Tipos de queijo para tábua de frios

Tipos de queijo para tábua de frios

Na hora de beber uma cerveja com os amigos ou degustar um belo vinho em um jantar, uma tábua de frios sempre vai bem, não é mesmo?! É um petisco bem versátil, que agrada vários paladares e bem fácil de encontrar nos bares do Brasil.

Não se sabe exatamente a origem dessa prática gastronômica, mas na Espanha, por exemplo, conhecida como “tapas” é bem comum se montar uma tábua com queijos, presuntos e outros embutidos, para se equilibrar com as doses de bebida.

Em outros países da Europa, você também vai encontrar essa prática, que não é exatamente para saciar a fome, mas para forrar o estômago enquanto se consome álcool, receber amigos em casa e bater um papo, ou até mesmo para abrir o apetite antes de um prato principal.

De certa forma, a tábua de frios é convidativa e torna uma ocasião mais acolhedora e sociável!

Como montar uma tábua de frios

Os frios sãos os destaques, mas há acompanhamentos para tábua de frios importantes para montar uma bela e diversificada.

Primeiro, escolha uma boa tábua de madeira, como segue a tradição, e que comporte todos os ingredientes que você quer colocar. Depois, corte ou fatie em pequenos pedaços os ingredientes e faça pequenas porções - cerca de 150 gramas para cada item - dos acompanhamentos e coloque os frios em quantidades maiores - de 300 a 400 gramas cada.

Aqui vai uma lista de sugestões de como você pode incrementá-la:

  • Queijos
  • Embutidos (presunto, salame, peito de peru, lombo)
  • Pães
  • Torradas
  • Azeitonas
  • Patês e geleias
  • Mel
  • Oleaginosas (castanhas, avelãs, amêndoas, pistache, amendoim, etc)
  • Frutas secas
  • Frutas frescas
  • Bolachas salgadas
  • Legumes (pepinos, cenouras, tomates, entre outros)

Ah, e uma dica básica: não se esqueça dos garfos ou palitinhos para os convidados se servirem!

Melhores queijos para tábua de frios

Existem diversos tipos de queijos e embutidos, que variam de custo e também de sabor.

Os queijos mais básicos são: mussarela, parmesão, provolone, gorgonzola, ricota, requeijão e queijo de minas. Mas também temos os mais refinados: ementhal, brie, camembert, gouda, estepe, meia cura, pecorina, búfala, gruyère, grana padano, tulha, mascarpone, queijo de cabra, e queijo de ovelha.

Avaliando os queijos de outra perspectiva, também podemos dividi-lo quanto à sua textura e sabor:

  • Queijos Frescos: Minas frescal, ricota, cream cheese. Esses sãos os que possuem textura mais suave e sabor mais leve.
  • Queijos Macios: brie, camembert, búfala, mussarela, queijo de cabra. O sabor pode ser mais acentuado ou mais leve, mas possuem uma crosta por fora e são extremamente macios e cremosos por dentro, porque eles têm certo grau de umidade.
  • Queijos Semi-duros: gouda, cheddar, emmental, minas curado, pecorino. Esses queijos são de média maturação, apresentando um maior teor de umidade, textura tenra e sabor suave a forte.
  • Queijos Duros: Grana Padano, parmesão, provolone, gruyère. Os queijos duros são os de maior período de maturação, tendo menor teor de umidade, consistência bem firme, e aroma e sabor acentuado. São bem típicos da gastronomia italiana.
  • Queijos Azuis: gorgonzola, roquefort, entre outros. Os tipos azuis têm uma produção mais elaborada, apresentando uma massa macia e quebradiça, permeada por veios azulados que dão uma característica peculiar. Esses queijos têm origem italiana e francesa.
  • Quanto às carnes da tábua, que trazem um sabor mais intenso, você pode incluir as embutidas- como salame italiano, presunto, linguiça, mortadela, lombo de porco - quanto as curadas - copa, presunto cru, presunto parma, rosbife curado, bacon, toucinho e pastrami). Se possível, coloque pelo menos duas opções de cada tipo, e terá maiores possibilidades de sabor.

Se você vai receber pessoas veganas ou intolerantes à lactose, é de bom tom fazer uma tábua à parte, com queijos veganos e opções de itens que não sejam de origem animal.

Tipo de queijo que diabético pode comer

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 11 pessoas no mundo sofre de diabetes, uma doença que interfere para controlar a quantidade de açúcar no organismo.

Para quem é diabético – e não pode acumular açúcar no sangue – o ideal é consumir os queijos com menor porcentagem de gordura, já que esse grupo de pessoas possui maior tendência a desenvolver hipercolesterolemia (excesso de gordura no sangue). A frequência do consumo de queijo também deve ser moderada.

Os queijos com menor porcentagem de gordura, recomendados para diabético, seriam então a ricota, o minas frescal, o cottage e a mussarela de búfala.

É fã de queijo branco? Aproveite para saber mais sobre Tipos de queijo branco.

Tábua de frios simples

Para quem deseja montar uma tábua de frios mais simples– que alguns vão chamar de "tábua de frios de pobre", mas preferimos dizer que é mais econômica – damos as dicas que são de menor custo e também de itens mais fáceis de achar no mercado.

Dê preferência aos queijos nacionais em vez dos importados, e opte pela mussarela, cheddar, ricota, parmesão e minas frescal, que costumam ter menor custo.

Quanto aos embutidos, a mortadela e presunto cru são mais em conta do que os outros tipos. Aumentar a quantidade de frutas frescas e legumes também pode ser uma estratégia interessante na montagem da tábua de frios.

Quanto às oleaginosas, o amendoim e a castanha de caju são os mais acessíveis. As torradinhas e os pães mais simples compensam também para montar uma tábua de frios mais econômica.

Gostou das dicas? Monte sua tábua de frios e compartilhe a foto conosco nos comentários!

Deixamos aqui mais dois artigos para completar o seu dia e você descobrir tudo sobre o tema: Queijos para comer com vinho e Como montar uma tábua de frios.

Se gostou do artigo Tipos de queijo para tábua de frios, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.