferente do citado acima em lata, porque não passa por nenhum procedimento industrial. Logo, a sua validade é curta deve ser conservado na geladeira (nunca deve ficar na temperatura ambiente, se não estraga). Tem mais gordura do que os outros, cerca de 35%, cor bem clara e costuma ser usado para a preparação de chantilly, coberturas e milkshake.

4. Creme de leite light ou leve

Este tipo de creme de leite leve ou light conta com apenas 15% de gordura, tem uma consistências mais leve e fluída. Pode ser encontrada em lata ou caixinha, e costuma substituir o tradicional, em receitas doces ou salgadas. No entanto, a receita fica menos consistente.

5. Creme de leite duplo

O creme de leite duplo ou também conhecido como double cream tem um teor de gordura de 30 a 55%, é bem denso e com cor amarelada. Você pode encontrá-lo em embalagens plásticas no mercado, que devem ser mantidas sob refrigeração, e assim como o creme de leite fresco, o duplo tem curta validade (até 15 dias).

6. Creme de leite sem lactose

O creme de leite sem lactose é uma opção para quem tem intolerância à lactose. Ele tem a mesma função e consistência do creme de leite tradicional

7. Creme de leite de soja

O creme de leite de soja é uma opção para veganos e também uma segunda alternativa aos intolerantes à lactose, o creme de leite de soja tem origem vegetal e, por isso, tem zero colesterol. Além de soja, dependendo do mercado, há outras opções veganas: creme de leite de arroz, de coco, de leite de amêndoas, de leite de castanhas.

Receitas com creme de leite

Agora que você sabe a diferença entre os tipos de creme de leite, vamos preparar algumas receitas deliciosas?!

  • Receita de Creme de leite fresco caseiro: você esta pensando em como fazer creme de leite em casa? Nós te ensinamos e este creme de leite caseiro pode ser usado nas suas receitas doces ou salgadas.
  • Receita de Creme de abóbora com creme de leite: esta sopa cremosa de abóbora com creme de leite é perfeita para os dias mais frios, assim como para um jantar mais leve!
  • Receita de Creme de espinafre com creme de leite: uma sopa rápida, leve e gostosa, que tem apenas 30 minutos de preparo.
  • Receita de Creme de alho com creme de leite: o creme de alho vai bem com carne de churrasco, com torradinhas e ainda pode ser usado como tempero de carnes e aves assadas no forno. Em vez de ser feito com maionese como de costume, vamos ensinar como fazer com creme de leite.
  • Receita de Pastel de creme de leite assado: um pastelzinho sempre vai bem não é mesmo?! Nessa receita, você vai aprender a fazer um pastel de forno com creme de leite e recheio de carne moída. Um petisco perfeito para o fim de semana!
  • Receita de Estrogonofe de cogumelo com creme de leite: talvez a mais famosa receita feita com creme de leite, o estrogonofe é sucesso nacional! Em apenas 15 minutos, você prepara facilmente esta receita vegetariana para o seu almoço ou jantar.
  • Receita de Frango com creme de leite: quem não gosta de uma comidinha cremosa? No dia a dia, essa receita de rango com creme de leite e requeijão, deixa qualquer almoço ou jantar mais gostoso!
  • Receita de Fettuccine à carbonara com creme de leite: com ovo, bacon e queijo parmesão, ingredientes tradicionais do macarrão à carbonara, nossa receita é complementada com creme de leite que deixa esse prato ainda mais cremoso e delicioso! E o melhor: é super prático.
  • Receita de Arroz doce com creme de leite: esta receita de arroz doce com creme de leite tem um resultado bem cremosinho. O preparo é bem simples e une os 3 leites: leite integral, leite condensado e creme de leite. Uma delícia de sobremesa!
  • Receita de Doce de leite caseiro com creme de leite: o preparo deste doce com creme de leite e açúcar é bem simples: basta colocar esses dois ingredientes na panela, ficar mexendo até dar ponto e deixar esfriar. O resultado é um doce de leite cremoso e pronto em menos tempo que a receita tradicional.
  • Receita de Mungunzá com creme de leite: também conhecido como canjica, é um doce típico de festa junina. Mas aqui você não precisa esperar essa festa para provar essa delícia de sobremesa!
  • Receita de Chantilly com creme de leite: para cobertura ou recheio de doces e sobremesas, veja como fazer o chantilly. É bem fácil!
  • Receita de Bolo recheado de creme de leite: buscando um bolo fácil, com ingredientes simples e resultado delicioso? Então, essa receita de bolo de creme de leite é perfeita para você!
  • Receita de Bolinho de chuva com creme de leite: essa comida afetiva da infância é perfeita para o lanche da tarde, principalmente, acompanhando um café!
  • Receita de Batata gratinada com creme de leite: gratinada no forno, essa batata fica simplesmente uma delícia e não exige muitas etapas! Perfeita para um almoço ou jantar em família.
  • Receita de Mousse de gelatina com creme de leite: com apenas 15 minutos de preparo, você prepara uma sobremesa de surpreender e deliciosa!

Se gostou do artigo Tipos de creme de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.