Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor

Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor

Tem alguns truques de cozinha que fazem toda a diferença na hora de preparar as refeições, não é mesmo? Alguns a gente a aprende ao longo do tempo, na tentativa e erro, mas aqui o Tudo Receitas pode facilitar para você dando algumas dicas, inclusive, das cozinheiras do nosso site!

Esses truques são, principalmente, para facilitar a sua rotina na cozinha, e nas receitas mais simples e cotidianas. Pegue papel e caneta ou prepare o print do celular, para anotar as nossas dicas! Ah, e não esqueça de compartilhá-las com quem gosta de cozinhar!

Como fritar ovo sem grudar

Nem sempre temos uma frigideira antiaderente ideal para fritar aquele ovo que não vai grudar na panela, né? Não grudar o ovo é um detalhe simples, mas faz toda a diferença, tanto na aparência final, quanto para lavar a louça depois!

Um bom truque, segundo Laura Rodrigues, uma das nossas cozinheiras no Tudo Receitas, é usar a manteiga: “Gosto muito de usar um pouco de manteiga antes de colocar o ovo e espalhar na frigideira. Assim, evita que o ovo grude e ainda dá um sabor especial!”.

Já a cozinheira Andréa Porto dá uma dica um pouco mais arrojada para o ovo não grudar, usando óleo ou azeite e farinha, em 3 passos:

  1. Preencha o fundo da frigideira com óleo ou azeite de oliva, espalhando com um pincel, se possível. É muito importante que o fundo esteja completamente preenchido por algum tipo de gordura.
  2. Aqueça o óleo ou o azeite e polvilhe farinha de trigo, espalhando bem. A farinha de trigo evitará que o ovo grude no fundo da panela.
  3. Adicione o ovo e frite-o dos dois lados, virando quando estiver começando a dourar nas bordas.

E aí, o que achou dessas dicas para fritar seu ovo sem grudar na panela? Qual delas você prefere? Escreva nos comentários abaixo!

Curtiu a dica da Laurinha? Confira todas as suas receitas no nosso site! Ah, quer saber todos os truques para fazer receitas maravilhosas com Andréa Porto? Aqui temos a seleção dos pratos feitos por ela!

Como tirar o sal do feijão

Preparar a feijão tem várias etapas diferentes, mas aqui vamos para uma dica básica: como tirar o sal do feijão, para deixá-lo temperado na medida certa!

Para absorver o sal, Laura indica usar a batata: “Basta colocar 1/2 batata crua com o feijão, que ela absorve o sal de uma comida, seja ela qual for, em poucos instantes. Retire-a depois do cozimento do feijão”. A nossa cozinheira ainda dá a dica que esse truque da batata funciona para qualquer comida, como arroz, e o que mais você quiser retirar o excesso de sal.

Além da batata, a cebola é um alimento que também funciona como esponja para “chupar” o sal em excesso da comida. A nossa cozinheira Andréa Porto recomenda colocar a cebola com casca e tudo, mas bem lavada, na panela com o feijão cozinhando em fogo médio, até que ela fique bem macia. No caso da batata, Andreá indica usá-la descascada e crua, cozinhando juto com o feijão até que ela amoleça.

Mas e se mesmo assim não for o suficiente para retirar o sal do feijão?

Se o feijão estiver salgado demais, recomendamos que retire o excesso de água do cozimento desse feijão, passando os feijões por uma peneira, lavando-os em água limpa e devolvendo à panela, com água nova para dar continuidade no cozimento. Isso vale para aqueles casos onde o feijão ainda não estiver totalmente cozido”, explica Andréa.

Quer saber mais sobre o tema? Aprenda como temperar feijão e descubra como engrossar caldo de feijão.

Imagem: Unsplash

Azeite ou óleo: o que é melhor para fritar

Você já ficou na dúvida se para fritar algum alimento é melhor usar óleo ou azeite? É bem comum esse questionamento, mas aqui vão as dicas das nossas cozinheiras!

Nossa cozinheira Laura Rodrigues prefere o azeite para frituras e explica porque: “O azeite, ao ser aquecido, libera menos componentes tóxicos quando aquecido se comparado aos outros óleos, trazendo menos danos ao nosso organismo. Você pode usar para fritar, assar ou cozinhar”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o azeite de oliva tem gorduras benéficas ao organismo, além de vitamina E e propriedades antioxidantes.

Já a cozinheira Andréa Porto também recomenda o uso de azeite de oliva para frituras, apesar das discussões que existem a respeito do seu “ponto da fumaça” - ponto de aquecimento em que o óleo começa a degradar e liberar substâncias nocivas à saúde.

