Receita de Abacaxi em calda caseiro

Receita de Abacaxi em calda caseiro

Quem não gosta de fruta em calda? Estas deliciosas preparações podem ser feitas com várias frutas, permitem a conservação delas e uso posterior no preparo de bolos, pavês, tortas, sorvetes e tantas outras receitas doces!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você como fazer calda de abacaxi caseira desde o zero. Poderá usar este abacaxi em calda para sobremesas como pavê, bolo, torta gelada, mousse e muito mais. Verá que ficarão ainda mais gostosas com esse toque caseiro delicioso!

Confira abaixo o passo a passo em fotos detalhado e faça logo esta deliciosa receita de abacaxi em calda caseiro.

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Abacaxi em calda caseiro:
1

Para fazer essa receita de abacaxi em calda comece por descascar o abacaxi e cortar em rodelas. Separe também a quantidade indicada de açúcar e água, assim será mais rápido preparar este abacaxi em calda caseiro.

2

Em seguida corte fora o centro das rodelas de abacaxi. Para fazer isso perfeitamente use um cortador de biscoito pequeno ou aponta de uma faca afiada.

Dica: Você pode fazer a calda com o abacaxi fatiado ou picado em pedaços, como preferir. Se quiser usar este abacaxi em calda somente como decoração de sobremesas, será melhor fatiar em rodelas.

3

De seguida leve ao fogo médio-baixo uma panela com a água, o açúcar, a canela e o suco de limão. Deixe por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Dica: O suco de limão ajuda a regular a acidez co abacaxi e evita que ele escureça.

4

Durante esse tempo o açúcar deve derreter e a calda deve reduzir até ficar consistente, mas não muito espessa - não queremos que vire um caramelo. Se observar que a calda reduziu muito e ficou muito espessa, adicione um pouco mais de água.

5

Após o tempo indicado adicione o abacaxi e deixe cozinhar por 15-20 minutos ou até a calda reduzir na consistência da sua preferência. O ideal é deixar ferver até a calda ganhar um tom âmbar e o abacaxi ficar macio.

Dica: Vire o abacaxi após cozinhar por 10 minutos, para que absorva bem a calda de ambos os lados.

6

Retire o abacaxi em calda caseiro sem a canela para um pote de vidro esterilizado e tampe sem esperar esfriar (para que se crie vácuo naturalmente). Use este delicioso abacaxi com calda para preparar pavê de abacaxi com bolacha champanhe, bavaroise de abacaxi, bolo gelado de abacaxi e tantas outras receitas com abacaxi.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Dica: Pode armazenar esta conserva de abacaxi bem fechada durante vários meses dentro do armário ou em um outro local escuro e seco. Após abrir, reserve na geladeira e consuma em até 1 semana.

Se você gostou da receita de Abacaxi em calda caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.