Alguns artigos científicos argumentam que esse ponto é muito baixo, quando comparado com outros tipos de óleos vegetais. Por outro lado, há estudos que comprovam que o azeite de oliva é um tipo de óleo estável quando aquecido, mas não é recomendado que ele seja aquecido acima dos 180 graus.

Andréa ainda ressalta que o azeite pode interferir no sabor final do alimento, e quem deseja o alimento frito com sabor mais neutro, é recomendado o uso de óleo. A nossa cozinheira recomenda que, no geral, evite a fritura por imersão, se for possível, preferindo pratos assados, refogados ou grelhados.

Gostou dessas dicas? Aprenda, então, a fazer essa Receita de Azeite aromatizado com manjericão e Receita de Azeite aromatizado com alho.

Imagem: Unsplash

Como conservar abacate

Você sabe qual a melhor forma de conservar o abacate depois de aberto? Sabemos que depois de aberto, o ideal é que o consumo do abacate seja imediato, porque a polpa escurece bem rápido, correndo o risco de estragar facilmente.

Para que isso não aconteça e a polpa se mantenha verde por mais tempo, indicamos que não remova o caroço, passe gotas de limão no abacate e o envolva com plástico filme, deixando-o na geladeira. Feito esse processo, o abacate pode durar por mais 3 ou 4 dias.

Outra opção é amassar ou bater a polpa no liquidificador com algumas gotas de limão, e congelá-lo em um recipiente. Desse jeito, a polpa do abacate pode ser mantida por até 1 mês no congelador.

Não sabe o que fazer com abacate? Confira essas duas ideias: receita de sorvete de abacate fit e receita de Smoothie bowl de abacate.

Imagem: Unsplash

Como conservar pão caseiro

Se você quiser que o pão se mantenha fofinho por dentro e crocante por fora por mais tempo, não vai adiantar enrolá-lo numa toalha ou guardá-lo num saco de papel. O fato é que o pão caseiro começa a envelhecer após as primeiras 24 horas de preparo. Um truque para conservá-lo é usar o saco plástico, impedindo que a umidade escape e endureça o pão.

Outra dica é guardar o pão na geladeira, principalmente, se for do tipo integral e caseiro, sem conservantes. Mas caso queira congelar, aconselhamos já fatiar nas quantias exatas de consumo for retirar do congelador, porque não será possível repetir o procedimento.

Além dessas formas, há uma terceira possibilidade: adicionar um pouco de açúcar ou gordura na massa do pão, já que isso ajuda a manter a umidade, conservando-o por mais tempo.

Gostou dessas dicas? Então aprenda essa receita de pão caseiro simples.

Imagem: Unsplash

O que é corte juliana (corte julienne)

Já ouviu falar do corte juliana ou julienne? Esse termo foi usado pela primeira vez em publicação francesa, no século18, e se refere a cortar alguns tipos de legumes ou vegetais em tiras longas e finas, como se fossem palitos.

Geralmente, no corte Juliana, a dimensão é aproximadamente de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm, o que facilita o cozimento. O corte juliana é ideal para o preparo de sopas, saladas, petiscos e pratos refogados.

Os alimentos que costumam ser cortados à juliana são cenouras, batatas, salsão, berinjela, abobrinha, alho-poró, entre outros, e algumas frutas duras como maçã, pera e abacaxi.

Para fazer o corte juliana, divida o legume no meio ou até em três, e dependendo do tamanho, fatie bem fino. Junte duas ou três fatias uma em cima da outra e faça, então, as tiras bem finas. Simples, não?!

Imagem: Unsplash

Descubra se o ovo está fresco

Imagine você preparando aquela sua receita maravilhosa de bolo, e de repente, um ovo que você abre está podre, estragando toda a sua mistura! Muito decepcionante, não?! Bom, para impedir que isso aconteça, temos duas dicas básicas para te ensinar você descobrir se o ovo está fresco ou não.

A primeira dica é separar um recipiente especial e quebrar cada ovo nele, antes de colocar em sua mistura.

A segunda dica não precisa quebrar o ovo para conferir se ele está fresco ou não. Pegue um copo de água, e coloque o ovo dentro: se ele estiver fresco, vai afundar de modo horizontal, mas se estiver velho ou até estragado, ele vai flutuar.

Isso acontece porque quanto mais fresco o ovo estiver, mais água ele tem por dentro e, consequentemente, tornando mais pesado. Quando ele está podre, o ovo elimina água pelos poros da casca, deixando mais leve e assim flutuando. Prático, né?! O que achou desse truque?

Imagem: Unsplash

Se gostou do artigo Truques de cozinha: 7 dicas e dúvidas para cozinhar melhor, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.